Connect with us

Educação & Cultura

Em segundo debate, CE ouve argumentos pró e contra ensino domiciliar

Opiniões divergentes marcaram o segundo debate sobre a eventual regulamentação do ensino domiciliar promovido pela Comissão de Educação (CE) nesta segunda-feira (4). Assim como na primeira audiência pública, a maior parte dos debatedores se posicionou contrária ao Projeto de Lei 1.338/2022, que permite a oferta do chamado homeschooling, por considerarem a medida equivocada do ponto de vista educacional, numa contraposição de família e escola, quando são ambas necessárias. A única debatedora a defender a proposta classificou de “falaciosos” os argumentos dos que se manifestaram contrariamente, salientando que o texto em exame pelos senadores garante proteção e socialização dos alunos e acompanhamento, pelo Estado, dos que estiverem em ensino domiciliar. 

O projeto é proveniente da Câmara dos Deputados e tem como relatora a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO). Foi a segunda audiência pública, de um ciclo de três, que atende a uma série de requerimentos de membros da CE. A reunião foi conduzida pelo presidente da comissão, senador Flávio Arns (PSB-PR), que lembrou que todas as participações nos debates ficam disponíveis na página oficial do Senado. 

— Todos precisamos nos inteirar dessa prática, no dia a dia, e responder a todos os questionamentos. Precisamos entender todo o contexto e sugiro que os nossos debatedores nos enviem convites para eventos na área para que os senadores possam tomar conhecimento e participar. 

Educação inclusiva

Coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda mencionou nota técnica elaborada pela organização, com 14 pontos que embasam a posição contrária à medida. Ela disse que a educação inclusiva é um direito de todos e, por isso, as crianças devem estar nas escolas e em processo de socialização. Andressa Pellanda destacou que o Estado é responsável pela garantia de direitos, além de ter a obrigação de proteger as crianças e adolescentes nas escolas, e que, sem a escola, o poder público não teria como defender quem estuda em casa de eventuais casos de violência ou abuso. 

— Na educação domiciliar, a responsabilidade fica muito mais sobre o estudante do que sobre a estrutura que garante um corpo de profissionais dedicados em várias áreas. Educação domiciliar traz privatizações que vão desde tirar a criança do espaço público à imposição de interesses mercadológicos. O modelo educacional deve ser escolha das famílias, ou seja, a gente já permite que essa opção aconteça. Essa agenda [do homeschooling] tem tomado muito mais lugar do que deveria. 

“Erro conceitual”

Ex-presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), Romualdo Portela de Oliveira classificou de equivocado o conceito geral de “família contra escola” e avaliou como fundamental a convivência dos menores com adultos, como os professores, para a formação do caráter. O debatedor frisou que o estado tem o dever de garantir o direito à educação e à segurança na escola e considerou a ideia da educação domiciliar um privador da vivência em sociedade. Para Oliveira, o homeschooling leva os estudantes a não conviverem com o diferente e a não serem habilitados na cultura do respeito com os diferentes modos de encarar a vida. 

— Nessa perspectiva, a educação domiciliar é uma privação de direitos. É inapropriado a gente autorizar essa metodologia — declarou. 

“Desorganizador do sistema”

Secretária-executiva da Articulação contra o Ultraconservadorismo na Educação, Bárbara Lopes considerou o projeto um potencial desorganizador do sistema nacional de educação. Ela afirmou que o papel agregador da escola vem sofrendo ataques e perseguição por quem defende o ensino domiciliar. E disse que tem se empenhado para fortalecer a atuação dos educadores verdadeiramente comprometidos com uma educação que supere as desigualdades. Bárbara Lopes ressaltou que o direito à educação pública, constante na Constituição, faz parte de um objetivo amplo de se construir uma sociedade menos desigual. 

— Vemos com preocupação a possibilidade de regulação do ensino domiciliar, já que a medida prejudica a construção de uma sociedade mais justa. Educação domiciliar pode resultar em controle disciplinar dos corpos quando, por exemplo, pais decidem que suas filhas não podem conviver com meninos. Segrega estudantes, enfraquece o caráter público da educação, bem como a democratização da convivência. 

Criança com deficiência

Coautora do projeto “Eu me protejo”, Patrícia Almeida defendeu o ensino na escola, inclusive para crianças com deficiência. Segundo a debatedora, é fundamental se ensinar o respeito em todas as faixas etárias e deixar os estudantes saírem de casa para que eles aprendam a conviver com o diferente. 

— Enquanto pais de crianças com deficiência, achamos que o Estado deve estar preparado para tornar aquela criança preparada para explorar todo o seu potencial. Criança com autismo [por exemplo] tem o mesmo direito de acesso ao que todas as demais têm, e a gente não pode abrir mão da escola regular para todos. Precisamos impedir que a criança seja monopólio da família. Ensino em casa não é melhor porque é na escola que crianças aprendem a conviver e a construir a sociedade independente que desejamos conquistar. 

“Falácia”

Representante da Associação de Famílias Educadoras do Distrito Federal (Fameduc), Isabelle Cristina Monteiro disse conhecer as realidades das escolas e das famílias educadoras e considerou a ausência de socialização, apontada pelos demais participantes do debate, um “jogo semântico e uma falácia” de quem não conhece os fatos. Para ela, o Projeto de Lei 1.338/2022 contém dispositivos com objetivo de asseguar segurança, proteção e socialização às crianças e adolescentes que estudam em casa. 

— A família é trazida em primeiro lugar, à frente da sociedade e do Estado. É no seio da família que a criança é um ser individualizado, totalmente amado, que tem suas potencialidades e dificuldades totalmente conhecidas, e que não representa apenas um CPF, como é para o Estado. 

Isabelle lamentou o fato de o número de convidados contrários à proposta ter sido muito superior na audiência desta segunda-feira. Ao afirmar que houve uma “discrepância”, a debatedora apelou para que os parlamentares aprovem a regulação do ensino em casa. 

— Não foram garantidos os espaços, como garante a democracia. Faço um apelo aos nobres senadores para que deixem de lado comentários falaciosos que têm criminalizado pais e votem ‘sim’ pelo ensino domiciliar. O homeschooling é imparável — disse Isabelle Monteiro. 

Convidados

Flávio Arns concordou que somente Isabelle Monteiro foi ouvida como debatedora favorável à matéria nesta segunda-feira, mas avaliou que ela “argumentou muito bem”. Ele esclareceu que todos os convidados sugeridos pelos demais senadores são chamados e disse que nenhum parlamentar jamais apresentou qualquer tipo de objeção: 

— Só para a gente entender a dinâmica das audiências públicas, eu li todos os requerimentos aprovados na Comissão de Educação e todos os senadores têm ampla liberdade de sugerir os nomes, entidades e instituições. Todos os nobres sugeridos por senadores como Izalci Lucas [PSDB-DF], Marcelo Castro [MDB-PI], Professora Dorinha [União-TO], Teresa Leitão [PT-PE], foram aprovados e, de fato, deveria haver aqui mais nomes que falassem a favor. Vamos observar esse ponto levantado, nas próximas reuniões, mas vale ressaltar que nunca colocamos objeções — explicou Arns. 

e-Cidadania

Internautas de vários estados participaram do debate, por meio de perguntas e comentários enviados ao canal e-Cidadania, do Senado. Para Carlos Alexandre Torri Varela, do Distrito Federal, ensino escolar deve ser direito, não obrigação. Ele escreveu que, assim como a família tem a responsabilidade sobre a criança, deve ter também o direito à escolha. 

Na opinião da internauta Betania Santos, da Bahia, a educação domiciliar deve surgir como proposta complementar à educação regular, nos casos em que as crianças não possam estar na escola. 

Lais de Alencar, do Rio de Janeiro, disse que o ensino domiciliar na educação fundamental tira a oportunidade de socialização e de descoberta de diferentes visões de mundo às crianças. 

De São Paulo, Nelise Nogueira Olmo publicou ser contrária à educação domiciliar, “pois na escola se aprende muito mais; a não ser que o aluno tenha alguma deficiência em se locomover”. 

Já o internauta Sergio Ricardo Boer, também de São Paulo, defendeu que seja escolha dos pais o ensino público, privado ou domiciliar. “Não queremos obrigação, mas a opção que nos está sendo subtraída”, escreveu. 

Participou do debate também a vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Marlei Fernandes de Carvalho. 

Fonte: Agência Senado

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement Enter ad code here

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte11 horas ago

Do Jūjutsu ao Jiu-jítsu – Parte 1

Esporte11 horas ago

As origens do Jiu-Jítsu – Parte 2

Esporte11 horas ago

As origens do Jiu-Jítsu – Parte 3

Internacional12 horas ago

Em países comunistas rezar em voz alta na própria casa pode ser crime como na Escócia

Educação & Cultura12 horas ago

8 de janeiro e Marighella: a face do verdadeiro terrorismo

Esporte12 horas ago

A relação entre Bujutsu, Bushido, Budô e o Jiu-Jítsu

Internacional12 horas ago

Elon Musk comprou a CNN, diz Javier Milei

Internacional12 horas ago

FBI revela plano de assassinato iraniano contra Donald Trump

Politíca12 horas ago

Mídia nacional divulga relatório da CGU com irregularidades em emendas destinadas a ONGs e cita senadora Daniella Ribeiro

Nacional20 horas ago

União estratégica entre oposição e governistas na disputa por poder no Congresso

Nacional21 horas ago

A normalização da censura

Segurança Pública21 horas ago

Nova lei de trânsito promete multa recorde e suspensão de 12 meses da CNH: novas regras pode afetar milhões de motorista no Brasil

CONCURSO E EMPREGO21 horas ago

Concurso PRF virará concurso POF: entenda mudança na carreira

ESTADO22 horas ago

Abono Natalino na Paraíba será pago pela CAIXA

CONCURSO E EMPREGO22 horas ago

Sudene articula rede para qualificação técnica e profissional voltada aos setores têxtil e de confecções

Nacional22 horas ago

Ministério Público vê omissão do governo Lula no combate à COVID

Segurança Pública22 horas ago

Sistema de proteção civil da Paraíba recebe elogios em reunião do Conselho Nacional dos Gestores de Proteção e Defesa Civil

CONCURSO E EMPREGO22 horas ago

Sine-PB oferta mais de 690 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

ECONOMIA22 horas ago

Inflação no Nordeste segue inferior à do Brasil em outubro

AGRICULTURA & PECUÁRIA22 horas ago

Mapa anuncia 19 novas habilitações de frigoríficos para exportação de carnes brasileiras para África do Sul

ESTADO22 horas ago

Encontro discute enfrentamento da violência contra a pessoa idosa

ESTADO22 horas ago

Beneficiários do Cartão Alimentação de mais quatro cidades farão atualização cadastral na próxima semana

Saúde22 horas ago

Financiamento para equipes de Saúde da Família é aumentado em 20%

AGRICULTURA & PECUÁRIA22 horas ago

Mapa reforça cooperação e busca novas oportunidades de mercado no Japão

ENTRETENIMENTO22 horas ago

Sabadinho Bom homenageia mês da Consciência Negra em novembro

Judiciário22 horas ago

Tribunais de todo o país aderem ao projeto “Justiça Carbono Zero”

Judiciário22 horas ago

STF valida emenda que flexibilizou regime de contratação de servidores públicos

Educação & Cultura22 horas ago

Receita Federal lança manual para os contribuintes sobre a Nova Legislação de Juros sobre Capital Próprio (JCP)

ECONOMIA22 horas ago

Com aumento nos materiais, preços da construção variam 0,53% em outubro

ECONOMIA22 horas ago

Inflação acelera para 0,56% em outubro, impulsionada pela alta da energia elétrica

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública2 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional8 meses ago

China

Internacional1 dia ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 dias ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 dias ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 dias ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

ASTEROIDES, PERIGO NO ESPAÇO

Internacional3 dias ago

O QUE BRICS DOMINADO POR RÚSSIA E CHINA SIGNIFICA PARA O BRASIL

Educação & Cultura3 dias ago

‘SE SOUBÉSSEMOS… NÃO SAIRÍAMOS DA CAMA.’

Nacional3 dias ago

BRASIL PODE LIDERAR DEBATES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Internacional5 dias ago

COMO A RÚSSIA OBTÉM ARMAS PARA GUERRA NA UCRÂNIA

ENTRETENIMENTO5 dias ago

RECEITA: BRIGADEIRO DE INHAME + SUCO DE CAPIM CIDRÓ + OMELETE DE ORA-PRO-NOBIS

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 dias ago

PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL GARANTE NOVOS NEGÓCIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

COP29: COMO O ‘LIXO DIGITAL’ POLUI O MEIO AMBIENTE

Saúde1 semana ago

BEBER ÁGUA DURANTE AS REFEIÇÕES DIFICULTA A DIGESTÃO?

Educação & Cultura1 semana ago

A VISÃO DE CHARLES DARWIN SOBRE OS ESCRAVIZADOS NO BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

GUERRA DOS CHIPS: CHINA ACABA DE DIFICULTAR A VIDA DE SEUS CONCORRENTES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

E-COMMERCE BRASILEIRO SUPEROU R$ 205 BILHÕES EM 2023

ECONOMIA1 semana ago

BAHIA TERÁ PRIMEIRA FÁBRICA DE VIDRO SOLAR DA AMÉRICA LATINA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DICAS DE CUIDADOS COM A PLANTAÇÃO DE ROSAS

Educação & Cultura1 semana ago

‘ESSÊNCIA DA INTELIGÊNCIA NÃO É SABER DAS COISAS, É VER O FUTURO’

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PASTOR AUSTRALIANO: O MELHOR AMIGO PARA QUEM AMA AVENTURA E ATIVIDADES

ECONOMIA1 semana ago

BANCOS MUNDIAIS PREVEEM QUEDA NOS PREÇOS DO PETRÓLEO NOS PRÓXIMOS ANOS

Internacional1 semana ago

CINCO PAÍSES VÃO PAGAR PARA MANTER FLORESTAS

Saúde2 semanas ago

GUIA ALIMENTAR PARA VEGETARIANOS

Saúde2 semanas ago

COMO O CÉREBRO HUMANO SE RECONFIGURA AOS 40 ANOS

Educação & Cultura2 semanas ago

CEARÁ: O SEGREDO DA MELHOR EDUCAÇÃO DO BRASIL

Saúde2 semanas ago

NOVAS REGRAS PARA SOLICITAÇÃO JUDICIAL DE MEDICAMENTOS ENTRAM EM VIGOR

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

MUDAS GRANDES COM ALPORQUIA

Educação & Cultura2 semanas ago

3 PARADOXOS GREGOS CURIOSOS

Saúde2 semanas ago

COMO CUIDAR DE FERIDAS E LESÕES?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

IMAGENS INÉDITAS DO POLO SUL DE MARTE ENVIADAS POR SONDA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br