Politíca
ALPB concede Comenda Verde ao advogado Talden Farias
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde desta segunda-feira (08), para outorga da Comenda Verde ao advogado e ambientalista Talden Farias, “por ter se destacado em propiciar conhecimento técnico-jurídico na área do Direito Ambiental, possibilitando uma defesa da ambiência justa e adequada”. O evento, proposto pelo deputado Professor Francisco, aconteceu no Plenário “Deputado José Mariz” e contou com a presença de agentes públicos, parentes e amigos do homenageado.
Na justificativa da homenagem, o deputado destacou que Talden Farias é autor de inúmeras publicações na área ambientalista. “O trabalho que ele desenvolve, a partir das publicações, auxilia por demais as pessoas a se empoderarem do conhecimento acerca do meio ambiente e dos direitos que protegem a ambiência, e assim fazer essa proteção jurídica. Então, o que o Talden Farias vem fazendo, pela ambiência de modo geral, é algo que merece, sim, essa Comenda verde da Assembleia Legislativa”, declarou.
Ao agradecer a homenagem, Talden Farias fez questão de ressaltar a sua relação de amizade com o Professor Francisco. “É um grande amigo e uma pessoa que tem uma grande história na proteção do meio ambiente – em particular dos animais. Eu sou professor do Direito Ambiental, sou advogado na área ambiental. Sempre interagi com ele, sempre interagi com os movimentos de defesa dos animais e sempre procurei difundir o ensino do Direito Ambiental, da legislação ambiental. Então, recebo essa comenda com muita humildade e dedico a todos os advogados e professores de Direito Ambiental. Para mim é uma grande alegria estar aqui para receber essa homenagem”, declarou.
Prestigiaram o evento, o promotor de Justiça Raniery Dantas, representando o Ministério Público Federal; o advogado Eitel Santiago, Sub-Procurador-Geral da República e presidente da Academia Paraibana de Letras Jurídicas; a advogada Thaysa Lima, presidente da Comissão de Direito Animal da OAB-PB; a professora Anne Augusta Alencar Leite, diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e o executivo Ronilson Farias, representando o Ibama-PB
PERFIL DO HOMENAGEADO
Talden Queiroz Farias é Advogado, consultor jurídico e professor da graduação e da pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (2000) e especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Pernambuco e em Gestão e Controle Ambiental pela Universidade Estadual de Pernambuco. Mestre em Direito pela Universidade Federal da Paraíba e doutor em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande, com estágio de pesquisa realizado junto à Universidade de Salamanca/Espanha, sendo atualmente doutorando em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
É autor dos livros “Competência Administrativa Ambiental; Fiscalização, Sanções e Licenciamento Ambiental na Lei Complementar 140/2011Aspectos” (Lumen Juris, 2020); “Licenciamento Ambiental: Aspectos Teóricos e Práticos” (7. Ed. Fórum, 2019); Introdução ao Direito Ambiental (Del Rey, 2009) e “Direito Ambiental: Tópicos Especiais” (UFPB 2007); além dos vários artigos e capítulos de livros. Foi Chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de João Pessoa e membro do Conselho de Proteção Ambiental do Estado da Paraíba.