Judiciário
Thiago Leite participa da posse do ministro Herman Benjamim, primeiro paraibano a assumir a presidência do STJ
O advogado Thiago Leite participou nesta quinta-feira, dia 22, em Brasília, da posse do ministro Herman Benjamin, primeiro paraibano a assumir a presidência do Superior Tribunal de Justiça.
O evento contou com a presença de autoridades e representantes de todos os poderes da República, além de convidados especiais do ministro Herman Benjamin, que é paraibano da cidade de Catolé do Rocha.
“A posse de hoje foi de grande importância para o estado da Paraíba como um todo, porque o ministro Herman Benjamim, originário de Catolé do Rocha, é o primeiro paraibano a assumir a presidência da mais alta corte infraconstitucional do país , ou seja, o Tribunal da Cidadania” , comentou o advogado Thiago Leite.
“De modo que foi motivo de grande alegria ter tido a oportunidade de participar e presenciar um ato tão importante, não só para a Justiça brasileira, mas também para o estado da Paraíba, ver um filho seu ser alçado à condição de presidente de um Tribunal Superior”, acrescentou Thiago.
Em seu discurso de posse como presidente do STJ, o ministro Herman Benjamin, destacou a necessidade de um Estado de Direito inclusivo e lembrou que se a lei é para todos, os pobres, vulneráveis e excluídos são os que mais precisam dela.
“Se a lei é para todos, na verdade, quem mais dela precisa são os vulneráveis, os pobres, os excluídos e os oprimidos em uma sociedade que deveria ser de iguais. O Estado de Direito como projeto inclusivo só será universal quando acabar a fome e a desnutrição. Não há Estado de Direito robusto, pleno e inclusivo na penúria, quando uma criança pobre sonha – em vão – com uma maçã rosada exposta em uma feira livre". Declarou o ministro Herman Benjamin.
Ao lado do ministro Luis Felipe Salomão – que assumiu como vice-presidente –, o ministro paraibano Herman Benjamin comandará o Superior Tribunal de Justiça e o Conselho da Justiça Federal (CJF) pelos próximos dois anos.