Politíca
Reconhecimento ao compromisso com a infraestrutura e o emprego marcam homenagens da Fetranslog-NE a personalidades políticas
Evento concorrido realizado na última sexta-feira contou com a presença de políticos e empresários durante a entrega do Troféu do Mérito TRC Nordeste
O anodo setor de Transporte e Logística do país está sendo marcado pela pressão pela retomada das grandes obras de infraestrutura viária e pelas discussões sobre a reforma tributária e desoneração das folhas de pagamento dos setores que mais empregam no Brasil. Os principais articuladores dessas pautas foram reconhecidos em evento realizado na última sexta-feira (24) no Intermares Hall, em Cabedelo, através da entrega do Troféu do Mérito TRC nordeste.
Receberam a honraria em evento organizado pela Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Nordeste (Fetranslog-NE) quatro personalidades políticas que se destacaram em 2024 por suas contribuições significativas para o setor. Os homenageados foram o governador da Paraíba, João Azevêdo, representado por Ricardo Barbosa; o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT),Vander Francisco Costa; o senador Efraim Filho; e o presidente de honra da Fetranslog-NE, Clóvis Bezerra. A cerimônia também marcou a posse da nova diretoria da Federação.
O empresário paraibano Arlan Rodrigues, presidente da Fetranslog-NE, destacou a importância do reconhecimento. “Reconhecer o trabalho de quem atua de forma associativa e coletiva em favor do setor de transportes é essencial. Esta noite é de muita alegria por podermos fazer esses reconhecimentos. Representamos 12.500 transportadoras de cargas e logística em cinco estados. Ser eleito por unanimidade é um motivo de orgulho e responsabilidade, e continuaremos a trabalhar arduamente para dignificar o setor de logística, essencial para a vida dos cidadãos”, considera Rodrigues.
Representando o governador João Azevêdo, que cumpria agenda oficial em São Paulo, o diretor-presidente da Companhia Docas, Ricardo Barbosa, lembrou das obras em infraestrutura lançadas pela gestão estadual. “É uma honra muito grande num evento tão importante, nesse troféu que premia as autoridades que mais se envolveram com o seguimento no ano imediatamente passado. O governador tem um governo de múltiplas ações, mas a infraestrutura rodoviária mereceu absoluta prioridade. Com mais de R$ 3 bilhões investidos, o estado está interligado, enovas licitações e projetos avançam continuamente, melhorando a mobilidade urbana em toda a Paraíba”.
Relator do grupo de trabalho da Reforma Tributária no Congresso e representado a linha de frente em defesa da desoneração da folha de pagamento de setores produtivos, o senador Efraim Filho enfatizou a importância do setor de transportes na agenda econômica. “A agenda econômica do Brasil dialoga diretamente com a vida real do setor de transportes. Sou um aliado do setor produtivo, defendendo a redução de carga tributária e a desburocratização. A reforma tributária é um desafio contínuo, e estaremos lá lutando para defender um setor que emprega muita gente e merece reconhecimento”, garantiu o parlamentar paraibano.
Esses desafios foram lembrados também pelo mineiro Vander Costa, presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), um dos homenageados da noite. “Estou honrado pela homenagem e acredito que foi pelo trabalho dedicado à frente da CNT. Promovemos o transporte na multimodalidade e conseguimos importantes vitórias na reforma tributária. Nosso trabalho é intenso, abrangendo o legislativo, executivo e judiciário, para promover o crescimento econômico e beneficiar o setor de transporte de cargas”, considerou Costa.
Por fim, recebeu o Troféu do Mérito TRC Nordeste o presidente de honra da Fetranslog-NE, o cearense Clóvis Nogueira Bezerra. Membro vitalício da Federação, ele foi representado por sua família devido aos anos que dirigiu a instituição desde a sua fundação, em 2018, levando a entidade sindical aos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Com isso, hoje, a Fetranslog-NE é responsável por 42% da frota de transporte de carga rodoviária que circula no Nordeste.