Connect with us

Educação & Cultura

Autonomia universitária e Ministério Público

Como o MP atua para que universidades cumpram seu papel e sua finalidade constitucional

A efetiva criação de universidades no Brasil é um fenômeno recente, ocorrido a partir da década de 30 do século 20, com o que não contamos com 100 anos de história universitária no Brasil[1].

Parece um curto tempo de existência se compararmos com as Universidades europeias já existentes há 800 anos (ou mais), ou ainda se comparado com países vizinhos na América: Universidade do México em 1553, Universidade de São Marcos de Lima em 1555, Universidade de Córdoba em 1613, ou ainda Harvard em 1636 ou Yale em 1701 e Princeton em 1746.

Contudo, apesar da “juventude” de nossas Universidades brasileiras, se compararmos seus indicadores de pesquisa e de produção intelectual, veremos que nossas Universidades apresentam níveis semelhantes às grandes Universidades mundiais. E se formos comparar os orçamentos disponíveis, certamente se constatará que nossas Universidades produzem com muito menos recursos.

O ponto que queremos tratar, contudo, é a Autonomia Universitária, um aspecto fundamental para que as Universidades possam efetivamente cumprir seu papel e finalidade constitucional.

Para que se possa compreender a importância da Autonomia Universitária, foi com base nela que as Universidades brasileiras, mesmo antes da previsão em lei, puderam instituir e garantir a implementação de política de ação afirmativa com a reserva de quotas de vagas para negros e indígenas, ou ainda, ampliar esses programas para atingir outros segmentos em vulnerabilidade social e historicamente discriminados. É com base nessa mesma autonomia que as Universidades brasileiras hoje podem (e devem) garantir política de ação afirmativa em cursos de mestrado e doutorado.

Diga-se que esse princípio da Autonomia Universitária é reconhecido pelo menos desde 1231 (século XIII), quando o Papa Gregório IX, através da Bula Parens Scientarum, garantiu e confirmou a autonomia da Universidade de Paris, a qual havia feito uma greve em 1229 para assegurar esse direito. E ali estava já presente claramente a autonomia de fazer seus próprios regulamentos, de garantia da liberdade de expressão e de cátedra dos seus professores, bem como de liberdade sobre a definição dos conteúdos de suas disciplinas.

Dada a recente criação das Universidades no país, deve-se dizer que a Autonomia Universitária foi assegurada constitucionalmente somente em 1988, com a afirmação no seu art. 207 de que as universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial.

Antes disso, tivemos essa afirmação na Lei de Diretrizes e Bases de 1961, princípio esse que foi revogado em 1969 por um Decreto-Lei, já durante o regime de ditadura civil-militar instaurado em 1964. Ou seja, a Autonomia  Universitária mostrava-se incompatível com um regime que não aceitava a liberdade de pensamento e de sua expressão.

Desde a redemocratização do país e da Constituição de 1988 tivemos um longo período em que não se debateu essa autonomia. Recentemente, contudo, algumas situações acabaram por violar essa previsão constitucional de Autonomia Universitária e que demandaram atuações pelo Ministério Público Federal. Vamos referir três delas aqui.

A primeira situação resultou de representações e ajuizamento de ações populares que buscavam impedir que as Universidades realizassem cursos e disciplinas com a denominação de “Curso sobre o Golpe”, em referência ao processo de afastamento da Presidenta Dilma Roussef.

Na Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio Grande do Sul, chegou representação formulada por Deputado Federal, a qual foi de pronto arquivada pelo fundamento da Autonomia Universitária, usando-se inclusive o precedente do Supremo Tribunal Federal no HC n. 40.910/PE (Ministro Victor Nunes Leal, julgamento em , em 24 de agosto de 1964), que diz o seguinte[2]:

“Se o professor foge do programa, se falta ao seu dever de professor, os órgãos universitários que o admoestem, pelos meios próprios, que o advirtam para não empregar o tempo de suas lições em assuntos   de outra disciplina, ou que não devessem ser tratados na Universidade. Mas tudo isso deve ser resolvido no âmbito da Universidade”.

“Os riscos da liberdade do pensamento universitário são altamente compensados com os benefícios que a Universidade livre proporciona ao povo, ao desenvolvimento econômico do País, ao aperfeiçoamento moral e intelectual da humanidade”.

E assim quer a Constituição, porque além de consagrar a liberdade de pensamento em geral, também garantiu, redundantemente, a liberdade de cátedra (art.168, VII). Concedo a ordem. (Grifo nosso)

Referido arquivamento foi mantido nas instâncias de revisão interna do Ministério Público Federal e posteriormente seus fundamentos também foram adotados em sentença judicial proferida em Ação Popular ajuizada perante a Justiça Federal do Rio Grande do Sul (Ação Popular nº 5009227-87.2018.4.04.7100 – 1ª Vara Federal de Porto Alegre[3]).

Recentemente, o Supremo Tribunal Federal veio a confirmar que a Autonomia Universitária garante o direito das Universidades a realizarem os seus cursos, definindo as suas temáticas, permitindo assim a realização de curso sobre o Golpe na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), nos termos da decisão proferida na Reclamação nº 39.089.

Uma segunda situação, já ligada à violação da Autonomia administrativa das Universidades, diz respeito à extinção de funções comissionadas no âmbito das Universidades Federais e institutos Federais por meio do Decreto Presidencial nº 9.725, de 12 de março de 2019.

Tratou referido decreto de extinguir cargos e funções, inclusive ocupados, afrontando também a expressa disposição constitucional do art. 84, VI, b (extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos).

Importante referir que se tratava de inúmeros cargos com um valor mensal individual extremamente baixo (na faixa de até R$ 200,00 por mês), com uma economia global que chegava a ínfimos 0,05% do orçamento das instituições de ensino, mas cargos e funções com grande relevância administrativa: chefia de bibliotecas, chefias de setor de licitações, entre outras inúmeras atividades, e que gerariam, se extintos, uma parca economia e uma grande dificuldade administrativa, até mesmo para atividades rotineiras, como a ausência de chefias para controle de cumprimento de ponto.

Ajuizada Ação Civil Pública no Rio Grande do Sul[4], obteve-se liminar e sentença para impedir a extinção dessas funções comissionadas, e em atuação coordenada nacionalmente pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, foram propostas inúmeras Ações Civis Públicas em âmbito nacional, obtendo-se liminares e decisões favoráveis à Autonomia Universitária na esmagadora maioria dos casos, com o que se preservou nesse ponto a Autonomia administrativa das Universidades.

Por último, uma terceira atuação de grande relevância partiu diretamente da Procuradora-Geral da República com o ajuizamento de Arguição de Descumprimento de Preceito Federal, distribuída ao STF sob nº 548, e que teve a seguinte decisão cautelarmente deferida pela Ministra Carmen Lúcia:

“para suspender os efeitos de atos judiciais ou administrativos, emanados de autoridade pública que possibilite, determine ou promova o ingresso de agentes públicos em universidades públicas e privadas, o recolhimento de documentos, a interrupção de aulas, debates ou manifestações de docentes e discentes universitários, a atividade disciplinar docente e discente e a coleta irregular de depoimentos desses cidadãos pela prática de manifestação livre de ideias e divulgação do pensamento nos ambientes universitários ou em equipamentos sob a administração de universidades públicas e privadas e serventes a seus fins e desempenhos”.

Para que se tenha uma ideia dos atos que se obstavam, pode-se citar a retirada de faixa de campus universitário com a inscrição “Direito Uerj Antifascismo”, proibição de aula pública referente ao tema “Esmagar o Fascismo”, retirada de faixas em homenagem à vereadora Marielle Franco, ou de impedimento de assembleias estudantis ou de professores com temas intitulados “contra o Fascismo, a Ditadura e o Fim da Educação Pública”.

Assim, o Supremo Tribunal Federal, instado por ação proposta pela Procuradoria-Geral da República, concedeu liminar em decisão monocrática, referendada à unanimidade pelo demais Ministros do STF e, recentemente em 15 de maio de 2020, julgada definitivamente procedente, garantindo e dando ampla interpretação à Autonomia Universitária, inclusive como garantia fundamental do Estado Democrático e de Direito.

Essas atuações pelo Ministério Público Federal respaldam-se em seu papel constitucionalmente previsto como garantidor da ordem democrática e dos direitos constitucionais, entre eles o de liberdade de expressão como valor fundamental de nossa República.

Importante reafirmar que a Autonomia Universitária é essencial para as Universidades mas, e ,sobretudo, fundamental para a própria democracia brasileira como garantia de espaços livres para criação, pesquisa e produção de conhecimento necessários à construção do Brasil projetado no art. 3º de nossa Constituição, que deve se constituir em uma sociedade livre, justa e solidária, com erradicação da pobreza e redução das desigualdades sociais e livre de preconceitos ou de qualquer forma de discriminação.

[1]Embora tenhamos já no século XIX a instituição de alguns cursos superiores no Brasil, estes não se caracterizam como Universidades.

[2]A integra da decisão de arquivamento pode ser conferida em http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/temas-de-atuacao/educacao/atuacao/arquivamento-de-representacao-sobre-curso-o-golpe-de-2016-e-a-nova-onda-conservadora-do-brasil

[3]https://mpf.jusbrasil.com.br/noticias/662582376/sentenca-de-improcedencia-em-acao-contra-o-curso-da-ufrgs-o-golpe-de-2016-e-a-nova-onda-conservadora-no-brasil-acata-parecer-do-mpf

[4]Ação Civil Pública nº 5043209-58.2019.4.04.7100/RS – 10ª Vara Federal de Porto Alegre.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE14 horas ago

André Coutinho assina decreto que exige a comprovação de ficha limpa e determina apresentação de certidões negativas pelos servidores comissionados e contratados da Prefeitura de Cabedelo

ESTADO14 horas ago

Governo divulga resultado preliminar da análise técnica da seleção para produtores culturais que vão atuar em birôs criativos

ESTADO14 horas ago

Governo da Paraíba anuncia investimento de R$ 61 milhões em políticas para mulheres e diversidade humana

ESTADO14 horas ago

Projeto Praia Limpa atua no Conde e em João Pessoa neste fim de semana

CIDADE14 horas ago

Praias de João Pessoa mantêm boas condições de balneabilidade nos meses de dezembro e janeiro

ECONOMIA14 horas ago

Roberta Miranda lança o EP 3 do projeto INFINITO

AGRICULTURA & PECUÁRIA14 horas ago

Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural realiza mais de mil atendimentos no Vale do Piancó

Judiciário14 horas ago

TCE-PB alerta para prazo de entrega dos balancetes de dezembro que termina em 31 de janeiro

Judiciário15 horas ago

Censura: o que é e o que diz a lei brasileira?

ENTRETENIMENTO15 horas ago

Sambista e compositor Kojak do Banjo agita o Sabadinho Bom neste final de semana

ENTRETENIMENTO15 horas ago

Usina Cultural Energisa tem homenagem a Chico Buarque e festival de rock neste fim de semana

Esporte15 horas ago

Prefeitura de Cabedelo realiza solenidade de entrega de cheques do Bolsa Atleta/2025

Saúde15 horas ago

Secretaria de Saúde promove capacitação sobre hanseníase para médicos da Atenção Primária

Judiciário15 horas ago

Concessionária deve indenizar por falta de instalação de energia na zona rural

ECONOMIA15 horas ago

Pesquisa para combustíveis do Procon-JP registra menor preço da gasolina praticado a R$ 5,890

Politíca15 horas ago

Projeto de Lei determina uso de assinaturas digitais em declarações de matrícula emitidas pelos estabelecimentos de ensino de João Pessoa

Politíca15 horas ago

Guga Pet tem pauta animal como carro chefe do mandato

ECONOMIA15 horas ago

Procon Estadual realiza pesquisa de carnes e constata diferença de R$ 20,00 no preço do quilo do acém bovino sem osso entre os estabelecimentos 

Politíca16 horas ago

Aquecimento político na Paraíba: O Jogo de poder rumo a 2026

CIDADE16 horas ago

Nepotismo na prefeitura de Boqueirão: MPPB exige exoneração de sobrinhos do prefeito

Politíca16 horas ago

Flávio Dino mantém eleição de Dinho Dowsley como presidente da Câmara de João Pessoa

Judiciário17 horas ago

MP abre inquérito para apurar denúncia de superfaturamento em peças de veículos da frota de Prefeitura na Paraíba

Esporte17 horas ago

Botafogo-PB brilha no Almeidão, vence Esporte de Patos e vai com tudo para o clássico “Botauto”!

CIDADE17 horas ago

Cícero Lucena nomeia novo secretário de Turismo e reconduz secretária executiva de Educação e superintendente da Emlur

CONCURSO E EMPREGO17 horas ago

Força Aérea Brasileira liberou o edital sem concurso apartir de 16/01 para serviço militar temporário em 2025: oportunidade imperdível para todo o Brasil!

Segurança Pública17 horas ago

Assédio na Academia Militar vai parar na Justiça: pena pelo crime pode chegar a dois anos

Segurança Pública17 horas ago

Modernização no Exército Brasileiro: investimento em tecnologia de ponta com atualizações em helicópteros e novos sistemas antiaéreos!

Segurança Pública17 horas ago

Força Aérea quer “representatividade gastronômica”: brigadeiros compram salmão, camarão e picanha, mas recuam após pressão

CIDADE17 horas ago

Prefeitura de Cabedelo inicia Mutirão Fiscal para concessão de descontos e parcelamento de débitos com o município

Esporte17 horas ago

Atleta olímpico brasileiro resgata jovem no mar e agradece a Deus

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Internacional1 dia ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde1 dia ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA1 dia ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO3 dias ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde3 dias ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde3 dias ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO3 dias ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde1 semana ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA1 semana ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 semanas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura3 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura4 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde4 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br