CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Meta vai usar reconhecimento facial contra anúncios falsos e roubo de contas
Tecnologia será usada para identificar imagens de figuras públicas em propagandas enganosas. Usuários poderão usar “video selfie” para recuperar perfil
A Meta anunciou que vai testar reconhecimento facial para combater anúncios falsos e também para ajudar na recuperação de contas. A tecnologia será empregada tanto no Facebook quanto no Instagram.
Há cerca de três anos, a empresa deixou de usar reconhecimento facial após críticas. O recurso era utilizado para marcar automaticamente usuários em fotos no Facebook. Agora, ele volta exclusivamente para medidas de segurança.
Como o reconhecimento facial será usado contra golpes?
A Meta vai testar o reconhecimento facial para identificar se imagens de celebridades e figuras públicas em propagandas enganosas.
Caso o sistema suspeite de um anúncio, a tecnologia será usada para comparar o rosto na propaganda com as fotos de perfil daquela pessoa no Facebook e no Instagram. Se as verificações indicarem o uso indevido, o anúncio será bloqueado.
A Meta diz que o recurso começará a ser testado nas próximas semanas, com um grupo pequeno de celebridades e figuras públicas. Haverá a possibilidade de desativar esta proteção.
Anúncios falsos se tornaram frequentes nas redes sociais. Um caso recente promete acesso vitalício à internet usando a Starlink, de Elon Musk.
Os golpistas usam inteligência artificial para imitar o rosto e a voz de personalidades como o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), o divulgador científico Sergio Sacani e o jornalista William Bonner, visando conferir legitimidade aos anúncios. Outro episódio teve o youtuber Gesiel Taveira como vítima dos farsantes.
Como o reconhecimento facial será usado para recuperar contas?
A Meta também vai testar o reconhecimento facial caso o usuário perca o acesso ao Facebook ou ao Instagram. A empresa está trabalhando em uma opção de “vídeo selfie”, que será comparada à foto de perfil da pessoa.
O processo deve ser parecido com aquele já utilizado por bancos brasileiros, em que o usuário precisa virar o rosto nas direções indicadas para mostrar que é uma pessoa de verdade, não uma foto utilizada por terceiros.
Além de ajudar na recuperação de contas, o teste poderá ser utilizado caso a Meta acredite que a conta do Instagram ou Facebook foi invadida.
A empresa explica ainda que o vídeo será criptografado e armazenado com segurança. O material não será exibido no perfil, para amigos ou outras pessoas. A Meta promete deletar os dados faciais após a comparação, independentemente do resultado.