CIDADE
Vereador cobra políticas voltadas ao esporte com inclusão social
Carlão (PL) exaltou o trabalho realizado pelo Projeto Social Luta pelo Bem, que tem como prioridade o atendimento a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta terça-feira (29), o vereador Carlão (PL) usou a tribuna para cobrar políticas públicas efetivas voltadas ao esporte. O parlamentar exaltou o trabalho realizado pelo Projeto Luta pelo Bem, que tem como prioridade o atendimento a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e residentes de comunidades carentes, a partir da oferta de práticas esportivas, como as artes marciais.
“Precisamos de políticas públicas voltadas para o esporte como forma de inclusão social e garantia de um futuro melhor para nossas crianças. Conforme a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em cada dez crianças que praticam esporte, apenas duas poderão se desvirtuar do caminho do bem e ir para a bandidagem”, alertou o vereador.
Ele ressaltou que o esporte e as artes marciais despertam o sentimento de lealdade, o compromisso com a palavra, o respeito e a dignidade. “As crianças aprendem sobre hierarquização e sobre ultrapassar barreiras. Temos que tratar o esporte como fator de transformação, inclusão social e modificação do futuro. Dê um quimono a um jovem e ensine sobre honradez, disciplina e autoconhecimento. As artes marciais podem se unir à educação familiar para forjar cidadãos de bem. A energia usada na prática do esporte não será cooptada pelo tráfico”, asseverou.
Projeto social Luta pelo Bem
Ainda durante seu discurso, o vereador exaltou o projeto Luta Pelo Bem, do qual é presidente de honra, que trabalha com cerca de 300 crianças menores carentes, dando-lhes a oportunidade de se tornarem cidadãos com perspectiva de futuro, através do oferecimento de treinamento em modalidades esportivas como jiu-jitsu, karatê, judô e capoeira, para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto busca estimular a prática de atividades físicas e promover o desenvolvimento pessoal, além de oferecer uma alternativa saudável e construtiva para ocupação do tempo livre.
“Formamos atletas talentosos, que possam representar a equipe com orgulho e êxito nas competições a nível nacional. Focamos no desenvolvimento integral do indivíduo por meio de hábitos mais saudáveis, com a prática de esportes e disseminação dos princípios das artes marciais”, explicou.
Em aparte, o vereador Renato Martins (Avante) corroborou com o discurso de Carlão e ressaltou que o esporte, em todas as suas modalidades, pode contribuir para vida de jovens saudáveis e para a formação de cidadãs e cidadãos.