CIDADE
Secretaria Municipal de Saúde chama atenção para o papel do homem no planejamento familiar
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS-JP) vem chamar a atenção para o papel fundamental do homem no planejamento familiar. Nesse contexto, a vasectomia, cirurgia realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é um dos mecanismos que permite ao público masculino assumir essa responsabilidade.
A vasectomia é uma pequena cirurgia realizada com anestesia local que impede o transporte do espermatozoide. O procedimento é rápido, simples e com a recuperação muito tranquila, não havendo necessidade de internação.
Késsio Brito, coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem da SMS, ressalta que a vasectomia é uma opção segura e eficaz que promove o planejamento familiar, permitindo que homens assumam um papel ativo na contracepção e contribuam para a saúde reprodutiva do casal.
“A vasectomia é uma das estratégias ativas de planejamento familiar, onde o homem terá sua participação mais efetiva na decisão conjunta de quantos filhos terá ou até mesmo se deseja, ou não ter filhos. Com um procedimento simples e sem efeitos adversos, ele poderá contribuir com a parceira e, desta maneira, diminuir o número de procedimentos a que muitas vezes a mulher se submete, como a laqueadura”, explicou.
Onde e quem pode fazer – Em João Pessoa, a vasectomia está disponível para homens maiores de 21 anos ou que possuem dois filhos vivos. Quem tiver interesse em fazer o procedimento pela Rede Municipal de Saúde, deve procurar a unidade de saúde da família (USF) mais próxima da sua residência ou ir ao Hospital Municipal Santa Isabel.
Para fazer o cadastro para a cirurgia, o usuário deve portar documento pessoal com foto, Cartão SUS e comprovante de residência em João Pessoa.
Ele passará ainda pelo acompanhamento de uma equipe de saúde, que vai desde a elegibilidade para o procedimento até a realização da vasectomia.