Connect with us

Internacional

Genocídio yazidi: reparações cada vez mais distantes

Dez anos após massacre cometido pelo “Estado Islâmico”, Iraque expulsa a Comissão Especial de Inquérito da ONU Unitad. Muitas vítimas e suas famílias estão perdendo a esperança de obter justiça e reparações

Nas primeiras horas da manhã de 3 de agosto de 2014, o grupo extremista “Estado Islâmico” (EI) atacou comunidades no norte do Iraque que abrigavam a minoria étnico-religiosa yazidi.

Os homens foram executados no local, as mulheres e crianças foram capturadas, e milhares acabaram sendo vendidas como escravas.

Em 2017, o EI foi declarado derrotado no Iraque. Hoje, a maioria de seus membros está morta, presa ou clandestina. Mas muitos yazidis ainda aguardam por justiça.

Progresso nos últimos anos

Houve avanços positivos na última década, observa Murad Ismael, diretor da Sinjar Academy, um instituto de educação yazidi no norte do Iraque. Isso inclui o reassentamento de sobreviventes em outros países e processos judiciais internacionais envolvendo ex-membros do EI. Houve ainda o reconhecimento internacional de que o EI cometeu genocídio contra os yazidis e a Lei dos Sobreviventes Yazidis do governo iraquiano. Essa legislação de 2021 oferece reparação às mulheres yazidis vítimas de abuso, incluindo uma renda mensal de cerca de 500 dólares (R$ 2.850).

Mas tanto Ismael quanto outros especialistas avaliam que ainda há muito a ser feito. Dos cerca de 7 mil yazidis capturados pelo EI, 2.600 ainda estão desaparecidos, enquanto valas comuns continuam sendo abertas no Iraque. A busca por justiça tampouco anda bem: “Acho que o mundo, incluindo o Iraque, agora está deixando de lado esse capítulo do EI”, comenta Ismael.

Infelizmente, em 2024 os yazidis sofreram outro grave revés: o fechamento inesperado da Equipe de Investigação das Nações Unidas para a Responsabilização por Crimes Cometidos pelo Daesh (acrônimo em árabe do EI). A organização, comumente conhecida como Unitad, começou a trabalhar em 2018 para investigar os crimes do grupo, inclusive os cometidos contra os yazidis, mas será dissolvida em meados de setembro.

A Unitad está no Iraque a convite do governo do país, mas no fim de 2023 os iraquianos disseram que ela não era mais necessária. O chefe da entidade, Christian Ritscher, já alertou que sua equipe não conseguirá concluir os trabalhos até setembro.

“Muitos sobreviventes […] veem a Unitad como a única esperança de alcançar uma justiça significativa no Iraque”, argumentaram 33 diferentes grupos de advocacia em carta aberta. “A interrupção de seu trabalho de forma tão abrupta […] seria um desastre para os sobreviventes, para o Iraque e para a comunidade internacional. Isso enviaria o sinal de que a justiça não é uma prioridade real.”

Por que fechar a Unitad?

Há vários motivos para o fim inesperado da Unitad. Um deles é político, e “qualquer coisa internacional parece não ser bem recebida pelo novo governo iraquiano”, afirma Ismael. Em maio de 2024, o Iraque solicitou a retirada da Missão de Assistência das Nações Unidas que atuava no país desde 2003.

Relatos da imprensa local também sugerem um atrito entre a Unitad e o establishment iraquiano: o Iraque não tem uma lei sobre crimes internacionais, ou seja, violações graves do direito internacional, como crimes contra a humanidade, genocídio, tortura ou desaparecimentos forçados.

Por isso, nenhum membro do EI foi acusado de crimes internacionais no Iraque, salientou o professor de direito curdo Bryar Baban numa análise para o Centro de Pesquisa Francês sobre o Iraque, no início de 2024, comentando: “Lamentavelmente, a Unitad não teve sucesso em pressionar as autoridades iraquianas a promulgar tal legislação.”

No Iraque, os membros do EI geralmente são processados com base em leis antiterrorismo: “O sistema judiciário iraquiano carece de julgamentos justos, com alguns durando apenas 10 minutos. Os julgamentos não incluem vítimas e sobreviventes […] e as atrocidades cometidas contra os yazidis raramente são levadas em conta nos processos judiciais iraquianos.”

Além disso, o Iraque aplica a pena de morte, à qual a ONU se opõe. É por isso que, segundo a mídia local, a Unitad nem sempre demonstrou muito interesse em compartilhar provas com os iraquianos.

Impacto do fechamento da Unitad

“Vai haver um grande vazio que precisará ser preenchido”, afirma Pari Ibrahim, diretora da Free Yezidi Foundation, durante um evento recente do Atlantic Council. “Estávamos realmente contando com a Unitad.”

Mas o que mais preocupa os especialistas jurídicos e as organizações de defesa é o que acontecerá com as provas que a Unitad coletou até agora. Algumas vieram por meio do governo iraquiano, mas a organização também mantinha investigadores conduzindo entrevistas em campo.

“Muitos sobreviventes procuraram a Unitad porque confiavam no mecanismo da ONU”, ressalta Ibrahim. “Muitos não queriam compartilhar seu testemunho com os promotores iraquianos”, por não confiar neles.

Relatos da imprensa sugerem que as autoridades iraquianas podem agora querer manter as provas e conduzir julgamentos dentro do próprio país. E deram também a entender que se reservarão a prerrogativa de autorizar os promotores de outros países para usar as provas iraquianas.

Mas, como questiona o professor de direito Baban, se o Iraque se recusar a repassar as provas, “será que não estaremos diante de uma negação de justiça?”

E agora?

As organizações de defesa dos yazidis sugeriram que a ONU mantenha as provas da Unitad em segurança ou que outro tribunal especial seja criado para substituí-la.

“Em última análise, nossa posição é que queremos que a justiça seja feita no Iraque”, disse Natia Navrouzov, diretora da organização de defesa Yazda, durante o evento do Atlantic Council. “Como essa é a terra natal dos yazidis e de outras minorias que foram alvos de ataques, é aqui que está a maioria dos sobreviventes, as provas, os autores e as cenas dos crimes. Mas o que está faltando é a confiança.”

Há um projeto de lei no Iraque que prevê o julgamento de crimes internacionais, mas ele ainda não foi aprovado. E as autoridades iraquianas não são suficientemente transparentes sobre seus planos, argumentou Navrouzov. “No momento, a mensagem é a de que ‘estamos fechando a Unitad e vamos assumir o controle. Mas onde está a parte da construção de confiança?”

“Acredito na luta, mas, como disse antes, também acho que o mundo seguiu em frente”, conclui Ismael, diretor da Sinjar Academy. “Mas nós, yazidis, não podemos seguir em frente. Nós nos apegamos a essa ideia de responsabilidade e justiça porque, para nós, é algo pessoal – enquanto para o resto do mundo é algo político. Para eles, o EI acabou, não existe mais. Mas nós nunca podemos esquecer.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ENTRETENIMENTO15 horas ago

Você vai adorar este poema extraordinário sobre o outono

Esporte15 horas ago

João Azevêdo prestigia Final do Campeonato Brasileiro de Ginástica e destaca importância do evento na divulgação da Paraíba

Saúde15 horas ago

Serviços da Rede Municipal de Saúde seguem disponibilizando a vacina contra Influenza

Nacional16 horas ago

Governo esconde gastança de Janja em viagem a Nova York

Politíca16 horas ago

Aliados estimam Motta com 340 votos para presidência da Câmara

Nacional16 horas ago

Jair Bolsonaro alerta para aliança entre PT e Alexandre de Moraes

Nacional16 horas ago

Governo anuncia novo bloqueio de R$ 2,1 bilhões no orçamento federal

Judiciário16 horas ago

Como Alexandre de Moraes virou protagonista da escalada do autoritarismo no Brasil

ECONOMIA16 horas ago

Em NY, Haddad nega que fiscal e queimadas afastem investimentos estrangeiros do Brasil

Internacional17 horas ago

Os pagers explosivos no Líbano e o direito internacional

Internacional17 horas ago

Como navios nazistas naufragados ameaçam a costa brasileira

Internacional17 horas ago

Usina nuclear que gerou pânico nos EUA será reativada

Internacional17 horas ago

Ataque de Israel mata comandante do Hezbollah e mais 36

Internacional17 horas ago

Ataques ucranianos incendeiam depósitos russos de armas

Internacional17 horas ago

Europa recorda ousada, mas malsucedida operação da 2° Guerra

Internacional17 horas ago

Zelenski critica conferência proposta pelo Brasil e China

ESTADO17 horas ago

Detran-PB promove corrida pela paz no trânsito no Dia Mundial sem Carro

ENTRETENIMENTO17 horas ago

Shakespeare era católico? Aqui estão as evidências

Saúde17 horas ago

Exame para detecção de câncer do colo do útero é realizado nas Unidades de Saúde da Família

Politíca17 horas ago

10,7% da população paraibana têm algum tipo de deficiência; leis de Jutay garantem proteção e inclusão

Politíca17 horas ago

Nove atletas paraibanos paraolímpicos são medalhistas nos jogos de Paris; Camila defende mais investimentos no paradesporto

Politíca17 horas ago

Cícero e Leo fazem carreata ao lado do governador João Azevêdo passando por 18 bairros da Capital

CONCURSO E EMPREGO18 horas ago

Sine-JP inicia semana com 367 vagas de empregos abertas em vários setores

Politíca18 horas ago

Veneziano participa de atividades de campanha reforçando a presença do MDB nos municípios paraibanos

ENTRETENIMENTO18 horas ago

Sobremesa Tentação/Sensação na Travessa

CIDADE18 horas ago

Urgente: Áudio mostra prefeito de Esperança, Nobinho Almeida, ‘comprando’ apoio de candidato a vereador

Internacional18 horas ago

Guterres pede ação para implementar Pacto para o Futuro

Internacional18 horas ago

Em Moçambique, Nações Unidas apoiam ação juvenil na cooperação global

Segurança Pública18 horas ago

Coral de reeducandas da Penitenciária Júlia Maranhão se apresenta em evento no IFPB

Saúde18 horas ago

Simpósio no Juliano Moreira discute desafios e oportunidades na era digital relacionados à saúde mental

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional2 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário4 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional2 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional6 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde6 dias ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura6 dias ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO6 dias ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional6 dias ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 dias ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional1 semana ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional1 semana ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional1 semana ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde3 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA3 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública3 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE3 semanas ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura3 semanas ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde3 semanas ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde3 semanas ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura3 semanas ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br