Saúde
Doença de Parkinson altera sensações corporais das emoções
As descrições dos pacientes com doença de Parkinson sobre suas sensações corporais relacionadas às emoções diferem daquelas dos indivíduos saudáveis
As emoções e a fisiologia
As emoções têm um grande impacto na forma como agimos e regulam os nossos hormônios e muitas das funções vitais do corpo. As emoções também podem estar associadas a fortes reações e sensações físicas, como aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial quando levamos um susto ou sentimos um frio na barriga em um primeiro encontro.
As emoções também se refletem nos sintomas de muitos distúrbios neurológicos e psiquiátricos, sendo que as emoções negativas, em particular, muitas vezes aumentam os sintomas das doenças.
Kalle Niemi e colegas da Universidade de Turku (Finlândia) queriam saber detalhes de como isso se desenrola especificamente no caso da doença de Parkinson.
Além de ser um distúrbio neurológico do movimento, caracterizada por sintomas motores, como lentidão, rigidez e tremor, a doença de Parkinson também está associada a vários sintomas não motores, como depressão, ansiedade e disfunção do sistema nervoso autônomo – disfunção do sistema nervoso autônomo influencia, por exemplo, a circulação sanguínea e o funcionamento do trato gastrointestinal.
Emoções em pacientes de Parkinson
Os voluntários foram questionados sobre seus sintomas e suas sensações corporais associadas a diferentes emoções (raiva, nojo, medo, felicidade, tristeza, surpresa e neutralidade), desenhando-os em um mapa do corpo humano usando um mouse de computador.
Os resultados mostraram que pessoas com doença de Parkinson apresentam diferenças significativas em todas as sensações corporais relacionadas às emoções básicas quando comparadas com os indivíduos saudáveis – para comparação, veja aqui um mapa das emoções nas pessoas saudáveis.
As diferenças foram mais pronunciadas nas sensações corporais de raiva. Enquanto nas pessoas saudáveis a raiva se concentra na região do peito, nas pessoas com doença de Parkinson a sensação corporal de raiva migra para a região abdominal à medida que a doença progride, o que é consistente com a disfunção do sistema nervoso autônomo associada à doença.
Anormalidades emocionais
Anormalidades emocionais são comuns em transtornos psiquiátricos, mas este estudo é o primeiro a mostrar anormalidades nas sensações corporais relacionadas às emoções em um distúrbio neurológico. Os resultados podem abrir novas perspectivas sobre os sintomas e possivelmente até mesmo sobre o tratamento dos sintomas em distúrbios neurológicos.
“Os resultados do nosso estudo levantam muitas questões interessantes sobre o papel das emoções nos sintomas da doença de Parkinson. Estender o nosso método de investigação a outras doenças oferece novas possibilidades para a investigação em neurologia,” disse o professor Juho Joutsa.