ESTADO
Funesc firmou parceria e Seap terá box no Espaço Cultural com produtos feitos por reeducandos
Uma parceria entre a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e a Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) vai possibilitar a instalação – dentro do Espaço Cultural José Lins do Rêgo – de uma loja com produtos confeccionados por reeducandos do sistema prisional. O termo foi assinado na última segunda-feira (18), por Bia Cagliani (presidenta da Funesc) e João Alves (secretário da Administração Penitenciária).
A Seap, por meio da Gerência de Ressocialização, passa a contar com um ponto físico para vendas, exposição e divulgação de material produzido pelos reeducandos (como artesanato, bonecas do projeto ‘Castelo de Bonecas’ e até telescópios). Será o box 15, localizado no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. A Funesc, atualmente, conta com a colaboração de 50 reeducandos, que operam em diversos setores do órgão, corroborando com a reintegração destes no convívio social e cultural do Estado da Paraíba.
“De extrema importância essa parceria que atende a uma política da Funesc voltada para a ressocialização. Nos últimos anos, a Fundação tem se colocado sempre à disposição nesse processo junto à Seap. Atividades conjuntas e em mão dupla em nome da criação de alternativas e oportunidades em diversas áreas e projetos da Funesc”, disse Bia Cagliani.
Ela destacou ainda que a instalação desse box dentro do Espaço Cultural amplia e potencializa o nível de visibilidade e reconhecimento do trabalho efetuado por reeducandos e reeducandas do Sistema Prisional. Essa parceria, conforme Bia Cagliani, explicita o trabalho sinérgico do Governo do Estado da Paraíba.
Telescópios – Entre os produtos confeccionados por reeducandos estão telescópios refletores. Esse produto em especial acaba de colocar a Paraíba na final do Prêmio LED – Luz na educação, edição 2024. O Projeto Esperança no Espaço ficou entre os 15 finalistas selecionados entre 60 semifinalistas do país. Cada um dos seis vencedores – dois por categoria – receberá o prêmio de R$ 200 mil.
O Projeto – gerido pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária – pretende produzir, por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Educação, só em 2024, ao menos 600 telescópios para doação às escolas estaduais da Paraíba, com o intuito de despertar o interesse e facilitar a aprendizagem dos alunos da rede pública sobre astronomia e astrofísica.