CIDADE
Coleta itinerante arrecada 150 bolsas de sangue em Catolé do Rocha
A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Hemocentro da Paraíba, unidade da rede estadual de saúde, arrecadou 150 bolsas de sangue na ação itinerante realizada no município de Catolé do Rocha, nos dias 22 e 23 de outubro. Os atendimentos aconteceram na Unidade Móvel que ficou estacionada na praça principal da cidade.
A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, participou da coleta itinerante e ressaltou a importância da mobilização da população local e dos outros 10 municípios que fazem parte da 8ª Gerência de Saúde. Caravanas de doadores vieram principalmente de Jericó, São Bento, Belém do Brejo do Cruz, Brejo dos Santos e Riacho dos Cavalos para a campanha.
“É com imensa satisfação que trouxemos a Unidade Móvel de Coleta para o município de Catolé do Rocha. Mobilizados em torno dessa ação de solidariedade, a população local e moradores de cidades próximas fizeram uma campanha marcante”, pontuou a diretora.
“Sangue é vida; sangue transforma vidas; ele não é fabricado, é obtido apenas pela ação voluntária de uma pessoa que aceita ser doador de sangue. Agradecemos a todos que se sentiram tocados e participaram desta coleta itinerante”, declarou Shirlene Gadelha.
Segundo a diretora, o calendário de coletas itinerantes do Hemocentro deverá contemplar o município de Catolé do Rocha com ações mensais em 2025.
Integrantes do Rotary Club de Catolé do Rocha também efetuaram doação de sangue. A rotariana Georgia Maria estava em sua primeira doação. “Estamos comemorando 18 anos do Projeto de Voluntariado Fernanda Cavalcante de Sousa que incentiva a doação voluntária de sangue. É uma alegria podermos ajudar de maneira simples e rápida quem precisa de sangue em um momento de fragilidade da saúde” declarou.
Já o aposentado Crisostomo Cavalcante, mais conhecido pelo apelido de Ceará, reuniu um grupo de 20 pessoas para fazer a doação de sangue na Coleta Itinerante. “É um prazer ajudar às pessoas. Organizamos uma associação de doadores de sangue em Jericó que está sempre mobilizada para ajudar quem vai fazer uma cirurgia ou um tratamento”, afirmou.
A jovem Sabrina Santos, de 16 anos, fez sua primeira doação. “Realizei meu sonho de ser doadora de sangue. Estou muito feliz”, declarou. Para Gaylha Wegila, também foi uma satisfação. “Poder contribuir com quem precisa receber transfusão de sangue é importante. Não dói, é tranquilo, foi tudo perfeito. Quero continuar doando sempre que tiverem campanhas como essa. Saio feliz, pois fiz a minha parte”, contou.
A ação itinerante teve a participação de profissionais do Hemonúcleo de Catolé do Rocha cujo prédio está em reforma e apoio do Hospital Regional de Catolé do Rocha.
Próximas ações:
- Dia 25 de outubro: Escola Prime Cool – em joão pessoa
- Dias 30 e 31 de outubro – Secretaria de Administração do Estado – em João Pessoa