Judiciário
Moraes é denunciado à UE por abusos, censuras e violações dos direitos humanos
Parlamentares brasileiros chegam a Bruxelas para formalizar denúncias de abusos, censuras e violações de direitos humanos à União Europeia (UE) contra o ministro Alexandre de Moraes (STF)
Uma delegação composta por oito parlamentares brasileiros desembarcou em Bruxelas, capital da Bélgica, nesta terça-feira (09/04). O objetivo da visita é expor nas instalações da União Europeia (UE) “os acontecimentos recentes no Brasil” e a “tendência autoritária do Judiciário no país”.
Entre os membros da comitiva que participam da missão na UE estão Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Gustavo Gayer (PL-GO), Bia Kicis (PL-DF), Júlia Zanata (PL-SC), Coronel Ulysses (União-AC), Ricardo Salles (PL-SP), Débora Menezes (PL-AM) e Marcos Pollon (PL-MS).
Inicialmente, o deputado Marcel Van Hatten (Novo-RS) também estava previsto para integrar a viagem. No entanto, após a divulgação das denúncias dos “Twitter Files Brazil“, ele optou por permanecer no Brasil.
Além dos parlamentares, um grupo de jornalistas e influenciadores digitais participará das reuniões conduzidas pelos deputados brasileiros. Entre os participantes estão Marco Antônio Costa, Lidiane Pacheco, Karina Michelin, Jamile Davies e o jornalista português Sérgio Tavares.
Denúncias à União Europeia (UE) sobre abusos do judiciário brasileiro
Os parlamentares têm a intenção de expor nas sedes da União Europeia os abusos cometidos pelo Judiciário brasileiro, como a crise na liberdade de imprensa e de expressão no país, casos de censura e prisão de jornalistas, além dos processos relacionados às detenções ocorridas em 8 de janeiro.
Durante a estadia, os parlamentares brasileiros participarão do seminário “Brasil: A Repressão de Lula ao Estado de Direito”. Eles também têm encontros agendados com eurodeputados no Parlamento Europeu, localizado em Bruxelas. É esperada a presença do rei da Bélgica, Felipe, em um dos eventos no Parlamento Europeu.
Apresentação de denúncia ao Tribunal Penal Internacional contra o ministro Alexandre de Moraes
Na próxima quinta-feira, dia 11/04, a delegação de congressistas brasileiros viajará para a Holanda, onde está prevista a apresentação de uma denúncia ao Tribunal Penal Internacional (TPI), localizado na cidade holandesa de Haia, contra o ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, por casos de censura, abuso de autoridade e de tortura contra os inocentes detidos durante as manifestações de 8 de janeiro de 2023.