Educação & Cultura
Prefeito firma acordo com Fiep e UFPB, que prevê revitalização e uso do prédio da antiga Academia do Comércio
Uma semana após apresentar o maior pacote de medidas da história da Capital para o resgate do Centro Histórico, no comércio, cultura e turismo, o prefeito Cícero Lucena conseguiu a adesão de mais parceiros para o projeto da Prefeitura de João Pessoa, com o Governo do Estado. Na manhã da última terça-feira (19) foi firmado um acordo para uso do prédio da antiga Academia do Comércio, que fica na Rua das Trincheiras, para a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) ocupar o espaço com atividades de fomento ao empreendedorismo.
A solenidade aconteceu na Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que é proprietária do imóvel e está cedendo-o para o projeto de revitalização do Centro. Durante o encontro, ficou decidido pela criação de um grupo de trabalho, ainda esta semana, para avançar em questões burocráticas e do processo de revitalização do prédio, que a princípio deve receber, também, um Centro de Energia Renováveis da UFPB.
“Eu estou muito feliz, porque isso vem de encontro aquilo que acreditamos que vai poder acontecer no projeto Viva o Centro, na parceria Governo do Estado e Prefeitura de João Pessoa, com várias ações e incentivos. Nós já dizíamos que para isso ser concretizado era fundamental que a cidade adotasse, esse projeto e essa resolução. Esse gesto da UFPB, com a Fiep, nos garante que estamos no caminho certo”, afirmou o prefeito.
O reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, disse que a parceria vai garantir um equipamento importante para sociedade paraibana. “Importante não somente para a Universidade e para a cidade de João Pessoa, eu diria que para o Estado da Paraíba. É uma oportunidade de pensar o uso adequado do Centro da cidade, dos espaços do Centro, poder desenvolver, poder formar jovens. Capacitação é fundamental para que a gente ocupe os espaços na indústria, no começo, em todos os setores”, afirmou.
Já o presidente da Fiep, Francisco Buega Gadelha, afirmou que o local também poderá abrigar uma escola para 2 mil estudantes. “O Sesi e o Senai, inclusive, já têm recurso para isso. Estamos, há algum tempo, procurando um local para montar essa escola. Vamos avançar agora com os trâmites legais”, afirmou.
Recuperação do Centro Histórico – Intitulado Viva ao Centro, o projeto conta com investimento de R$ 400 milhões, sendo 250 da Prefeitura, com parte de recursos federais, mais R$ 150 milhões do Governo da Paraíba. As ações preveem isenção fiscal e redução de tributos, obras de recuperação da infraestrutura do Centro, além de atividades culturais, ocupação de prédios históricos e projetos de habitação.
“Essa conjunção de fatores, nesse momento não poderia ser mais oportuna, Prefeitura, Governo do Estado, nesse trabalho do Viva o Centro, que vem sendo desenvolvido há dois anos. Juntou a Associação do Centro Histórico. Agora, com aquele prédio magnífico, conhecido por todos, vem coroar o trabalho, com esse conjunto de ações, para que o Centro volte a ter pujança”, afirmou o secretário de Planejamento, José William Montenegro.