ENTRETENIMENTO
Como tornar a hora do jantar com sua família mais significativa
Entediado na mesa de jantar? Correndo para fazer as refeições em família? Estas 5 dicas simples ajudarão a tornar a hora da refeição a melhor parte do dia
Na minha opinião, a hora do jantar é uma experiência maravilhosa e pacífica que todos esperam ansiosamente durante o dia. (Também é importante para o bem-estar da nossa família .) As principais tarefas do dia são feitas, e uma comida deliciosa restaura o humor de todos e os prepara para uma noite tranquila. A conversa no jantar é edificante e agradável, unindo todos. Esse, pelo menos, é o meu sonho.
Mas aprendi cedo que uma hora de jantar feliz não se materializa magicamente do nada. O mau-humor pode azedar tudo, uma conversa boba e frustrante pode atrapalhar a refeição e, se não houver hábitos estabelecidos, a ansiedade e o “Posso sair da mesa agora?” dominam o dia. Hoje em dia, meu sonho de jantar se realiza mais noites do que não, mas foi preciso algum treinamento intencional e prática para que a hora do jantar se tornasse uma experiência memorável e positiva. Aqui estão algumas coisas que tentamos que ajudaram a tornar a hora do jantar mais significativa.
Afaste as telas e defina um horário para a duração do jantar.
Tornar as telas proibidas durante o jantar limitará as distrações e permitirá (ou forçará) todos a estarem um pouco mais presentes. Descobrimos que precisávamos definir um cronômetro por um tempo para manter todos na mesa por um tempo mínimo. Começamos com apenas 10 ou 15 minutos e aumentamos a partir daí, gradualmente treinando nossos filhos pequenos a ficarem sentados por períodos mais longos conosco.
Dê a cada um uma tarefa para se preparar para o jantar e limpar tudo depois.
Adicione algum tempo de front-end e back-end à sua refeição e tire o fardo da limpeza e preparação de uma pessoa compartilhando responsabilidades. Alguém pode pôr a mesa, lavar alguns pratos e fazer uma salada antes do jantar, enquanto a limpeza, mais pratos e varrer podem ser feitos depois do jantar. Além disso, ajudar a limpar tudo junto pode ser um ambiente mais descontraído para uma conversa do que durante o jantar, o que significa que você pode fazer com que mais pessoas se abram e participem de uma discussão do que faria de outra forma.
Comece com uma oração.
Depois que todos estiverem reunidos, mas antes de começarem a comer, rezem juntos. Este é um ótimo momento e lugar para crianças menores aprenderem orações, e para crianças mais velhas reforçarem essas orações em sua memória. Se todos estão tentando aprender a oração de São Miguel, ou sua filha do segundo ano está tentando memorizar o Ato de Contrição para sua primeira Reconciliação, este é um lugar onde todos vocês podem rezá-lo juntos antes de fazer uma oração de agradecimento pela comida.
Oriente conversas intencionais.
Tente fazer com que todos os presentes compartilhem algo sobre o seu dia. Ou peça para cada membro da família escolher um tópico que será discutido no jantar. Dessa forma, você pode cobrir os tópicos de discussão favoritos de todos ao longo de vários dias ou algumas semanas. Uma coisa que minha mãe e meu pai faziam conosco quando éramos crianças era encorajar todos a pensar em um elogio para a pessoa à sua direita. Eles empregavam isso especialmente em dias em que um mau-humor generalizado e angústia de brigas pairavam no ar. E uma nota final sobre como guiar conversas – no final do dia, não desanime se demorar um pouco para que todos embarquem e se acostumem a participar da conversa do jantar. Passos de bebê lentos e constantes manterão a hora do jantar avançando, ou pelo menos evitarão que regrida ao caos completo.
Termine o jantar com todos compartilhando algo pelo qual são gratos naquele dia
Não importa o que tenha acontecido, mesmo com todos os seus esforços para manter uma conversa significativa, termine a refeição com uma nota positiva, compartilhando os belos momentos do seu dia .