ECONOMIA
FGTS libera pagamentos a partir de R$ 2.000 em nova modalidade; Confira
Sem burocracia, oferta de crédito é rápida e fácil, com possibilidade de simulação, operacionalização e contratação dos recursos pela internet
Dadas as circunstâncias da pandemia de coronavírus, o governo federal aprovou no decorrer de 2020 a criação de algumas medidas de recuperação econômica. Entre elas está a antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
O empréstimo consiste na antecipação de até 3 anos (próximas 3 parcelas) do valor de saque disponibilizado no mês de aniversário do beneficiário. Neste caso, o saldo do FGTS é utilizado como garantia da operação, o que traz mais agilidade e simplicidade durante a contratação.
Outro ponto positivo está relacionado à taxa de juros atrativa: apenas 0,99% ao mês. Sem burocracia, o crédito é rápido e fácil, com possibilidade de simulação, operacionalização e contratação dos recursos pela internet. O valor mínimo das transações é de R$ 2 mil quando somados os três anos de saques-aniversário passíveis de serem antecipados.
Requisitos para participar
O primeiro passo é ter aderir à modalidade de saque-aniversário, anunciada ano passado pelo governo federal e liberada em abril deste ano. Além disso, o beneficiário também precisa:
- Possuir conta poupança ou conta corrente na Caixa Econômica Federal;
- Ser maior de 18 anos ou emancipado pelos pais;
- Estar com CPF em situação regular junto à Receita Federal.
Quais as vantagens?
Entre os pontos positivos oferecidos pela nova linha de crédito do governo federal em parceira com a Caixa, destacam-se:
- Economia por meio de taxas de juros atrativas;
- Praticidade, visto que o pagamento é em parcela única e de forma automática;
- Facilidade na aprovação do crédito;
- Conveniência sem pesar no orçamento, pois não há prestação mensal;
- Rapidez com o depósito do dinheiro na conta do beneficiário um dia após ao da contratação.
Como antecipar o saque-aniversário do FGTS?
O cidadão que possui saldo disponível no FGTS, seja em conta ativa (emprego atual) ou inativa (emprego antigo), e deseja realizar a antecipação do saque-aniversário, a contratação pode ser feita pelo celular ou computar, de forma totalmente digital. Confira o passo a passo a seguir:
- Adesão ao saque aniversário por um dos canais de atendimento da Caixa pela internet, como o app FGTS, app Caixa ou Internet Banking;
- Feito isso, basta acessar novamente um deste mesmo ambientes virtuais e solicitar a antecipação do saque aniversário;
- Firmado o acordo, a Caixa bloqueia o saldo na conta do FGTS para fins de garantia. Dependendo da contratação, ele pode chegar ao valor total do Fundo disponível.
- E por último, basta aguardar o depósito do valor em conta Caixa no dia seguinte.