Connect with us

Educação & Cultura

O que o apocalipse dos ratos Universo 25 ensina à humanidade

Em fins dos anos 60 a explosão demográfica era uma séria preocupação. Num experimento famoso, John Calhoun deu condições de vida ideais a um grupo de camundongos. O que podia dar errado? Suas conclusões ecoam até hoje

John B. Calhoun demonstrou como uma utopia pode resvalar pelo ralo comportamental e se transformar num apocalipse

Entre as décadas de 1950 e 1970, enquanto o mundo estremecia diante da ameaça da superpopulação, um cientista americano dispôs-se a criar sua própria versão mini do apocalipse. E sua série de experimentos alterou a compreensão do comportamento em condições de aglomeração, com conclusões inquietantes que ressoam até hoje.

John B. Calhoun (1917-1995), destacado behaviorista e etologista do Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH) de Maryland, Estados Unidos, propôs-se uma questão aparentemente simples, mas com implicações profundas: o que acontece quando uma população tem tudo o que necessita?

A partir de experimentos com ratos e camundongos, ele constatou uma tenebrosa espiral de decadência social e colapso demográfico, que denominou “ralo comportamental” (behavioral sink): um terrível espelho da sociedade humana em decadência e um vislumbre do que poderia estar à espreita a humanidade.

Universo 25 e os efeitos da superlotação

Para seus experimentos, Calhoun criou “universos de camundongos”. O mais famoso, conhecido como Universo 25, começou em 9 de julho de 1968. Num recinto de 2,7 x 2,7 metros, criou-se um mundo ideal: comida e água ilimitadas, centenas de ninhos, temperatura perfeita e total ausência de predadores – uma “utopia dos camundongos”, como foi denominado.

No artigo intitulado Morte ao quadrado: Crescimento explosivo e desparecimento de uma população de camundongos em 1973, Calhoun descreve que no início eram quatro casais de roedores cuidadosamente selecionados. Tudo parecia correr às mil maravilhas: os animais se acasalavam, cresciam e prosperavam em seu paraíso artificial, a cada dois meses a população dobrava.

No entanto, alcançada a marca de 620 indivíduos, começaram a surgir problemas que nem o mais pessimista dos profetas poderia ter previsto: à medida que o espaço escasseava, a sociedade desmoronava inevitavelmente. Incapazes de encontrar seu lugar na hierarquia, os mais jovens se tornaram desajustados, as fêmeas solteiras se retiravam para os ninhos isolados nos níveis superiores, vivendo como ermitãs.

Enquanto isso, os machos alfa exibiam agressividade extrema, chegando até o canibalismo. No extremo oposto, os outros machos eram completamente apáticos, passando o dia a comer, beber e se cuidar, sem interagir com os demais. Porém o mais perturbador era o comportamento das mães: oprimidas pelo estresse da aglomeração, muitas descuidavam de suas crias, ou as abandonavam e atacavam. A mortalidade infantil disparou, alcançando até 96% em algumas áreas.

Apesar de haver espaço e recursos para até 3.840 camundongos, a população da “utopia” nunca ultrapassou os 2.200. O último nascimento foi no dia 600 da experiência: a partir daí, a sociedade roedora entrou no mencionado ralo comportamental: os animais esqueceram-se de como se cuidar, cuidar das crias ou até interagir normalmente – uma dinâmica social com paralelismos alarmantes com as cidades humanas densamente povoadas.

Influências na academia e na cultura popular

Embora dramático, o crescimento e colapso do Universo 25 foi apenas uma parte de um corpo de pesquisa que incluiu numerosos experimentos com ratos e camundongos em condições controladas – sempre influenciados por Um ensaio sobre o princípio da população, do economista inglês Thomas Malthus (1766-1834).

A experiência encontrou eco nas inquietudes contemporâneas sobre a superpopulação humana. Em sua obra The population bomb, de 1968, o biólogo americano Paul Ralph Ehrlich despertou temores generalizados de um futuro distópico e superpovoado. Já a partir de sua frase de abertura: “A batalha para alimentar toda a humanidade terminou.” (Em 2011, porém, ele complementaria: “Fui otimista.”)

Em última instância, Calhoun não só tencionava entender as dinâmicas demográficas dos roedores, mas também proporcionar uma advertência sobre os possíveis futuros da humanidade, ao concluiu que a aglomeração poderia provocar uma “morte do espírito”, mesmo estando satisfeitas todas as necessidades físicas.

Essas ideias ressoaram fortemente numa época preocupada com o crescimento urbano descontrolado e a explosão demográfica, deixando um rastro profundo tanto na cultura acadêmica como na popular.

Entre outros, inspiraram o romance infantil de ficção científica Mrs. Frisby and the rats of NIMH (1971), de Robert C. O’Brien (transformada em 1982 no filme The secret of NIMH – no Brasil, A ratinha valente), em que alguns ratos escapam engenhosamente de condições semelhantes às criadas pelo etologista americano.

A pesquisa também influenciou o design urbano e se infiltrou na linguagem quotidiana. O escritor Tom Wolfe, por exemplo, adotou o termo “ralo comportamental” para descrever os males das cidades modernas.

Humanos não são ratos

Com o tempo, no entanto, a interpretação de Calhoun foi questionada. Alguns pesquisadores argumentaram que o problema não era a densidade da população em si, mas a concepção do experimento, que permitia aos roedores mais agressivos monopolizarem os melhores espaços, criando uma desigualdade artificial.

Críticos também objetaram que seres humanos não são camundongos. Estudos posteriores demonstraram que os humanos são capazes de se adaptar à superlotação de formas que são impossíveis para os bichos. Por outro lado, hoje em dia muitas cidades, por exemplo nos Estados Unidos, sofrem por uma densidade insuficiente, não excessiva, resultando em isolamento social e falta de moradia financiável.

Apesar de suas falhas e limitações, a “utopia dos camundongos” de John B. Calhoun segue sendo uma poderosa metáfora sobre a complexidade das sociedades. Para além da simples advertência sobre as aglomerações, ela convida a questionar as noções corriqueiras de progresso e bem-estar.

O que faz uma comunidade prosperar? Como equilibrar as necessidades individuais e as coletivas? O que fica muito claro é uma máxima que, embora óbvia, os humanos estão sempre esquecendo: por si só, a abundância material não garante uma sociedade saudável.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário2 minutos ago

Crimes Digitais: O que são, quais as leis aplicáveis e como agir se você for vítima ou acusado

Judiciário3 minutos ago

BPC/LOAS: Como conseguir o Benefício Assistencial mesmo sem contribuir para o INSS

Judiciário4 minutos ago

Descubra as Doenças que Garantem Aposentadoria por Invalidez em 2025!

Judiciário5 minutos ago

Por maioria, STF valida decisão de Moraes e mantém Collor preso

CIÊNCIA & TECNOLOGIA19 minutos ago

WhatsApp Web enfim pode ganhar chamadas de áudio e vídeo, revela site

CIÊNCIA & TECNOLOGIA31 minutos ago

Android 16 vem aí? Google marca evento especial sobre o sistema em maio

Educação & Cultura40 minutos ago

Inteligência Artificial e inclusão: como usar a tecnologia para tornar as aulas mais acessíveis

Educação & Cultura43 minutos ago

Adolescência: quais alertas a minissérie traz para pais e escolas?

Educação & Cultura53 minutos ago

Prefeitura de João Pessoa oferece curso gratuito de operadora de caixa em parceria com o Senac

Segurança Pública55 minutos ago

Projeto cria lista para proibir criminosos de embarcar em voos

Educação & Cultura58 minutos ago

Uso de recursos parados da Educação volta ao Plenário nesta terça-feira

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Uso de Inteligência Artificial em máquinas agrícolas ainda possui desafios para superar, mas caminha para ser a próxima revolução digital das lavouras

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Lagartas estão ficando resistentes em milho e algodão

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Boi gordo em estabilidade, a R$ 326,00

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Artigo – ILPF: a revolução verde que une lavoura, pecuária e floresta

ECONOMIA2 horas ago

Comprar imóvel com Selic a 14,25%: Consórcio ou financiamento?

ECONOMIA2 horas ago

Déficit do Brasil em conta corrente soma US$ 2,24 bi em março, abaixo do esperado

ECONOMIA2 horas ago

Confiança do comércio recua 8,2% em um ano, aponta CNC

ECONOMIA2 horas ago

Boletim Focus: Projeções para a inflação em 2025 seguem em desaceleração

Esporte2 horas ago

Pela segunda vez, final única da Copa Libertadores será em Lima

Esporte2 horas ago

Carlos Prates, Poatan… Nenhum brasileiro venceu uma luta principal do UFC em 2025

Esporte2 horas ago

Fórmula 1: Zak Brown prevê conflito entre Norris e Piastri: “É questão de tempo”

Esporte2 horas ago

Guilherme Santos comenta sobre atuação como goleiro no Botafogo-PB

Esporte2 horas ago

O momento em que aconteceu o apagão no Mutua Madrid Open

Internacional3 horas ago

Quais os riscos do reconhecimento da anexação da Crimeia?

Internacional3 horas ago

Apagão atinge Portugal, Espanha e parte da França

Internacional3 horas ago

Polícia francesa prende 25 por ataques a presídios

ENTRETENIMENTO3 horas ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional3 horas ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde3 horas ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde5 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 horas ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional3 horas ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde3 horas ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional4 dias ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO4 dias ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde4 dias ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde4 dias ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura6 dias ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO6 dias ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA6 dias ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde6 dias ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional1 semana ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde2 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde2 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Educação & Cultura2 semanas ago

O QUE O NOVO ESTUDO SUGERE SOBRE DINOSSAUROS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde2 semanas ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL COMBUSTÍVEL USA O ROBÔ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A GESTÃO ENERGÉTICA MELHORA?

Internacional2 semanas ago

HÁ QUANTO TEMPO PUTIN ESTÁ NO PODER?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE É NATIVA A PLANTA TAPETE-DE-RAINHA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE CARACTERIZA O FENÔMENO LA NIÑA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br