ESTADO
Campanha Março Lilás: Saúde promove capacitação para médicos e enfermeiros sobre boas práticas do exame citopatológico
Uma capacitação sobre boas práticas do exame citopatológico de colo uterino, também chamado de teste de Papanicolau ou preventivo, foi realizada, nesta quarta-feira (13), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), como parte da programação da Campanha “Março Lilás”, que tem o objetivo de prevenir e combater o câncer do colo do útero. O treinamento, realizado no Centro de Formação de Educadores de Mangabeira, foi destinado aos médicos e enfermeiros da Saúde da Família.
Segundo a diretora geral do CEDC, Roseane Machado, o evento visa a interpretação e atualização de laudos citopatológicos; qualidade dos exames; condutas clínicas e a coleta do Papanicolau. “Com isso, ganha a população feminina, pois, no momento em que estamos capacitando os profissionais que definem o diagnóstico e a conduta mais adequada para o tratamento das lesões precursoras do câncer do colo uterino possibilitamos a garantia de que a mulher está sendo bem atendida e conduzida adequadamente na Rede de Saúde da PB”, afirmou.
O câncer do colo do útero é a quarta causa de óbitos em mulheres no Brasil. Durante todo o mês, a SES realiza ações estratégicas por meio da Gerência Executiva de Atenção à Saúde (Geas), Gerência Operacional da Atenção Básica (Goab), juntamente com a Gerência de Atenção Materno-Infantil (Goami), com oferta de exames no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC).
Entre as atividades programadas, acontecerá, neste sábado (16), um mutirão de exames de ultrassonografias (mama e transvaginal), no CEDC; no próximo dia 22 (sexta-feira), será a qualificação, pela Rede Cuidar, para a inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU), para os profissionais da 2ª e 3ª Macrorregiões de Saúde, em João Pessoa; em Patos, será no próximo dia 23 e em Solânea, no dia 25.
Ainda está dentro da programação da campanha, o Dia “D” de prevenção e combate ao câncer do colo do útero, com coleta do citológico, vacinação do HPV, promoção à saúde e prevenção do câncer, que acontecerá no sábado, dia 23, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Ao longo do mês, estão sendo realizadas ações educativas, como palestras, rodas de conversas e distribuição de material nos hospitais da rede estadual que atendem o público feminino. Além de vacinação de HPV nas escolas, exames de diagnósticos do HTLV para gestantes de alto risco na Maternidade Frei Damião e no Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga, para as doadoras do Hemocentro da Paraíba, mutirão de colposcopia, e procedimentos cirúrgicos ginecológicos ofertados às reeducandas do Centro de Reeducação Feminino Maria Júlia Maranhão.
Durante o mês de março, ainda estão previstas, para serem realizadas pelo “Opera Paraíba Mulher”, 1.267 cirurgias dedicadas à saúde e bem-estar do público feminino. São procedimentos como histerectomias, colposcopias e laqueaduras. De janeiro até o início do mês de março, o programa já operou mais de 1.086 paraibanas.