Connect with us

Educação & Cultura

Revisionistas contestam ditadura militar e nazifascismo em escolas

Pesquisa investigou a ação dos revisionistas ideológicos no Brasil

A ditadura militar brasileira e o nazifascismo são os temas mais contestados pelos revisionistas ideológicos, ou negacionistas, como são popularmente conhecidos, em escolas investigadas pela pesquisa Tuas Ideias Não Correspondem aos Fatos: O Ensino de História e o Revisionismo Ideológico em Difusão na Atualidade, do pesquisador Pedro Zarotti Moreira, que desenvolveu o estudo em seu mestrado profissional na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A pesquisa é uma das primeiras a investigar a ação dos revisionistas ideológicos dentro das escolas do ensino básico. Entre algumas ações dos revisionistas ideológicos está a abordagem que coloca a escravidão no Brasil em uma escala menos violenta; inversão do espectro político do nazismo, tentando classificá-lo como um movimento de esquerda; e a atenuação do caráter deletério da ditadura militar brasileira, iniciada em 1964.

O pesquisador define o revisionismo ideológico como a análise dos fatos do passado feita com metodologias próprias tendenciosas, sem a utilização de procedimentos acadêmicos reconhecidos da pesquisa historiográfica. Segundo Zarotti, os revisionistas ideológicos utilizam-se, por exemplo, de casos particulares ou excepcionais do passado para “provar” que teses consagradas por historiadores acadêmicos seriam “falsas”.

O professor concentrou-se em analisar o impacto desse fenômeno no exercício da docência dentro das salas de aula da educação fundamental e média. Para tanto, entrevistou, por meio de um questionário com 31 questões, 85 professores voluntários, participantes do Profhistória, programa de pós-graduação, coordenado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), composto por várias instituições de ensino superior destinado a professores de História que atuam na educação básica.

A maioria dos docentes entrevistados atuava na Região Nordeste (36%), seguido pelos que davam aula no Sudeste (32%), Sul (20%), Centro-Oeste (6%) e Norte (2%).

Dos 85 professores ouvidos, 66 disseram ter presenciado alguma manifestação de revisionismo ideológico no espaço escolar. Os temas mais questionados, segundo o levantamento, foi a ditadura militar brasileira (41 citações), nazifascismo (15), escravidão (7), racismo (4), religiões de matriz africana (4), e indígenas (4).

Segundo a pesquisa, dos 66 professores que informaram ter ao menos um conteúdo questionado no espaço escolar, 60 mencionaram que esse questionamento partiu dos alunos; em seguida, aparecem os pais e/ou responsáveis (27 menções); colegas professores (23); e superiores na instituição de ensino (17).

“O que me chamou muita atenção, que eu considero muito mais alarmante do que os próprios pais, os próprios alunos em si, são as outras figuras que apareceram com um certo número também destacado, embora menor. A gente tem superiores, diretores, coordenadores, e os próprios colegas [professores], que também estão manifestando revisionismo”, disse o pesquisador.

“Em um espaço que deveria ser de combate, de análise, de desmontagem dessas narrativas revisionistas, ela encontra ali dentro atores sociais que estão endossando essas falas. Os professores que deveriam estar a favor do conhecimento científico, mas estão ali se posicionando contra ele, comprando esses discursos revisionistas e trazendo para a escola. Isso me preocupa muito”, acrescenta.

Na resposta de um dos questionários da pesquisa, chamou a atenção de Zarotti o depoimento de um professor que apontou a ação de um intérprete de libras, que deveria transmitir aos alunos com deficiência auditiva o conteúdo da fala do docente, mas só o fazia quando concordava com a abordagem. “Ele fala assim, há 2 anos tinha uma aluna surda, o intérprete só sinalizava aquilo que concordava. Chegou a passar aulas inteiras em silêncio quando abordei a ditadura militar”.

A pesquisa mostra ainda que os casos de revisionismo ideológico ocorrem principalmente nas turmas do último ano do ensino fundamental (9º), e nos três anos do ensino médio, principalmente no terceiro. Para o pesquisador, isso pode ser explicado pela questão etária dos alunos, e pelos temas históricos previstos para serem tratados nas turmas desses anos.

“Ali pelos 13, 14 anos, os alunos começam a assumir uma postura mais questionadora, de embate com o professor. Isso vai se tornando mais comum, principalmente a partir do oitavo ano e o começo do nono ano. Como se eles criassem mais coragem de testar os limites dos professores. Então o revisionismo meio que dá uma certa munição para esses alunos entrarem em conflito com os professores”, explica o pesquisador.

Segundo ele, nesse período, o conteúdo programático passa a abordar temas mais polêmicos, normalmente questionados pelos revisionistas. “É a época que a gente tem a Revolução Russa, que a gente tem o Stalinismo, o próprio Fascismo, Nazismo, a ditadura militar, que é o grande ponto de maior tensão. Todos eles ocorrem a partir do nono ano”.

Para Zarotti, o aparecimento nas escolas do revisionismo ideológico nos últimos anos pode ser entendido a partir da confluência de vários fatores, entre eles a polarização política ideológica, presente há pelo menos 10 anos no país; o avanço da internet e das redes sociais em uma arquitetura de bolhas, com pouco espaço para a pluralidade; e a chegada da direita mais radical ao poder.

“Isso dá um certo verniz de credibilidade para o movimento porque quando você vê uma pessoa chefe do executivo difundindo uma fala revisionista, isso meio que legitima o movimento para aquela pessoa que está ali mais ou menos no meio do caminho, que é até uma direita mais moderada ou que está descontente com alguma coisa da situação, ou que não tem outra fonte de informação”.

Reação à realidade

Segundo o professor da área de Ensino de História da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Marcus Bonfim, uma das explicações para o aparecimento do negacionismo dentro das salas de aula e do questionamento do ofício do professor historiador está ligada à reação de classes sociais que viram seus privilégios serem ameaçados a partir do início do século 21 no país.

“Estou me referindo, sobretudo, à maior diversificação do corpo de pessoas na universidade, maior distribuição de renda, a ascensão social da classe D e E para classe C, da classe C para a classe B. Tudo isso, de alguma forma, evidenciou como o Brasil foi estruturado a partir de determinados privilégios”, destaca.

De acordo com ele, esse processo passou a mostrar de forma clara a presença de privilégios na sociedade, o que levou a uma reação das classes privilegiadas contra essa nova leitura da realidade brasileira. “[Isso] fez com que se criasse um movimento de refutar qualquer outra leitura de mundo que pudesse colocar em risco as coisas como são, que pudesse colocar em risco o que já estava colocado”, avalia.

“Quando se produz leituras de mundo calcadas numa perspectiva democrática, de busca de maior justiça social, de denúncia de privilégios, isso faz com que muita gente se sinta ameaçada. E, ao se sentir ameaçado, você, ao invés de discutir o argumento, normalmente você questiona o interlocutor. Você nomeia o professor como doutrinador. Começa o processo de vigilância maior e uma tentativa de equivaler conhecimento e opinião”.

Bonfim ressalta que o combate ao negacionismo dentro das salas de aula passa pela valorização dos docentes como intelectuais que participam da construção do que é ensinado dentro das escolas. Os professores, por sua vez, devem focar nas leituras da realidade baseadas na preocupação com a vida, com os direitos humanos e com a democracia.

“Trata-se de que o professor assuma seu compromisso com a produção de uma narrativa histórica na escola que articule os conteúdos produzidos pela ciência histórica com valores focados no que eu chamo de democracia radical, a preocupação com a vida, com os direitos humanos”, disse.

“Infinitas possibilidades existem para que narrativas históricas estejam no domínio do verdadeiro. Mas quando essas narrativas tensionam vidas, fazem com que algumas vidas sejam mais perecíveis do que outras, ou, no outro extremo, que sejam mais dignas de viver do que outras, isso coloca em risco o pacto civilizatório”.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE26 minutos ago

Santa Rita — O abandono da comunidade Canaã que gritam por dignidade

CIDADE2 horas ago

Diretoria da ATAC solicita SETUR-JP para regulamentação do “Táxi Turismo”

Esporte3 horas ago

Flamengo divulga lista de relacionados para Supercopa Rei. Confira

ECONOMIA3 horas ago

Aneel anuncia bandeira verde em fevereiro. Conta de luz não terá alta

Internacional3 horas ago

Casa Branca confirma taxa de 25% para Canadá e México e 10% para China

CIDADE3 horas ago

TCE constata nepotismo na gestão de ex-prefeito de Serra Branca, aplica multa e encaminha caso ao MP

ESTADO4 horas ago

Pollyanna apresenta exemplos de inclusão socioprodutiva da PB em São Paulo

ESTADO10 horas ago

Fake News desmentida: Governo da Paraíba não aumentou o ICMS dos combustíveis

ECONOMIA13 horas ago

Gleisi menti à tenta culpar Campos Neto por decisão errada do Lula

Nacional13 horas ago

Sigilo sobre Janja: o que o governo quer esconder?

Judiciário14 horas ago

“Dama do Tráfico” que foi recebida por ministros do governo Lula tem prisão decretada

Politíca15 horas ago

Assembleia abre trabalhos legislativos com mensagem do governador nesta terça

Educação & Cultura15 horas ago

Parceria entre UFPB e CAGEPA impulsiona a modernização da gestão documental e a transformação digital nas instituições

ESTADO15 horas ago

João Azevêdo cumpre mais uma promessa com o auxílio-alimentação de 600 reais para mais de 60 mil servidores 

ENTRETENIMENTO15 horas ago

Último sábado do Salão de Artesanato terá observação do céu com telescópios produzidos por reeducandos do sistema prisional

CIDADE15 horas ago

Após período educativo, novos radares começam a fiscalizar velocidade no próximo sábado

CIDADE15 horas ago

Novas cartas de suscetibilidade são divulgadas para a região nordeste

Segurança Pública15 horas ago

Exército Brasileiro:Tenente-coronel Kid Preto solicita detenção na cidade da esposa militar para suporte emocional e material

Segurança Pública15 horas ago

DCCPES: Polícia Civil elucida seis homicídios cometidos na localidade de ‘Porto do Capim’ em João Pessoa

Internacional16 horas ago

Palestinos já sofre impactos de banimento por Israel

AGRICULTURA & PECUÁRIA16 horas ago

Extensão rural fortalece produção de famílias do Assentamento Serra do Monte, em Cabaceiras 

Segurança Pública16 horas ago

MDS alerta: Bolsa Família não exige cadastro por biometria

Segurança Pública16 horas ago

Atenepol discute com delegado-geral inserção de categorias na Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis

ENTRETENIMENTO16 horas ago

Produtos para presentes também podem ser encontrados na Feira dos Aromas da FCJA

CIDADE16 horas ago

Atendimento presencial da Ouvidoria Municipal está suspenso temporariamente

CIDADE16 horas ago

Leo Bezerra abre 13ª edição da Jofem e destaca a importância da capacitação dos profissionais da Rede Municipal de Ensino

Saúde16 horas ago

Ministério da Saúde anuncia retomada de mais 17 obras na Paraíba

Saúde16 horas ago

Câncer se torna importante causa de morte do Brasil

CIDADE17 horas ago

André Coutinho anuncia calendário anual de pagamento a servidores da Prefeitura de Cabedelo

Politíca17 horas ago

Combate ao crime e defesa do esporte são pautas de Tarcísio Jardim

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional7 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO9 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário9 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO3 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO3 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional9 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde3 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura3 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura3 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional3 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde3 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura3 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional7 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde3 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Internacional2 dias ago

EUROPA ESTÁ CLARAMENTE EM DECADÊNCIA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

NOVA TECNOLOGIA PROMETE VIAGEM INTERESTELAR ULTRAVELOZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

“SOL ARTIFICIAL” DA CHINA MAIS DO QUE DOBRA RECORDE DE FUSÃO NUCLEAR

Internacional2 dias ago

O POLÊMICO DESTINO MANIFESTO DOS EUA

Nacional2 dias ago

BRASIL DEPENDE AINDA MAIS DE RODOVIAS PARA A EXPORTAÇÃO DE GRÃOS

ECONOMIA3 dias ago

POR QUE O PREÇO DOS ALIMENTOS SUBIU TANTO?

Saúde3 dias ago

O SUPERPODER DA MUSCULAÇÃO PARA SAÚDE

Educação & Cultura3 dias ago

TERRA FICOU PARADA POR 1 BILHÃO DE ANOS, ATÉ QUE ALGO ACONTECEU

ENTRETENIMENTO3 dias ago

AS POSSÍVEIS NOVAS ESPÉCIES DE AVES DO BRASIL

Internacional3 dias ago

MOVIMENTO ANTI-ESG É LIDERADO POR DONALD TRUMP

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

AS 12 FERRAMENTAS DE IA QUE VÃO SUBSTITUIR METADE DO SEU TRABALHO EM 2025

Saúde4 dias ago

AS DESCOBERTAS SOBRE O QUE SE PASSA NO CÉREBRO ENQUANTO MORREMOS

Educação & Cultura4 dias ago

VIAGEM AO PASSADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

NASA TESTA NOVO COMBUSTÍVEL QUE PODE LEVAR HOMEM A MARTE

Educação & Cultura4 dias ago

FÓSSEIS DE 500 MILHÕES DE ANOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 dias ago

BRASIL TERÁ MUITA CHUVA NOS PRÓXIMOS 15 DIAS

Internacional5 dias ago

COMO AQUECIMENTO GLOBAL MUDA O CICLO DA ÁGUA?

ECONOMIA1 semana ago

REFORMA GARANTE ISENÇÃO DO IMPOSTO PARA ITENS DA CESTA BÁSICA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

5 DICAS PRA HORTA EM VASOS QUE TODO MUNDO PRECISA SABER

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE E O ESTRESSE NO TRABALHO?

Saúde1 semana ago

MICROPLÁSTICOS INVADEM O CÉREBRO

Saúde1 semana ago

BEBIDAS AÇUCARADAS SÃO RESPONSÁVEIS POR UM EM CADA DEZ CASOS DE DIABETES

Educação & Cultura2 semanas ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde2 semanas ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional2 semanas ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional2 semanas ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte2 semanas ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional2 semanas ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde2 semanas ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br