CIDADE
Paulinho Fernandes e a sua incansável luta por Santa Rita
Certo que a segurança pública precisa ser cada vez mais vista sob os olhos do poder municipal, como faz o vereador da cidade de Santa Rita-PB, Paulinho Fernandes. A população só tem a ganhar!
Vereadores Paulinho Fernandes se reuniu com o secretário da segurança pública, Drº Jean Francisco Bezerra Nunes, durante o encontro foram abordadas reivindicações da população ao parlamentar, e apresentada uma vasta programação de ações para o combate à criminalidade e promoção de segurança na cidade de Santa Rita-PB.
Para vereador, a reunião foi proveitosa, pois, assegurou junto ao Secretário da Segurança Pública, Drº Jean, algumas propostas que em outra oportunidade foram apresentadas também, ao vice-governador Lucas Ribeiro em seu gabinete.
Infelizmente nossa cidade apresenta um índice preocupante de homicídios até o momento. “Cobrar e buscar soluções para segurança pública em nosso município é papel deste vereador, e hoje podemos constatar que nossas polícias estão extremamente alinhadas e promovendo ações pontuais para o combate e redução da criminalidade” argumentou Paulinho.
Durante a reunião, o secretário Drº Jean, destacou o envolvimento da sociedade na segurança pública, “o resultado da reunião foi extremante proveitoso, acredito que toda sociedade civil organizada esteja engajada no processo de construção de uma segurança pública de qualidade”, frisou.
Paulinho Fernandes ressaltou a importância do interesse do vereador eleito em conhecer as ações realizadas. “A reunião demonstra o meu interesse em saber de todas as ações da Polícia Militar e Polícia Civil. Comentamos sobre nossa vasta programação de planejamento e operações, com base nos índices de criminalidade”.
Além de comentar sobre a segurança pública, em geral, o vereador aproveitou o momento para destacar a sua atenção em benefício da Mulher, e levantou temática e pediu mais atenção e celeridade nos processos que envolvam a violência contra mulher. Sabemos que temos policiais que desenvolvem um trabalho brilhante no enfrentamento a violência contra mulher, mas precisamos de mais efetivo e, pediu a Secretaria da Segurança Pública, mais uma viatura caracterizada para combater a violência contra as mulheres santa-ritenses.
O vereador Paulinho Fernandes, oportunamente, lembrou ao secretário da segurança, Drº Jean, da base da ROTAM no bairro de Várzea Nova em um terreno onde ficava a feira do caranguejo que é próprio do estado.
Projetos solicitados:
- Base da ROTAM em Várzea Nova onde ficava a feira do caranguejo (terreno próprio do estado)
- Vila Olímpica no centro urbano
- Em conjunto com a Prefeitura, construir uma ponte sobre o Rio Paraíba
- A instalação de base do Corpo de Bombeiro na cidade
- Posto do DETRAN para CINETRAN com melhores instrutoras próximo à empresa Alpargata
Muitos governantes entendem que a Segurança Pública é papel da União e dos Estados, visão que deriva da míope interpretação do artigo 144 da Constituição Federal de 1988. A Segurança Pública, na verdade, é responsabilidade de todos, inclusive dos Municípios – tanto de seu poder Executivo quanto do Legislativo – haja vista que é neles que tudo acontece.
Especificamente com relação às Câmaras Municipais, em simplificadas palavras, pode-se dizer que os vereadores têm basicamente cinco funções primordiais: fiscalizar o prefeito, vice-prefeito e secretários municipais; votar projetos de lei enviados pelo prefeito; organizar os serviços das Câmaras Municipais; representar os anseios populares para o bem comum; e propor leis de interesse municipal, debatê-las e aprová-las.
No que tange ao último ponto, que é o da proposição de leis, é que entra a possibilidade de os vereadores apresentarem leis benéficas a segurança pública ao nível municipal, algo que, infelizmente, não se vê com frequência.
O rol acima é meramente exemplificativo, mas é certo que a segurança pública precisa ser cada vez mais vista sob os olhos do poder municipal, como faz o vereador da cidade de Santa Rita-PB, Paulinho Fernandes. A população só tem a ganhar!