CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Exclua arquivos permanentemente no macOS, iOS, Windows e Android
Se você acha que depois de clicar em excluir seus arquivos desapareceram definitivamente do seu smartphone ou computador, pense novamente. Você nem precisa ser um especialista em TI para encontrar arquivos em seus dispositivos que supostamente foram excluídos.
Além do fato de que os arquivos que não são excluídos permanentemente se acumulam gradualmente para ocupar o espaço de armazenamento do seu dispositivo e prejudicar seu desempenho, eles também podem colocar em risco a sua privacidade online. No entanto, com uma ferramenta de ajuste como o Avira Free Security, você pode reduzir significativamente esses impactos negativos.
Continue lendo para saber como excluir permanentemente arquivos do seu computador – seja ele um PC Windows, Mac ou até mesmo um dispositivo Android ou iOS.
Por que você deve excluir arquivos permanentemente?
Embora excluir um arquivo do seu computador ou dispositivo móvel não signifique que ele desapareceu definitivamente, é importante fazer isso por vários motivos.
A razão mais óbvia é que a exclusão de arquivos desnecessários pode ajudá-lo a organizar seu computador e dispositivos móveis, tornando mais fácil encontrar os arquivos que são importantes para você.
A exclusão permanente de arquivos também libera espaço no disco rígido e em outras mídias de armazenamento – sempre uma boa ideia se você estiver com pouco espaço.
Os arquivos só são realmente removidos depois que você os apaga permanentemente
A simples exclusão de um arquivo não o remove permanentemente do disco rígido. O que realmente acontece no Windows é que o espaço de armazenamento que ele ocupa é simplesmente marcado como substituível. A rigor, apenas as referências aos dados do índice, índice do disco rígido, são excluídas e a área liberada para substituição. No entanto, esta área nunca pode ser substituída. Os dados supostamente descartados permanecem no disco rígido – você simplesmente não pode mais acessá-los por meios normais.
Isso significa que, desde que esse arquivo na mídia de armazenamento não tenha sido sobrescrito, os arquivos que você realmente excluiu podem ser facilmente recuperados usando ferramentas especiais de recuperação de dados.
Portanto, se quiser garantir que os arquivos excluídos não possam ser recuperados, você deve usar métodos especiais de exclusão, como apagamento seguro ou considerar a criptografia de disco. Como alternativa, você pode usar uma ferramenta de ajuste como o Avira Free Security para fazer uma limpeza completa em seu disco rígido.
Apagar arquivos permanentemente pode melhorar sua privacidade online e segurança do dispositivo
Em termos de proteção de dados, o apagamento permanente de ficheiros e dados desempenha um papel fundamental na minimização do risco de violação de dados, roubo de identidade e utilização indevida de dados.
Portanto, recomendamos fortemente que você conheça e saiba como aplicar os procedimentos corretos de exclusão, especialmente se estiver lidando com dados confidenciais ou sensíveis.
Como você apaga arquivos permanentemente?
Antes de nos aprofundarmos em como você apaga arquivos permanentemente em diferentes sistemas operacionais (Windows, macOS, Android e iOS), lembre-se de criar um backup caso precise de alguns dos arquivos posteriormente.
Como excluir arquivos permanentemente no Windows 11
Quando você exclui seus arquivos no Windows, eles são primeiro movidos para a Lixeira. Na verdade, é como a cesta de lixo embaixo da sua mesa, que não é esvaziada quando você coloca as coisas nela. Em termos de PC, significa que os dados só serão excluídos depois que você esvaziar a Lixeira.
Você provavelmente sabe como excluir arquivos permanentemente quando eles estão na Lixeira.
- Se não tiver certeza, faça o seguinte: Depois de enviar um arquivo para a Lixeira, abra a pasta Lixeira em sua área de trabalho.
- Em seguida, clique com o botão direito no arquivo (ou pasta) que deseja excluir permanentemente.
- Selecione Excluir no menu de contexto.
- Na janela de confirmação, clique em Sim para excluir permanentemente o arquivo.
A vantagem de usar as teclas Shift e Del ao excluir arquivos ou pastas é que eles não são movidos primeiro para a Lixeira, mas sim removidos diretamente da mídia de armazenamento. Isso o ajudará a minimizar as chances de o arquivo ou pasta ser recuperado. Veja como:
- Selecione o arquivo (ou pasta) que deseja excluir permanentemente.
- Pressione as teclas Shift e Delete do teclado ao mesmo tempo.
- Na janela de confirmação, clique em Sim para excluir permanentemente o arquivo sem enviá-lo primeiro para a Lixeira.
Se você quiser ter certeza de que o espaço será sobrescrito, basta baixar alguns arquivos grandes através do seu navegador e salvá-los na pasta onde o arquivo que você excluiu foi armazenado anteriormente. Agora exclua esses arquivos. É assim que você sobrescreve esta área do disco rígido. É um pouco mais prolixo, mas deve ajudar – embora mesmo com esse método, não há garantia de que você substituirá os locais de armazenamento onde os dados excluídos estavam localizados.
Em nossa opinião, é muito mais fácil e conveniente usar uma ferramenta de ajuste, como o Avira Free Security para Windows , para limpar e ajustar seu disco rígido.
Como apagar permanentemente arquivos do seu dispositivo macOS
Os arquivos excluídos do seu Mac só serão apagados permanentemente depois que você os remover da Lixeira.
Se você deseja excluir permanentemente os arquivos do seu Mac, primeiro mova-os para a Lixeira no Dock ou selecione o item e pressione Command-Delete. Se este arquivo estiver protegido, clique em Continuar para confirmar que você realmente deseja movê-lo para a Lixeira.
Em seguida, clique no ícone Lixeira no Dock.
- Se você deseja esvaziar um item da Lixeira , mantenha pressionada a tecla Ctrl e clique no item que deseja excluir. Agora selecione Excluir imediatamente… . Na mensagem de aviso exibida, clique em Excluir .
- Se você deseja esvaziar toda a Lixeira , clique em Esvaziar no canto superior direito da janela do Finder. Como alternativa, clique no ícone do Finder no Dock, selecione Finder e depois Esvaziar Lixeira . Mais uma vez, pressione Esvaziar Lixeira na mensagem de aviso que aparece.
A propósito, os arquivos movidos do iCloud Drive para a Lixeira são removidos automaticamente após 30 dias, independentemente das suas preferências do Finder.
Falando nisso: você deve tratar regularmente até mesmo computadores Apple poderosos com uma limpeza do Mac , pois é uma maneira eficiente de melhorar o desempenho do seu dispositivo.
Como excluir permanentemente arquivos do iPhone e iPad
Os especialistas consideram os smartphones da Apple tão seguros que até o FBI teria problemas para acessar dados criptografados. Isso ocorre porque iPhones e iPads vêm com armazenamento criptografado como padrão, garantindo que seu espaço de armazenamento seja automaticamente preenchido com dados aleatórios.
No iPhone, você pode excluir permanentemente arquivos individuais, como fotos ou documentos, para garantir que não possam ser recuperados.
Como excluir fotos permanentemente:
- Abra o aplicativo Fotos no seu iPhone.
- Selecione uma foto para excluir.
- Toque no ícone Lixeira na parte inferior da tela.
- Na mensagem de confirmação, toque em Excluir foto para remover permanentemente este arquivo do seu iPhone.
Como excluir arquivos permanentemente em outros aplicativos do iPhone:
Muitos aplicativos do iPhone, como Notas, Arquivos ou Mail, permitem salvar e gerenciar arquivos – ou até mesmo excluí-los permanentemente do iPhone. Veja como:
- Abra o aplicativo onde o arquivo foi salvo.
- Procure o arquivo que deseja excluir.
- Pressione e segure o arquivo até que um menu de contexto apareça.
- Selecione a opção Excluir ou o ícone Lixeira para remover permanentemente o arquivo.
Para esvaziar o álbum excluído recentemente:
Se você excluiu fotos ou vídeos, poderá encontrá-los no álbum Excluídos recentemente. Esses arquivos serão excluídos permanentemente após 30 dias.
- Se você quiser ter certeza de que esses arquivos serão removidos imediatamente, primeiro abra o álbum Excluídos recentemente.
- Toque em Selecionar no canto superior direito.
- Selecione os arquivos que deseja excluir.
- Agora toque em Excluir e confirme a ação.
Você provavelmente notou que seu iPhone ou iPad ficou lento com o tempo – mas uma limpeza regular pode restaurar seu zip novamente .
Como excluir permanentemente arquivos do seu dispositivo Android
Os dispositivos Android não têm uma pasta de lixo central onde todos os seus arquivos excluídos vão. Dito isso, você ainda pode apagar definitivamente os itens excluídos nos aplicativos Galeria e Mensagens. Todos os arquivos na pasta lixeira serão excluídos automaticamente após 30 dias, sem que você precise fazer nada.
Veja como excluir permanentemente arquivos do aplicativo Galeria no Android 13:
- Primeiro toque no aplicativo Galeria e, em seguida, toque na pasta que contém os arquivos que deseja excluir. Agora toque em Editar .
- Selecione todos os arquivos que deseja excluir e toque no ícone da lixeira.
- Em seguida, volte para a tela inicial do aplicativo Galeria, toque em Mais opções (o ícone com as três barras no canto inferior direito) e selecione Lixeira .
- Por fim, toque em Mais opções (o ícone com os três pontos no canto superior direito) seguido de Vazio e confirme esta ação.
A propósito, o otimizador incluído no Avira Antivirus Security para Android – que você pode encontrar na parte inferior da tela, no item de menu Desempenho – torna mais fácil apagar arquivos grandes para sempre, além de muito mais.
Dicas adicionais de privacidade
Quando se trata de proteção de dados, a exclusão permanente de arquivos desempenha um papel fundamental – especialmente em termos de proteção de suas informações confidenciais ou pessoais. Aqui está um resumo das principais conclusões:
- Evitando acesso indesejado:
Se você não excluir arquivos permanentemente, mas apenas movê-los para a lixeira/lixeira ou removê-los usando a função de exclusão do sistema operacional, os dados ainda estarão presentes na mídia de armazenamento. Contanto que os dados não sejam sobrescritos, eles podem ser potencialmente recuperados por outra pessoa – seja uma pessoa mal-intencionada ou usando um software de recuperação de dados. Ao excluí-lo, você pode garantir que seus dados não estarão mais acessíveis e que outras pessoas não poderão acessar suas informações confidenciais. - Proteção contra roubo de identidade:
Os cibercriminosos podem usar suas informações pessoais (como números de previdência social, informações bancárias ou senhas) para cometer roubo de identidade. A exclusão permanente de arquivos garante que essas informações confidenciais não fiquem desprotegidas no seu dispositivo, ajudando a reduzir o risco de roubo de identidade. - Cumprir as diretrizes de proteção de dados:
As leis e regulamentos de proteção de dados, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), introduzido na União Europeia em 2018, exigem que as empresas e organizações garantam a implementação de salvaguardas adequadas para proteger os dados pessoais das pessoas. Isto também inclui medidas adequadas para a eliminação segura de dados. Se os dados sensíveis não forem devidamente eliminados e caírem em mãos erradas, pode haver consequências jurídicas significativas para a organização em causa.