Segurança Pública
As cinematográficas mansões do almirante: comandante da Marinha em Salvador tem vários imóveis de alto luxo a disposição
Imóveis em posse dos militares também entraram no radar do Congresso Nacional e podem ser vendidos para arrecadar fundos para manutenção
Uma vista maravilhosa para o mar de frente para o Farol da Barra, uma casa na floresta com um lago particular e uma residência com vista para a Bahia de Todos os santos em uma praia fechada para cidadãos comuns estão à disposição para uso exclusivo do Almirante que comanda o segundo distrito naval.
Segundo reportagem da Revista Veja, recentemente terrenos e imóveis em posse dos militares também entraram no radar do Congresso Nacional. Uma dessas casas foi mencionada por um senador ao discutir-se a possibilidade de venda de imóveis das Forças Armadas para arrecadar fundos: “O comandante da Marinha (Almirante de Esquadra Marcos Olsen) tem uma casa em um morro de Salvador com uma baita vista. Há essa necessidade?”, disse o parlamentar.
Residências de alto padrão exclusivas para o Vice-Almirante, Comandante do Segundo Distrito Naval
Segundo o documento denominado NORDINAVLESTE, as residências de alto padrão reservadas para o comandante são funcionais, de representação e exclusivas para o almirante que comanda o segundo Distrito Naval. O oficial que comanda o 2º Distrito Naval possui geralmente o posto de Vice – Almirante e recebe um salário em torno de 32 mil reais mensais.
A residência espetacular no Morro do Gavazza, com vista para o mar e perto do Farol da Barra – apontada na reportagem mencionada – fica na área mais valorizada de Salvador. Um apartamento simples na região pode custar 2 milhões de reais. O valor do aluguel fica na casa dos 12 mil reais mensais. Entretanto, segundo apurado pela Revista Sociedade Militar, para usar a residência, segundo a regulamentação da Marinha, o almirante que comanda o distrito naval desconta 5% do seu soldo, o que hoje equivale a aproximadamente 650 reais.
A residência de altíssimo padrão na da Boca do Rio, que fica dentro da Base naval de Aratu, com uma área verde imensa e um lago com paisagismo planejado, tem também uma piscina de ótimo tamanho e um trapiche bastante bucólico sobre o lago com tilápias e outros peixes. O imóvel chegou a ser compartilhado com a então presidente Dilma em 2011, mas antes passou por uma reforma, que custou mais de 600 mil reais.
A residência na Praia de Inema, com vista para a Bahia de Todos os Santos, clube e segurança particular, nas proximidades de um hotel de trânsito para oficiais da Marinha. A praia é considerada como uma das mais limpas de salvador e é permanentemente vetada para uso da sociedade civil.
Fote: Sociedademilitar