ECONOMIA
Thanksgiving: saiba como a data é celebrada e suas curiosidades
Evento on-line fala sobre o Dia de Ação de Graças, que surgiu nos Estados Unidos e precede a Black Friday
Uma data para expressar a gratidão por todas as coisas boas que aconteceram ao longo do ano: essa é a proposta do Dia de Ação de Graças. Nos Estados Unidos, o Thanksgiving, como é conhecida essa data, é, ao lado do Natal e do Réveillon, um dos feriados mais importantes desse país. Ele é comemorado pelos americanos sempre na 4ª quinta-feira de novembro.
A origem da data remonta ao século XVI, em Plymouth Colony, Massachusetts, quando os habitantes da vila realizaram uma festa para comemorar a farta colheita dos alimentos daquele ano, após inúmeros invernos rigorosos que dizimaram parte da população. Em 1620, depois de muitas intempéries, os peregrinos fundadores da vila passaram a festejar a boa safra. No ano seguinte, a fim de repetir o agradecimento pelas colheitas, o governador da vila decidiu organizar uma comemoração, reunindo colonos ingleses e americanos nativos.
A data, que não está associada a nenhuma religião, se popularizou com o passar dos anos, sendo comemorada também em outros países, por povos de diferentes raças e credos, como na Holanda, Libéria, Canadá e na australiana Norfolk Island. No Brasil, o Dia de Ação de Graças foi instituído por lei em 17 de agosto de 1949, durante o governo de Eurico Gaspar Dutra. Aqui, ele também é celebrado na 4ª quinta-feira de novembro, mas não é feriado e a comemoração não tem a adesão de muitos brasileiros. A maior parte das pessoas que comemoram a data no Brasil é imigrante dos países de língua inglesa.
Para divulgar um pouco mais das tradições e costumes dessa data, o PES Language Program realiza na próxima quinta-feira (26) o PES Thanksgiving Day, um evento on-line dedicado a destacar os principais aspectos dessa cultura. O evento conta com a participação de Rossando Klinjey, escritor, psicólogo e mestre em saúde coletiva. Consultor da Rede Globo para o programa “Encontro com Fátima Bernardes” e colunista da CBN, Rossando fala também sobre “Espiritualidade na escola e na formação de valores”.
Saiba algumas curiosidades sobre o Thanksgiving:
- Nos Estados Unidos, cerca de 50 milhões de perus são consumidos no Dia de Ação de Graças, também conhecido como “Turkey Day” (Dia do Peru).
- No Canadá, uma vez que está localizado mais ao norte, o Dia de Ação de Graças é comemorado antes dos Estados Unidos, em virtude do tempo da colheita.
- O Dia de Ação de Graças é celebrado com festas, missas, orações e desfiles. A Macy’s, uma das mais famosas lojas de departamento dos Estados Unidos, é responsável pela maior parada que acontece no mundo no Dia de Ação de Graças. Conhecido como Macy’s Thanksgiving Day Parade, o desfile realiza-se em Nova Iorque desde 1924.
- Na mesa dos americanos, para celebrar a data, não pode faltar, além do tradicional peru, abóboras, tortas de maçãs e de nozes, cookies, batatas-doces, purê de batatas e molho de cranberry.
- A tradicional Black Friday americana (essa sim teve muitos adeptos no Brasil) surgiu depois do Thanksgiving Day e é um evento que ocorre logo após o Dia de Ação de Graças. Nesse dia, a maior parte das lojas oferecem grandes descontos.