Esporte
Primeira medalha de ouro do Brasil foi conquistada por um coronel do Exército em 1920 na Antuérpia, Bélgica
Conheça a dramática e desconfortável história da viagem até a Antuérpia e como, apesar dos reveses, a delegação brasileira conquistou três medalhas, sendo uma delas de ouro, no tiro
Em tempos de espírito olímpico, uma história pouco conhecida do grande público faz a ponte entre o esporte e o combate.
Nas Olimpíadas de 2024, como publicado em matéria da Revista Sociedade Militar, mais de um terço dos atletas brasileiros que competem em Paris é composto de militares.
E isso não é de hoje. Acontece que a primeira medalha de ouro conquistada pelo Brasil em olimpíadas foi ganha por um militar do Exército.
Oficialmente conhecidos como Jogos da VII Olimpíada, os Jogos Olímpicos foram realizados em Antuérpia, na região de Flandres, na Bélgica.
O local foi escolhido como homenagem do Comitê Olímpico Internacional ao sofrimento infligido ao povo belga durante a Primeira Guerra Mundial.
Na Antuérpia, pela primeira vez foi hasteada a bandeira olímpica (branca com cinco anéis no centro representando os cinco continentes).
Foi nessa edição que o Brasil fez a sua estreia nos Jogos Olímpicos.
E a viagem, apesar de cheia de obstáculos, não foi em vão, pois os brasileiros marcaram presença ao conquistar três medalhas, sendo uma delas de ouro, no tiro.
Um militar do Exército Brasileiro foi o ganhador do ouro. A seguir, vamos mostrar quem foi esse bravo soldado e a história quase trágica por trás de suas vitórias.
A DRAMÁTICA JORNADA PARA A ANTUÉRPIA E A PRIMEIRA MEDALHA DE OURO DO BRASIL
A primeira medalha olímpica de ouro conquistada pelo Brasil foi na prova de tiro esportivo. O militar que venceu a competição foi o tenente-coronel Guilherme Paraense. O caso é que essa vitória foi o desenrolar de uma história digna de um roteiro cinematográfico.
A viagem para Antuérpia foi em condições precárias, em camarotes pequenos de terceira classe. O traslado se estendeu por 27 dias. Os atletas acordavam cedo para treinar improvisadamente no convés.
Em uma das conexões em Bruxelas, parte das armas e munição da equipe brasileira foram roubadas. Com tantos percalços, o time do Brasil naturalmente chegou aos jogos com o moral baixo, além de sem alimentação e sem material esportivo.
Chocados com a situação dos colegas, os atiradores americanos emprestaram armas e munição moderna. De posse de armas adequadas – bastante superiores em relação às que foram roubadas – os brasileiros derrotaram os próprios americanos, ganhando as primeiras medalhas de ouro, prata e bronze no tiro em olimpíadas
Em 3 de agosto de 2024 comemora-se o 104º aniversário da conquista da primeira medalha olímpica do Brasil.
Desde então, o país acumulou um total de 150 medalhas em olimpíadas, distribuídas em 37 de ouro, 42 de prata e 71 de bronze, em 19 modalidades diferentes.