ECONOMIA
INSS divulga calendário de pagamentos em 2021; Saiba quando receber
35,8 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários receberão auxílios no ano que vem. Valor a ser recebido e número final do cartão interferem na data de depósito
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, nesta quarta-feira, 2, o calendário de pagamentos do benefícios para 2021. Ao todo, 35,8 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários receberão auxílios no decorrer do próximo ano.
Como de costume, os depósitos seguirão a mesma sequência de anos anteriores. Ou seja, o INSS fará o pagamento nos últimos cinco dias úteis do mês corrente (um grupo por dia) ou então nos primeiros cinco dias úteis do mês seguinte (um grupo por dia). A data varia conforme o valor a ser recebido e número final do cartão.
Os 24,08 milhões de beneficiários que ganham até um salário mínimo (R$ 1.045 em 2020), recebem nos últimos cinco dias úteis do mês. Já os 11,74 milhões de segurados que recebem um valor superior terão o benefício depositado nos cinco primeiros dias úteis do mês seguinte à competência.
Na prática, para aqueles que recebem o piso nacional, os depósitos referentes a janeiro serão feitos entre os dias 25 de janeiro e 5 de fevereiro. No caso de quem tem renda mensal acima do valor mínimo, os pagamentos serão creditados a partir de 1º de fevereiro.
O INSS explica que a data de depósito das aposentadorias e pensões depende do número final do cartão de pagamento do benefício. Entretanto, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Confira a programação completa!