Saúde
Suplementos multivitamínicos não vão ajudar você a viver mais
Sem suplementação de anos adicionais
Dados cobrindo 20 anos e quase 400.000 adultos saudáveis nos EUA mostraram que pessoas que tomam suplementos multivitamínicos diariamente não têm menos probabilidade de morrer por qualquer causa, idade a idade, do que aquelas que não tomam esses suplementos.
Na verdade, os multivitamínicos foram associados a um risco de mortalidade 4% maior, mas isso pode ser porque pessoas com problemas de saúde relacionados à idade têm mais probabilidade de usar suplementos.
Tem havido seguidos alertas de que os suplementos vitamínicos e minerais não protegem a saúde. Alguns cientistas chegam a dizer que vitaminas e suplementos são “desperdício de dinheiro”.
Além disso, este é estudo observacional, uma pesquisa na qual o sujeito é observado para ver se há uma relação entre duas ou mais coisas (por exemplo: o consumo de bebidas diet e a obesidade). Assim, estudos observacionais não podem provar que uma coisa causa a outra, apenas que elas estão interligadas.
Comentários de especialistas sobre a pesquisa destacam que, embora os multivitamínicos possam ter outros benefícios além da prevenção da morte, o estudo vem se juntar a outras evidências de que os alimentos devem ser o foco principal das intervenções nutricionais, e não a ingestão de suplementos sintéticos.
“Neste estudo de coorte de 390.124 adultos dos EUA sem histórico de doenças crônicas graves, não encontramos evidências que apoiassem a melhora da longevidade entre adultos saudáveis que tomam multivitamínicos regularmente,” concluíram Erikka Loftfield e seus colegas do Instituto Nacional do Câncer dos EUA.