CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Dream Track | YouTube lança IA que cria música imitando artistas
O YouTube anunciou, nesta quinta-feira (16), duas novas ferramentas para gerar músicas com auxílio de IA. O Dream Track é uma solução que produz trechos de 30 segundos de canções com a voz e o estilo de nove cantores parceiros da iniciativa. Já o Music AI Tools auxilia a criação de faixas instrumentais a partir de comandos de textos e melodias cantaroladas.
As tecnologias foram desenvolvidas em parceria com o Google DeepMind e empregam o modelo de IA Lyria para a geração de conteúdo. O acesso às ferramentas, no entanto, ainda é bastante limitado. O Dream Track está em teste para um pequeno grupo de criadores nos Estados Unidos. Já o Music AI Tools será oferecido aos participantes do programa Music AI Incubator até o final deste ano.
IA que clona estilo de famosos
O anúncio de uma IA que copia o estilo de cantores famosos para gerar novas canções chega um dia após o YouTube estabelecer a remoção de conteúdos gerados por inteligência artificial que tentam imitar indevidamente artistas e que não apresentam rótulos que identifiquem o emprego da tecnologia.
O Dream Track, por sua vez, conta com a parceria de nove artistas famosos que optaram por colaborar com a iniciativa. São eles: Alec Benjamin, Charlie Puth, Charli XCX, Demi Lovato, John Legend, Sia, T-Pain, Troye Sivan e Papoose.
A ferramenta permite gerar trechos de 30 segundos imitando esses famosos a partir de uma descrição em texto sobre o tema da canção. A IA cria a faixa musical, a letra e a voz do artista.
Em um exemplo divulgado pelo YouTube, o Dream Track gerou uma canção de Charlie Puth sobre “como os opostos se atraem”:
“Eu estou extremamento animado e Inspirado”, relata Puth. “O YouTube tem sido um grande parceiro ao descrever a sua abordagem sobre IA e a entender as necessidades de trabalhar em conjunto para desenvolver essa tecnologia de forma responsável, garantindo que ela vai impulsionar a criatividade em vez de substituí-la”, finaliza o artista.
De acordo com a plataforma, a ferramenta tem como objetivo explorar as possibilidades de uso de IAs na geração de música e aproximar os fãs de seus artistas preferidos. A proposta é que as faixas criadas pelo Dream Track sejam utilizadas como trilhas em Shorts.
IA que gera som de instrumentos
A outra ferramenta de IA anunciada por YouTube e Google DeepMind permite criar faixas instrumentais do zero a partir do cantarolar de uma melodia ou transformar o áudio de um instrumento ou estilo musical em outro. O recurso permite que uma pessoa mesmo sem a habilidade de tocar um instrumento musical consiga produzir o som desejado.
Em um dos exemplos de criação com o Music AI Tools divulgado pela plataforma, o cantarolar de uma melodia combinado com um prompt de texto gera um solo de saxofone:
As faixas geradas pela ferramenta poderão ser combinadas com outros áudios para a edição de uma música completa.
IA com marca d’água
No anúncio das ferramentas de geração de música com IA, o YouTube e o Google DeepMind revelaram que todos os conteúdos produzidos com o modelo Lyria vão receber uma marca d’água com a tecnologia SynthID que é inaudível ao ouvido humano.
Para fazer essa identificação e não comprometer a qualidade do som, o SynthID converte a onda de áudio em uma visualização bidimensional que mostra como o espectro de frequências de um som evolui ao longo do tempo.
A marca d’água foi projetada ainda para manter a detecção do emprego de IA mesmo quando o conteúdo for modificado, como na adição de ruído, compactação de MP3 ou aceleração e desaceleração da faixa.
O SynthID também pode detectar a presença de marca d’água em uma faixa para ajudar a determinar se partes de uma música foram geradas pelo Lyria.