Educação & Cultura
3 desafios que você deve conhecer antes de decidir educar seus filhos em casa
Se você está interessado em educar seus filhos em casa e quer saber os meandros da decisão, você deve estar atento a esses desafios
Como mãe que educa em casa há seis anos, tenho uma longa lista de coisas que adoro na educação dos meus filhos desta forma.
Adoro poder personalizar o currículo para cada criança individualmente , de modo que uma criança está muito à frente em literatura e história, enquanto outra está uma nota à frente em matemática.
Adoro não ter que apressar todo mundo para fora de casa pela manhã, mas posso desfrutar de manhãs mais lentas e tranquilas lendo livros, ouvindo música, jogando jogos imaginativos e passando tempo com a família.
Adoro que meus filhos passem muito tempo ao ar livre , em qualquer clima, conhecendo as plantas e os animais locais muito melhor do que eu e aprendendo a amar este mundo incrível que Deus criou.
Adoro que possamos viajar com facilidade , sempre que quisermos, arrumando os livros escolares para pegar a estrada fora de temporada, como meados de setembro ou final de janeiro.
Adoro poder estar presente em todos os altos e baixos de suas vidas diárias , ensinando-os a navegar nas interações sociais com cortesia e a superar os momentos difíceis com coragem.
Adoro saber exatamente o que eles estão aprendendo e poder apresentar informações através das lentes da verdade, da beleza e da bondade que buscamos constantemente como família católica.
Há muito o que amar no ensino doméstico, mas não é fácil. Fiquei um pouco surpreso, como alguém que não estudou em casa, ao descobrir que algumas partes da educação dessa forma são muito mais difíceis do que eu esperava.
Se você está interessado em educar seus filhos em casa e quer saber os meandros da decisão, aqui estão três desafios inesperados da educação em casa .
1
O ENSINO DOMÉSTICO EXIGE MUITA DISCIPLINA
Sem dúvida, a parte mais difícil do ensino doméstico para mim é o alto nível de disciplina pessoal que ele exige . Preciso ser muito organizado com nossa agenda, livros e materiais se quiser ter algum sucesso com as aulas diárias.
Parte desta disciplina inclui ser firme e autoritário na criação dos filhos. Eu atribuo isso ao estilo parental autoritário , no qual os filhos são tratados com respeito e carinho afetuoso, enquanto os pais também estabelecem limites firmes com consequências consistentes. Como sou professora dos meus filhos, tenho muitas oportunidades durante o dia para eles ultrapassarem os limites e isso pode levar a atritos entre nós.
Descobri que o melhor remédio para esse atrito e resistência é manter os limites firmemente e, ao mesmo tempo, reconhecer e simpatizar com o que a criança sente, mas isso exige muito de mim. Resumindo, se você gosta de ser um “pai divertido” e não gosta de ser um disciplinador firme (eu mesmo tendo essa categoria), esse aspecto da educação em casa será difícil para você. Ao mesmo tempo, acho que isso me tornou um pai melhor e me ajudou a crescer como pessoa, então há definitivamente coisas positivas sobre a grande necessidade de disciplina também.
2
EDUCAR EM CASA PODE SIGNIFICAR UMA CASA MAIS BAGUNÇADA
Essa parte do ensino em casa realmente me surpreendeu e demorou um pouco para me acostumar! Como meus filhos estão literalmente sempre em casa, raramente consigo limpar toda a casa ao mesmo tempo. Se estou limpando um cômodo, eles estão brincando e fazendo bagunças criativas em outro! Acrescente a isso os projetos de arte, experimentos científicos e atividades para entreter crianças em idade pré-escolar e crianças pequenas durante as aulas, e você verá como é desafiador limpar toda a casa se você estudar em casa.
É claro que meus filhos ajudam em muitas tarefas e temos horários regulares de limpeza diária em nossa programação. Eles são muito bons em limpar a sujeira de crianças pequenas. Mas é a maneira natural das crianças fazerem bagunça enquanto brincam, então, na maioria das vezes, temos algum tipo de caos criativo acontecendo em casa.
Meu marido aprendeu a ser extremamente paciente quando eu mando uma mensagem para ele: “Só para avisar, as crianças estão brincando MUITO criativamente por toda a casa hoje!”
3
O ENSINO EM CASA PODE TORNAR MAIS DIFÍCIL CUIDAR DE SI MESMO
Mais uma vez, porque estou sempre com os meus filhos, com raras pausas, acho que pode ser fácil abordar o esgotamento. Meus filhos são muito enérgicos e é muito difícil acompanhá-los.
O autocuidado é uma das coisas que menos vejo falar no mundo do ensino em casa, mas para mim é uma das coisas mais importantes a incluir nos meus planos de ensino em casa. Caso contrário, este estilo de vida de servir como mãe e professora pode tornar-se esmagador.
O autocuidado como mãe que educa em casa parece diferente para mim em diferentes épocas, mas agora, estou achando muito útil acordar antes dos meus filhos e fazer algumas orações, exercícios e momentos de silêncio sozinha. No ano letivo passado, matriculei meus filhos em uma escola híbrida uma manhã por semana para me dar um tempo. No ano anterior, um dos meus filhos mais enérgicos frequentava a pré-escola duas manhãs por semana. No ano anterior, entrei em uma academia com creche, onde poderia deixar meus filhos enquanto fazia exercícios e tomava banho.
Você entendeu a ideia. Como pais que educam em casa, precisamos pensar e planejar um pouco mais sobre como faremos pausas para recarregar as energias e cuidar de nós mesmos. Nossos cônjuges também desempenham um papel importante aqui: meu marido assume grande parte da carga mental em nossa casa, a fim de liberar meu tempo para estudar em casa. O papel do outro pai em garantir que o pai que educa em casa tenha tempo suficiente para si é uma parte realmente crucial na decisão de estudar em casa.
Como mãe que educa em casa, descobri que essas três coisas são a parte mais desafiadora da educação em casa. Eu adoraria ouvir sua opinião: se você estuda em casa, concorda com esta lista? O que você acrescentaria?