CIDADE
Hospital Regional de Picuí terá tomógrafo para atender pacientes do Seridó e Curimataú
O Hospital Regional de Picuí passará a contar com um tomógrafo para atender às demandas dos 12 municípios que compõem a 4ª Região de Saúde da Paraíba. Serão beneficiados com o aparelho de imagem aproximadamente 115 mil habitantes que dependem da unidade de saúde para consultas ambulatoriais e de urgência. O equipamento será utilizado em exames eletivos, pacientes neurológicos e em casos de trauma e acidentes.
O tomógrafo é um pleito do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Curimataú Paraibano, que abrange 12 municípios do Estado e mais dois do interior do Rio Grande do Norte. De acordo com o diretor geral do Hospital Regional de Picuí, Alfredo Dantas, com o equipamento, os pacientes terão um atendimento mais rápido e sem necessidade de deslocamento para a referência, em Campina Grande.
“A instalação deste aparelho irá findar uma demanda reprimida de exames eletivos, que antes precisavam ser feitos através de pactuação com Campina Grande. Além disso, teremos um aparelho funcionando 24h por dia para atender aos casos de acidentes e traumatismos que chegam à nossa urgência e emergência”, frisa o diretor geral.
O equipamento, que vai atender a toda a população do Seridó e Curimataú paraibano, está em fase de empenho. A aquisição do aparelho de imagem foi possível por meio da destinação de uma emenda no valor de R$ 1.249.922,00, de autoria do senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo (PSB).
“Nós conseguimos viabilizar o empenho para aquisição de um tomógrafo para atender aos municípios do nosso Curimataú. Este apelo me foi trazido no ano de 2019 e nós conseguimos atendê-lo agora no ano de 2020. Reiteramos o compromisso com o municipalismo paraibano”, explica o senador.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou a vistoria para a readequação da sala onde será instalado o tomógrafo. Uma reforma será realizada na unidade para que o local esteja dentro das especificações para instalação. Reforço no piso, instalação elétrica e acessibilidade estão entre os ajustes que serão viabilizados pela SES.