ESTADO
Banco do Nordeste prevê aplicação de R$ 10 milhões na Costa das Falésias da Paraíba, em 2024
Conhecida pelo roteiro de belezas naturais e de praias, a Costa das Falésias, no litoral sul da Paraíba, tem mobilizado agentes do setor de turismo para qualificar as atividades do segmento, a fim de conquistar os visitantes da região. O Banco do Nordeste prevê, em 2024, investimentos em R$ 10 milhões para os municípios de Conde, Pitimbú e Caaporã, para desenvolver as atividades ligadas ao turismo.
Um encontro no início de maio reuniu cerca de 30 pessoas, entre donos de pousadas, bares, restaurantes e serviços de guias turísticos, visando tratar as principais demandas das cidades. O agente de desenvolvimento do BNB, Aluísio de Sousa Freitas, destacou que o território integra o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) Turismo Zona da Mata Sul, ação do BNB que tem o objetivo de evidenciar os potenciais econômicos, por meio da qualificação dos serviços e da oferta de crédito direcionado ao crescimento desses empreendimentos.
“Apresentamos as ações na Zona da Mata Sul ao Fórum de Turismo Costa das Falésias, para que esse público saiba que o Banco do Nordeste é fomentador do desenvolvimento territorial, e que tão importante quanto as obras de infraestrutura, são os cursos de qualificação profissional que possam trazer uma experiência positiva aos visitantes”, destacou
Na oportunidade, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PB) apresentou o projeto “Rede de Agentes de Roteiros Turísticos”. Os representantes da Costa das Falésias também foram convidados a participarem da rede de qualificação do Prodeter do BNB.