Educação & Cultura
Alunos da Rede Municipal embarcam para Santa Catarina para processo seletivo da Escola de Teatro Bolshoi
As crianças da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, selecionadas para a etapa 2024 do balé Bolshoi, embarcam nesta segunda-feira (14) para Joinville, Santa Catarina, onde vão participar da etapa final do processo seletivo. Elas viajam acompanhadas de uma equipe da Secretaria de Educação e Cultura do Município (Sedec), especificamente da Divisão de Educação Física, Saúde e Esporte Escolar (Defise).
A seleção local ocorreu no mês de maio, envolvendo todas as escolas municipais com crianças na faixa etária de 9 a 11 anos. Em João Pessoa, os alunos passaram por duas seletivas, que contaram com a participação de quase 1.700 crianças.
As crianças da Capital vão concorrer com crianças do mundo todo, nos dias 18 e 19 de outubro, com resultado sendo conhecido no dia 20 de outubro. Cinco professores da rede municipal estarão junto aos alunos, preparando-os para essa fase, que vai escolher 20 meninas e 20 meninos. Os aprovados se juntarão às outras 14 crianças pessoenses que já estudam em Joinville.
Fernanda Albuquerque, diretora da Divisão de Educação Física, Saúde e Esporte Escolar (Defise), da Secretaria de Educação do Município (Sedec), explicou sobre o processo seletivo. “Esta seleção é uma atividade que vai fazer com que as crianças tenham oportunidade de mudar a vida numa das melhores escolas de dança no mundo. É um momento ímpar para elas que vão andar de avião, ficar num hotel e vamos antes para que as crianças possam se adaptar ao clima da cidade, que é diferente do nosso. O processo de seleção inclui crianças do mundo todo, inclusive da Rússia e termos crianças de João Pessoa tendo essa oportunidade é a certeza da mudança de vida através da educação e da arte”, completou.
Em Santa Catarina, além da oportunidade de integrar uma das maiores escolas de balé do mundo, as crianças terão suporte da Prefeitura com escola pedagógica, segunda língua, uma residência, acompanhamento dos professores, alimentação e assistência em saúde, incluindo médico, odontologia e fisioterapia.
A parceria entre a Escola do Teatro Bolshoi e a Prefeitura de João Pessoa teve início em 2002, durante a segunda gestão do prefeito Cícero Lucena, e retomou em 2021.