CIDADE
Cícero Lucena destaca a renovação da fé e bençãos alcançadas durante missa de despedida da imagem da Virgem de Fátima em João Pessoa
O prefeito e candidato à reeleição Cícero Lucena acompanhou a missa de Coroação de Nossa Senhora, que marcou o adeus à imagem peregrina da Virgem de Fátima por João Pessoa após percorrer todos os Estados do Nordeste. A celebração, conduzida por Dom Jacinto Brito, aconteceu na Comunidade Casa de Paz Maria de Nazaré, no José Américo, onde o prefeito disse representar “momento de renovação da fé em Deus e de agradecer pelas bênçãos alcançadas na vida dos fiéis cristãos”.
A imagem peregrina da Virgem de Fátima chegou ao Brasil vinda de Portugal dia 4 de maio, em Fortaleza–CE. Passou o restante do mês em João Pessoa, com visitação à Prefeitura e várias paróquias, para seguir em peregrinação pelo nordeste, num total de 10 mil quilômetros, visitando 23 dioceses. Agora ela retorna à Fortaleza para cumprir uma peregrinação mundial, iniciando a jornada por Paraguai, Alemanha e Estados Unidos.
“É reviver o momento em que tivemos a felicidade de acolher, na Prefeitura de João Pessoa, o início da peregrinação. E, aqui, estamos concluindo, mas, com algo que se inicia de concreto, sendo a réplica da capela que será feita nessa comunidade, para ser um local de visitação, de oração e de agradecimento também à renovação da fé”, afirmou o prefeito, que depois da missa seguiu cortejo em oração.
O encerramento na Comunidade Casa da Paz Maria de Nazaré também foi simbólico porque, no local, está sendo construída uma Capela das Aparições como existe em Portugal, que está prevista para ser inaugurada dia 3 de maio de 2025 para receber os fiéis e devotos de João Pessoa e várias cidades paraibanas. A casa foi a única escolhida entre todas do Nordeste por onde a imagem peregrina passou.
“Nela vai ter outra imagem da Virgem de Fátima, que vai ficar para poder ser visitada pelos fiéis. Já a passagem da imagem da Virgem de Fátima pela nossa cidade representa um marco, já que estamos celebrando 130 anos de Diocese e 110 da Arquidiocese. Maria é a mesma, só que com títulos diferentes, então, Nossa Senhora veio para abraçar o povo paraibano de fé e dizer, apontando para o seu filho – Jesus –, para fazermos tudo o que ele vos disser”, afirmou Rodrigo Ribeiro, consagrado da Casa de Paz Maria de Nazaré.
Desde 2019, a Casa da Paz tem sido a guardiã da imagem peregrina durante suas visitas à Paraíba, contando com o apoio do Exército de Deus, grupo da Comunidade encarregado de zelar pela imagem e defender a fé católica. Essa parceria com o Santuário de Fátima em Portugal se consolidou ao longo dos anos, fortalecendo ainda mais a devoção local a Nossa Senhora