Politíca
Tovar integra grupo de 63 políticos que participaram da I Romaria dos Parlamentares
O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) participou nesse final de semana da 1ª Romaria dos Parlamentares promovida pela Assessoria de Relações Institucionais Governamentais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Romaria levou ao Santuário Nacional de Nossa Aparecida um grupo de 90 pessoas, incluindo 63 parlamentares federais e estaduais de diferentes partidos políticos. O parlamentar apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) um voto de aplauso a iniciativa.
A primeira Romaria dos Parlamentares teve como tema “Fratelli Tutti, amizade social e a política”. O encontro, segundo a CNBB, foi motivado pela mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz na qual afirma que: “A política é um meio fundamental para construir a cidadania e as obras do homem”.
“Na mensagem, o Pontífice afirma que ‘a política é um meio fundamental para construir a cidadania e as obras do homem’ e que, dessa forma, ‘a função e a responsabilidade política constituem um desafio permanente para todos os que recebem o mandato de servir o seu país: proteger as pessoas que habitam nele e trabalhar para criar as condições dum futuro digno e justo’. Se for implementada no respeito fundamental pela vida, a liberdade e a dignidade das pessoas, a política pode tornar-se verdadeiramente uma forma eminente de caridade”, destacou Tovar.
O arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, ao acolher parlamentares reforçou a ideia da ‘Boa Política” expressa na Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco e destacou a ideia de que a política é “a mais alta forma de caridade”, como o Papa Pio XI a definiu.
Os parlamentares foram acolhidos com Celebração de Abertura. A mesa de abertura foi composta pelos membros da presidência da CNBB, o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente, dom Jaime Spengler, o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral, dom Ricardo Hoepers, o arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente, dom Justino de Medeiros Silva, o arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes, o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, Carlos Eduardo Catalfo. O sub-secretário de articulação política, Júnior Dourado, representou o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, no ato.
Palestras e conferências – Ao longo do dia, os parlamentares participaram de três palestras. A primeira delas foi sobre a temática “a relevância da política à luz da Palavra de Deus”, com a assessoria do arcebispo de Curitiba (PR), dom José Antônio Peruzzo.
Na sequência, o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer (SP), abordou a temática “Fratelli Tutti e a Amizade Social. Já a terceira palestra foi sobre a amizade social e a política, com o professor Rodrigo Guerra López, secretário executivo da Pontifícia Comissão para a América Latina.