CIDADE
Eventos em comemoração ao aniversário de João Pessoa são abordados em sessão na CMJP
As festividades dos 439 anos da cidade foram comentados na sessão
Eventos em comemoração aos 439 anos de João Pessoa, completados na última segunda-feira (5), foram abordados e elogiados por parlamentares durante a sessão da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).
O primeiro evento citado foi o passeio ciclístico, realizado pela própria CMJP, na segunda-feira (5), que contou com cerca de mil ciclistas percorrendo 10km pelo Centro Histórico de João Pessoa e ouvindo narrativas sobre as histórias dos pontos específicos por onde passavam.
O encerramento da tradicional Festa das Neves foi o segundo evento abordado pelos parlamentares, desde as apresentações de artistas locais, de religiosos, à presença dos parques e do histórico espetáculo da ‘Monga’, que é a mulher que se transforma em gorila.
O terceiro evento citado em comemoração ao aniversário da cidade foi a ação realizada pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e Sempre Alerta Brasil (SAB) com atividades no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), além da Praça Pedro Américo, a sede do Paço Municipal, a Casa do Azulejo e o Hotel Globo, com mais de cem jovens resolvendo questões que envolviam a história da capital paraibana.
Segurança nos estádios
Outro tema discutido foi a necessidade de repensar como pode ocorrer a atuação da Polícia Militar (PM) nos jogos de futebol realizados no Estádio José de Américo Almeida Filho, mais conhecido como “Almeidão”, além da identificação do público participante, ou não, de torcidas organizadas. De acordo com relatos, o uso de spray de pimenta, embora esteja nos conformes da conduta de uso progressivo da força dos policiais militares, acaba prejudicando a participação de famílias no evento. Diante do conhecimento de que, em João Pessoa, a Polícia tem se responsabilizado não somente pela segurança interna e externa desse tipo de evento, mas, também, da cidade, sugeriu-se a contratação de empresas particulares para administrar a segurança interna, uma vez que é de iniciativa privada. A proposta é seguir o modelo já utilizado em outros estádios, a exemplo do Maracanã.