ECONOMIA
O meu auxílio emergencial não caiu no Caixa Tem. O que fazer?
As parcelas do seu auxílio emergencial não caíram no aplicativo Caixa Tem? Confira a nossa matéria e saiba como proceder para solucionar esse problema
Os repasses do auxílio emergencial acontecem por meio do aplicativo Caixa Tem, com o objetivo de disponibilizar o acesso às cotas sem causar aglomerações nas agências bancárias. No entanto, inúmeras pessoas continuam passando por dificuldades para garantir as parcelas do benefício.
Muitos usuários dependem do dinheiro para efetuar o pagamento de suas faturas mensais e, por isso, qualquer atraso pode ser extremamente prejudicial em meio à crise econômica ocasionada pela COVID-19. Você sabe como proceder quando o auxílio emergencial não cair na sua conta digital do Caixa Tem?
Para te ajudar a responder a esse questionamento, entrevistamos o advogado Pedro Saliba. O profissional trabalha com direito digital e idealizou o canal “Posso Processar?”, no YouTube, focado em educação jurídica popular.
Acompanhe a matéria completa logo abaixo e saiba o que fazer para recorrer ao atraso do auxílio emergencial no aplicativo Caixa Tem. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site, como simulados e artigos. Temos certeza de que existe um material feito especialmente para você!
O que fazer quando o dinheiro do auxílio emergencial não cair na conta do Caixa Tem?
A Caixa Econômica Federal já criou aproximadamente 91,7 milhões de poupanças digitais pelo aplicativo e, por sua vez, mais de 41 milhões de brasileiros acessam o aplicativo regularmente. Contudo, as coisas não estão funcionando da maneira que os usuários gostariam.
Desde o início de julho de 2020, os usuários do Caixa Tem vêm reclamando de falhas e instabilidades no sistema, como atraso no pagamento das parcelas e erro na visualização do saldo (valor zerado). Na época, também ocorreram denúncias de que problemas de demora e dificuldade de acesso continuavam acontecendo.
“A responsabilidade pelos pagamentos é da Caixa Econômica Federal, mas o dinheiro vem necessariamente através do Ministério da Cidadania. É preciso identificar, em cada caso, onde houve falha para que os prazos não fossem cumpridos”, Pedro Saliba informa.
De acordo com o advogado, a orientação geral é reunir provas do ocorrido, como prints para comprovar o atraso nos pagamentos pelo Caixa Tem, registro de ligações para a Caixa Econômica Federal e cópia das reclamações no PROCON ou no site do consumidor.
“Muitas vezes não vai resolver o problema, já que não é uma questão isolada, e sim algo que está afetando milhares de pessoas ao mesmo tempo, mas é fundamental caso a situação não se resolva em curto prazo”, explica.