Connect with us

Nacional

Entenda a PEC das Praias e o debate sobre ‘privatização das praias’ e regularização de áreas já ocupadas

O Congresso retomou, em audiência pública realizada em 27 de maio, a discussão sobre a chamada PEC das Praias, como ficou conhecida uma proposta de emenda constitucional que permite que a União ceda a entes privados terrenos situados a poucos metros do mar. Aprovado pela Câmara em 2022, o projeto recebeu parecer favorável do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e gerou uma disputa no Congresso e nas redes.

  • Defensores da proposta alegam que a mudança permitiria a regularização de áreas já ocupadas pela população;
  • Críticos — inclusive o governo — argumentam que permitir que os terrenos à beira-mar sejam transformados em áreas particulares poderia prejudicar a preservação dos biomas e dificultar o acesso do público a zonas litorâneas.

O projeto tem sido chamado nas redes de uma licença para a “privatização das praias”, em uma polêmica que mobilizou famosos como o jogador Neymar e a atriz Luana Piovani.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou na última segunda-feira (3) que não há pressa em pautar o projeto, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), já avisou que o governo irá trabalhar para derrotar a proposta.

consultando a legislação, documentos e advogados para explicar, em quatro pontos, qual é a proposta da PEC, quais são os argumentos de seus críticos e defensores e se o projeto pode, de fato, levar à privatização das praias brasileiras.

  1. O que muda com a PEC das Praias?
  2. O projeto realmente pode privatizar as praias brasileiras?
  3. O que dizem os críticos da proposta?
  4. E quais são os argumentos dos defensores da PEC?

1. O QUE MUDA COM A PEC DAS PRAIAS?

PEC 3/2022 propõe alterar a Constituição para retirar da lista de bens exclusivos da União os chamados terrenos de marinha — faixas que vão do ponto médio da maré alta até uma largura de 33 metros em direção ao continente. O objetivo é permitir a transferência total desse tipo de terreno para estados, municípios e pessoas físicas e jurídicas.

Infográfico mostra áreas consideradas como praia, faixa de segurança e terrenos de marinha
Terreno de marinha. Região afetada pela PEC abrange, em teoria, áreas situadas depois da faixa de areia (MGI).

O texto determina que a cessão de terrenos ocupados por outras esferas do poder público ou por habitações de interesse social seria gratuita, enquanto a compra por particulares ocorreria mediante pagamento. Continuariam pertencendo à União áreas ligadas ao serviço público federal, unidades ambientais federais e zonas não ocupadas.

Apesar de pertencerem à União, muitos terrenos de marinha, na prática, já são ocupados por civis ou empresas privadas em diversos regimes de uso. De acordo com o Ministério da Gestão, Inovação e Serviços Públicos, por exemplo, 151 mil (26%) dos 568 mil terrenos de marinha estão cedidos a pessoas físicas e jurídicas em regime de aforamento — modelo em que a União atribui a terceiros o domínio de um imóvel de sua propriedade.

Mesmo os que possuem imóveis nesse regime não são considerados donos do terreno — a divisão é de 83% para o proprietário e 17% para a União. Há, por isso, a obrigação de pagar as seguintes taxas:

  • Foro: pensão anual equivalente a 0,6% do valor total do terreno;
  • Laudêmio: pago em caso de transferência do terreno e equivale a 5% do valor total da área, excluídas as benfeitorias realizadas.

Caso aprovada, a PEC permitiria a cessão total dos terrenos e extinguiria as taxas.

O texto foi apresentado em 2011 pelo ex-deputado federal Arnaldo Jordy (Cidadania-PA) e aprovado em dois turnos pela Câmara em 2022, durante o governo Bolsonaro. Relatada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado por Flávio Bolsonaro, a proposta recebeu parecer favorável para aprovação e ainda deve passar por comissões da Casa antes de seguir para o plenário.

A norma que rege atualmente os terrenos de marinha é o decreto-lei nº 9.760, de 1946. As regras sobre ocupação das regiões, no entanto, remontam ao período colonial. De acordo com o Senado, as diretrizes sobre posse e ocupação das áreas têm sido discutidas desde 1710 por motivos como interesses econômicos e a necessidade de garantir a segurança nacional frente a invasões por mar.

2. O PROJETO REALMENTE PODE PRIVATIZAR AS PRAIAS BRASILEIRAS?

Com o texto atual, não. Como dito anteriormente, a proposta determina apenas que as zonas conhecidas como terrenos de marinha podem ter outros donos que não apenas a União. Porém, mesmo com a mudança proposta na PEC, o artigo 20 da Constituição continua determinando que as praias marítimas e o mar são bens do poder público federal.

Há, no entanto, receio de que o projeto acabe permitindo que os proprietários desses terrenos de marinha restrinjam o acesso à praia. Um exemplo seriam os locais em que banhistas só conseguem alcançar a faixa de areia caso atravessem um terreno privado.

“A PEC em si, com essa coisa de terminar a figura dos terrenos de marinha, ela não vai automaticamente privatizar praias, tá? Mas a questão é o acesso às praias, aí sim que podem ser privatizadas, porque na hora que esses terrenos todos que ficam adjacentes às praias forem privatizados, você começa a ter uma privatização do acesso às praias, que são bens comuns da sociedade brasileira” — Ana Paula Prates, diretora do Departamento de Oceano e Gestão Costeira do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em entrevista à Rádio Nacional.

O advogado Antonio Carlos de Freitas Júnior, mestre em direito constitucional pela USP, argumenta que esse cenário continua sendo ilegal, com ou sem aprovação da PEC. Isso porque o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (lei nº 7.661/1988), que não é alterado pelo novo texto, institui que “as praias são bens públicos de uso comum do povo, sendo assegurado, sempre, livre e franco acesso a elas e ao mar, em qualquer direção e sentido, ressalvados os trechos considerados de interesse de segurança nacional ou incluídos em áreas protegidas por legislação específica”.

Freitas Júnior lembra ainda que o Código Civil prevê a criação de passagens em terrenos particulares que limitem o acesso à praia: “A praia continua tendo acesso público. Então, se no caso hipotético do acesso à praia ser garantido apenas por um resort, o resort vai ter que deixar uma passagem para não restringir o acesso público à praia.”

Foto aérea da praia de Jurerê, em Florianópolis, mostra orla ocupada com residências
Embate. Em Florianópolis, estão em curso disputas judiciais por conta de residências construídas em territórios de marinha sem demarcação (MGI)

3. O QUE DIZEM OS CRÍTICOS DA PROPOSTA?

Além do receio da PEC permitir a privatização das praias, ambientalistas e organizações da sociedade civil apontam que a venda desses terrenos pode aumentar a degradação ambiental de áreas de mangue e restinga, que funcionam como barreiras naturais contra desastres climáticos e ajudam a preservar o ecossistema marinho.

O governo também se posicionou contra a proposta em entrevista do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, na última segunda-feira (3). O objetivo do Executivo é articular com o Congresso a derrubada do texto. “O governo é contrário a qualquer programa de privatização das praias públicas, que cerceiam o povo brasileiro de poder frequentar essas praias”, afirmou o ministro.

Durante a audiência pública realizada no Senado no dia 27 de maio, a secretária-adjunta da Gestão do Patrimônio da União, Carolina Stuchi, alegou ainda que o projeto também pode favorecer a ocupação desordenada de terrenos, o que ameaça o ecossistema e o torna mais propenso a eventos climáticos extremos, como erosões causadas por fortes chuvas.

No mesmo evento, governistas também acusaram a proposta de favorecer empresários e construtoras interessadas em adquirir e privatizar áreas litorâneas. Durante a audiência pública, o deputado Túlio Gadelha (Rede-PE) citou o nome do jogador Neymar, que fez propaganda de um empreendimento instalado pela incorporadora Due em praias do litoral de Pernambuco e de Alagoas.

A crítica contra o jogador foi amplificada nas redes pela atriz Luana Piovani: em vídeo, ela pediu que seus seguidores votassem contra a proposta na consulta pública do Senado. Entre os dias 26 de maio e 2 de junho, correntes com links para a votação foram compartilhadas mais de 380 vezes em grupos de WhatsApp monitorados pelo Radar Aos Fatos.

Neymar respondeu com ofensas à atriz nas redes, e, por meio de sua assessoria de imprensa, emitiu uma nota negando qualquer associação dos investimentos da Due — parceira comercial do jogador — com a PEC.

4. QUAIS SÃO OS ARGUMENTOS DOS DEFENSORES DA PEC?

O relator Flávio Bolsonaro argumenta que a proposta beneficiaria mais de 520 mil propriedades cadastradas pela SPU (Secretaria de Patrimônio da União) — e só no Rio de Janeiro, por exemplo, permitiria a transferência de 8.300 casas para moradores do Complexo da Maré e de comunidades quilombolas instaladas na restinga da Marambaia.

Foto da audiência pública mostra o senador Flávio Bolsonaro sentado no meio de outras debatedoras, como a representante da Associação dos Terminais Portuários Privados, Ana Paula Franco e secretária adjunta do Meio Ambiente, Carolina Stuchi
Defesa. Flávio Bolsonaro, relator do projeto na CCJ do Senado, defende que o projeto fortalece municípios, que conhecem mais a situação dos terrenos de marinha do que a União

A posição vai ao encontro da opinião do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), que relatou o texto na Câmara: “Vamos liberar para as cidades pedaços de solo nobres, onde a população terá condições de fazer investimentos, desfrutar dessas áreas, integrar na situação urbana e transformar em áreas absolutamente lindas, é isso que nós vamos fazer com essa PEC”, declarou.

Na época em que o texto tramitou na Câmara, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), classificou a proposta como um avanço, já que representaria o fim do laudêmio — cobrança que, segundo ele, é “subjetiva” — e uma forma de desburocratização.

Durante a audiência pública do fim de maio, senadores como Esperidião Amin (PP-SC) e Marcos Rogério (PL-RO) também defenderam a proposta e negaram que o texto permite a privatização das praias.

Referências:

1. Senado (12345)
2. g1 (12)
3. CNN Brasil
4. Correio Braziliense
5. Planalto (123456)
6. Governo federal (123)
7. Agência Brasil (12)
8. GT Mar
9. O Globo (12)
10. UOL
11. Câmara
12. Folha de S.Paulo

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE43 minutos ago

Vereador de Jacaraú é condenado a indenizar colega por dano moral

Segurança Pública1 hora ago

Operação combate desmatamento do bioma Mata Atlântica na Paraíba e mais 17 estados no país

CIDADE2 horas ago

Nova pesquisa aponta Domiciano Cabral na frente de Taciana Leitão

Judiciário2 horas ago

Paraíba terá em 2024 maior número de eleitores aptos a votar de toda sua história

CIDADE2 horas ago

Lucena tem 50 candidatos concorrendo a nove vagas de vereador

CIDADE2 horas ago

TCE investiga grande esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na Prefeitura São José de Caiana

Nacional3 dias ago

Gleisi tenta apaziguar tensões e nega apoio do PT a candidatura de Hugo Motta para presidência da Câmara

ENTRETENIMENTO3 dias ago

O truque que uso para me ajudar a sair do ciclo de tristeza

Educação & Cultura3 dias ago

Estudantes universitários: o que você precisa para seu dormitório!

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Libertar-se do pecado requer não gostar dele

Educação & Cultura3 dias ago

A maior lição depois de 20 anos de educação especial nas escolas católicas

Segurança Pública3 dias ago

Pena para feminicídio vai aumentar para até 40 anos

ECONOMIA3 dias ago

Fazenda eleva projeção para alta do PIB em 2024 de 2,5% para 3,2%

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Sabadinho Bom apresenta grupo Pé de Choro neste final de semana

Saúde3 dias ago

Como ser doador de órgãos em vida ou após a morte? Entenda

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Café Gelado

Educação & Cultura3 dias ago

Projeto proíbe trote estudantil humilhante em universidades

Educação & Cultura3 dias ago

Novo Plano Nacional de Educação tem quarta audiência na CE

Judiciário3 dias ago

Supremo começa a julgar se condenados por júri popular podem ser presos imediatamente após decisão

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

Inscrições do concurso para agente comunitário de saúde e de endemias terminam na próxima segunda-feira

Internacional3 dias ago

Mesmo após sua morte, Alberto Fujimori ainda polariza o Peru

Internacional3 dias ago

China encerra programa de adoção por estrangeiros

Internacional3 dias ago

Austrália retira medalhas de militares por crimes de guerra

Internacional3 dias ago

A Otan deve derrubar drones russos no oeste da Ucrânia?

Judiciário3 dias ago

Justiça Eleitoral derruba segunda pesquisa IPN em Bananeiras por suspeitas de fraude eleitoral

Esporte3 dias ago

Neymar no Brasileirão? Novo reforço do Corinthians revela papo com craque: ‘Volte para casa’

ECONOMIA3 dias ago

Dinheiro esquecido no Banco Central irá para o governo após 30 dias de publicação da nova lei

CIDADE3 dias ago

Karla Pimentel desponta como favorita à reeleição em Conde com 62% das intenções de voto revela pesquisa

Segurança Pública3 dias ago

Dinheiro vivo e avião apreendidos pela PF: empresário e dono de Faculdade de Medicina sob suspeita em operação eleitoral

Politíca3 dias ago

Traição, Racha no Centrão e Apoio de Lira a Hugo Motta: A Explosiva Disputa pela Presidência da Câmara

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional8 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Internacional2 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário4 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO9 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO9 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional2 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Internacional6 meses ago

China

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional4 dias ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO4 dias ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional4 dias ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional4 dias ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde2 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA2 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública2 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE2 semanas ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura2 semanas ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde3 semanas ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde3 semanas ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura3 semanas ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Saúde3 semanas ago

COMO MANTER O CÉREBRO JOVEM

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADOS COM ANTÚRIO: COMO REPLANTAR E FAZER MUDAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

PESQUISADORES CRIAM SUBSTITUTO BIODEGRADÁVEL DO PLÁSTICO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

BRASIL BUSCA EXPANDIR MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL DE ALGODÃO

Educação & Cultura3 semanas ago

RACISMO ESTRUTURAL E DEMOCRACIA

Educação & Cultura3 semanas ago

Dia Internacional para Relembrar o Tráfico de Escravizados e sua Abolição

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br