Connect with us

Nacional

Pêndulo da dominância orçamentária e o risco das emendas Pix

Investimentos decorrentes dessas emendas não encontram aderência ao planejamento setorial das políticas públicas

Poucos mecanismos jurídico-políticos se revelam tão cruciais ao funcionamento do Estado, no desenvolvimento da sua missão precípua de atendimento dos interesses coletivos abrigados na Constituição, como o orçamento público. É nele que se inscreve a expressão monetária dos objetivos governamentais e que se operam os conflitos distributivos que realçam a tensão permanente entre recursos escassos e demandas ilimitadas.

Se, após a redemocratização, o texto constitucional manteve a estrutura básica do processo orçamentário das Constituições do período militar, ressaltando a predominância do Poder Executivo na confecção e na execução da peça de planejamento, é certo que essa dinâmica experimentou mutações profundas na última década, as quais mexeram no caldo financeiro das transações políticas que perfazem o presidencialismo de coalizão brasileiro.

Assim, com o advento da impositividade que passou a recair sobre as emendas parlamentares individuais e das bancadas estaduais ao projeto de lei orçamentária, a partir das ECs 85/2016 e 100/2019, o pêndulo da dinâmica orçamentária pareceu oscilar em direção ao Parlamento. Esse movimento ganhou tração com o aumento nominal dos valores destinados aos diversos tipos de emendamentos franqueados aos congressistas: além das duas modalidades já referidas, tiveram reforço as emendas de comissão e de relator, essa última notabilizada pela sua operacionalização sem a devida transparência quanto ao parlamentar autor da indicação de despesa, o que deu ensejo à decisão do STF quanto à sua inconstitucionalidade, no âmbito da ADPF 850.

Os termos dessa interação conflituosa se projetam atualmente sobre as discussões em torno da proporção inédita alcançada pelas emendas parlamentares na lei de orçamento, ocupando parcela significativa das despesas à disposição do governo federal. Para 2024, a Comissão Mista de Orçamentos acolheu quase 8.000 emendas parlamentares individuais, de bancadas estaduais e de comissões, perfazendo o montante de R$ 53 bilhões.

Mas não apenas em termos quantitativos se traduziu a extensão da influência crescente do Poder Legislativo sobre o processo alocativo. O modelo de transferência intergovernamental do nosso federalismo fiscal, operado através dessas intervenções legislativas, também se viu alterado por meio da EC 105/2019, que acrescentou o art. 166-A ao texto permanente da Constituição para inovar no tocante à forma de descentralização fiscal, criando a “transferência especial” das emendas individuais impositivas.

Por essa via de transferência, permite-se a imediata transmissão de titularidade dos recursos repassados aos governos subnacionais, independentemente da celebração de convênio ou de instrumento congênere, conferindo amplo poder de definição sobre os gastos a serem realizados. Conquanto a pretensão de imprimir celeridade e reduzir estorvos burocráticos à descentralização das verbas não deva ser menosprezada, a sua validade encontra séria objeção quando se dá ao sacrifício de valores constitucionais tão relevantes como a transparência e o controle sobre o uso desse dinheiro pelos estados e municípios.

Se o mecanismo por trás da “emenda Pix”, como ficou conhecida essa modalidade de repasse incondicionado, permite conhecer quem fez a indicação do gasto e para qual ente federado ele será revertido (um ambiente específico no Portal da Transparência do governo federal foi criado para isso), permanece obscura a destinação específica dada a tais recursos pelos órgãos receptores, tornando tanto menos transparente o fluxo de dispêndios do Estado, quanto mais suscetível a arranjos pervertidos.

Não bastassem tais distúrbios, cuja relevância já poderia sustentar uma reflexão sobre a viabilidade de manutenção desse modelo de gestão orçamentária, os investimentos decorrentes das emendas não encontram adesão ao planejamento setorial das políticas públicas, tampouco se alinham a projetos estruturados, constituindo, segundo afirmou o plenário do Tribunal de Contas da União, no Acórdão 2207/2023, ao consolidar os resultados de fiscalização do Fiscobras, uma das causas da paralisação de obras no país.

Que outros ingredientes colaboram com maior eficácia para o desvirtuamento na aplicação do dinheiro público do que a opacidade e o improviso? Sob tais vetores, o argumento desburocratizante se converte na institucionalização do paroquialismo, ao pulverizar recursos federais de forma clientelista, e a despeito de projetos coerentes visando aprimorar a eficiência no uso do dinheiro público.

Buscando amenizar esses efeitos é que a Lei 14.791/2023 (Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2024) incluiu dispositivos que impõe obrigações de transparência na operacionalização das emendas individuais transferidas via Pix – com base no art. 166-A, da Constituição. A tal propósito, o art. 83 da LDO/2024 condiciona o repasse das emendas à indicação, pelo ente beneficiário, da agência bancária da instituição financeira oficial em que será aberta conta-corrente específica para movimentação dos recursos transferidos e da sua destinação, definindo o objeto de gasto.

A fim de reforçar o controle externo sobre tais verbas, os parágrafos do mesmo dispositivo determinam que o Poder Executivo do ente beneficiado comunique ao respectivo Poder Legislativo, ao TCU e ao respectivo TCE ou TCM, no prazo de trinta dias, o valor do recurso recebido e o respectivo plano de aplicação, do que dará ampla publicidade, além de viabilizar a cooperação técnica entre os tribunais de contas para efeito de monitoramento da execução orçamentária.

Embora se revele salutar o reforço normativo às obrigações de publicação e à atuação das instâncias de fiscalização orçamentária e financeira, não se deve ignorar o fato de que tais imposições já decorrem do regime constitucional de salvaguarda do patrimônio econômico do Estado contra a ação destrutiva de gestões ilegais, pessoalizadas, imorais, ineficientes e obscuras, nos termos do art. 37, caput, da CRFB.

A necessidade de reprodução legal de deveres abrigados na Lei Fundamental, aliás, sinaliza menos o vigor desses deveres do que a contumácia do seu descumprimento; percepção que ganha contornos mais claros quando se nota que foram incluídos numa lei que, dada a reiterada deturpação do seu conteúdo, com a inclusão de regras não correlacionadas às metas e prioridades da administração, perdeu muito da sua capacidade de conformar a gerência do orçamento público.

Por isso, não é auspicioso o destino a ser dado ao valor recorde de R$ 8,2 bilhões em dotações consignadas para transferências sob a modalidade de emendas Pix, embora apareça como uma oportunidade para o aprimoramento do controle exercido pelos Tribunais de Contas, cuja demonstração de importância nunca foi tão necessária.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA1 dia ago

Não arrisque seu bolsa família! Saiba agora como garantir sua segurança!

ECONOMIA1 dia ago

Entenda a NOVA aposentadoria que pode te trazer incríveis benefícios!

ECONOMIA1 dia ago

Governo libera ajuda que pode melhorar a qualidade de vida de trabalhadores!

ECONOMIA1 dia ago

Salário surpreende e quebra todos os limites! Veja o novo pagamento mínimo!

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura1 dia ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional1 dia ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Preços da arroba do boi gordo caem no país; confira

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Entidades pedem que governo federal não importe arroz

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Chuvas afetam produção de citros no RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Embrapa promove debate sobre melhorias para sistemas de produção integrados para o Semiárido

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova obrigatoriedade de clube inscrever programa de formação de atleta no conselho da criança

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova inclusão de capacitação de servidores públicos como diretriz da Lei Maria da Penha

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova projeto reiterando que não há escusas para crimes de violência doméstica

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova assistência jurídica gratuita a agentes de segurança pública

Segurança Pública1 dia ago

Projeto aprovado inclui divulgação de conteúdo sexual falso na definição de violência psicológica contra mulher

Educação & Cultura1 dia ago

Contratação de temporários é usada para descumprir piso salarial dos professores, afirmam participantes de debate na Câmara

Judiciário1 dia ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

Judiciário1 dia ago

MPF trabalha para assegurar que regras da ANTT sejam cumpridas na entrega de donativos para o RS

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Educação & Cultura1 dia ago

João Azevêdo entrega escola na Zona Rural de Mamanguape e inspeciona reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira

Internacional1 dia ago

Polícia alemã mira grupo pró-palestino em Duisburg

Internacional1 dia ago

“Porta do inferno” na Sibéria cresce em ritmo assustador

Internacional1 dia ago

Expansão do crime organizado impulsiona violência no Chile

Internacional1 dia ago

Decisão do FMI pode gerar US$ 80 bilhões em recursos para países em desenvolvimento

Internacional1 dia ago

Crise na Ucrânia piora com ataques de drones e bombas planadoras contra civis

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura1 dia ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional1 dia ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional3 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura3 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA3 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional3 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA4 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO4 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde4 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura4 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde4 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura1 semana ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 semana ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 semana ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br