Connect with us

Internacional

Presença norte-coreana leva guerra na Ucrânia a novo patamar

Pyongyang envia dez mil soldados à região russa de Kursk para lutar contra ucranianos, dizem Otan e EUA, que autorizou uso de armas contra tropas. Para especialistas, regime busca dinheiro, tecnologia e experiência

Pentágono afirmou nesta segunda-feira (28/10) que forças norte-coreanas estão sendo deslocadas para a região russa de Kursk, na fronteira com a Ucrânia, e acrescentou que não imporá restrições ao uso de armas americanas contra elas.

Os Estados Unidos estimaram em cerca de 10 mil o número de soldados norte-coreanos enviados para treinamento militar na Rússia e afirmaram que uma parte desses soldados já se aproximou do campo de batalha.

No início do mês, o Serviço Nacional de Inteligência (NIS) da Coreia do Sul informara que a Coreia do Norte havia decidido enviar um total de 12 mil soldados para apoiar a Rússia na guerra.

Especialistas militares disseram que esses números são baixos diante da ampla mobilização de soldados de ambos os lados, mas podem fazer diferença para que a Rússia recupere posições na região russa de Kursk, atacada pela Ucrânia e onde os russos recapturam vários vilarejos nas últimas semanas.

A Ucrânia calculou em 50 mil o número de soldados russos na região de Kursk e não divulgou o seu contingente, mas especialistas dizem que ele chega a 30 mil.

A Coreia do Norte tem 1,2 milhão de soldados, um dos maiores exércitos permanentes do mundo, mas não luta em conflitos de grande escala desde a Guerra da Coreia, entre 1950-53. Muitos especialistas questionam o quanto as tropas norte-coreanas ajudariam a Rússia, citando a falta de experiência de batalha.

Imagem de satélite, exibida na TV sul-coreana, mostra deslocamento de soldados norte-coreanos na Rússia, em 16 de outubro

Nesta terça-feira, parlamentares sul-coreanos disseram, após uma reunião com representantes dos serviços secretos do país, que os militares russos estavam ensinando aos militares norte-coreanos cerca de cem termos militares, como “voltar à sua posição” e “disparar”, mas os militares norte-coreanos estavam tendo dificuldades para entendê-los.

Coreia do Sul reage

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, disse nesta terça-feira ter conversado por telefone com o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, e que ambos concordaram em fortalecer a cooperação de segurança. “A conclusão é clara: essa guerra está se internacionalizando, indo além de dois países”, afirmou Zelenski.

Os relatos de que o Norte está enviando tropas para a Rússia provocaram nervosismo na Coreia do Sul. As autoridades sul-coreanas temem que a Rússia possa recompensar a Coreia do Norte fornecendo-lhe tecnologias armamentistas sofisticadas que poderiam impulsionar os programas nucleares e mísseis do Norte que têm como alvo a Coreia do Sul.

Diante disso, a Coreia do Sul afirmou nesta terça-feira que consideraria o fornecimento de armas à Ucrânia em resposta ao envio de tropas relatado pelo Norte. Até agora, a Coreia do Sul enviou apoio humanitário e financeiro à Ucrânia, mas evitou fornecer armas, de acordo com sua política de não fornecer armamento a países ativamente envolvidos em conflitos.

Escalada “significativa” no conflito

Otan pediu que Rússia e Coreia do Norte interrompam imediatamente o envio de soldados. O secretário-geral Mark Rutte afirmou que esse passo marca “uma escalada significativa no envolvimento contínuo da Coreia do Norte na guerra ilegal da Rússia”.

Rutte lembrou que o regime de Pyongyang já forneceu à Rússia “milhões de munições e mísseis balísticos que estão alimentando um grave conflito no coração da Europa e minando a paz e a segurança globais” e que, em troca, o presidente russo, Vladimir Putin, está fornecendo à Coreia do Norte tecnologia militar e “outros apoios para contornar sanções internacionais”.

Também o ministro do Exterior da Ucrânia, Andri Sibiga, afirmou que o envolvimento de tropas norte-coreanas na guerra na Ucrânia representaria uma “enorme ameaça” de uma nova escalada do conflito.

Sibiga enfatizou que não se trata de mercenários, mas de unidades inteiras que lutarão ao lado das tropas do Kremlin contra a Ucrânia, e pediu uma reação severa dos aliados de Kiev.

Para o chefe da Otan, o recurso às tropas norte-coreanas é também um sinal do “crescente desespero” de Putin. “Mais de 600 mil militares russos foram mortos ou feridos na guerra de Putin e ele é incapaz de manter seu ataque à Ucrânia sem apoio estrangeiro”, destacou.

Benefícios mútuos

Especialistas dizem que a Coreia do Norte quer obter o apoio econômico russo e sua ajuda para modernizar sistemas de armas convencionais ultrapassados.

O professor de relações internacionais Andrei Lankov, da Universidade de Kookmin, em Seul, avalia que, do ponto de vista russo, Putin está travando uma guerra que, de um modo geral, é popular na Rússia, mas desde que a maioria da população fique fora dos combates e não tenha sua vida cotidiana prejudicada.

Lankov, originário da Rússia, mas acadêmico na Coreia do Sul nos últimos 30 anos, diz que cada vez menos homens estariam dispostos a arriscar suas vidas, mesmo com os generosos benefícios financeiros de se alistar no exército.

Apesar de especialistas ocidentais levantarem dúvidas sobre a eficácia de se usar soldados que não falam russo e não conhecem o terreno de combate, Lankov afirma que o que Exército russo mais precisa agora são de unidades de infantaria.

A Coreia do Norte, de Kim, e a Rússia, de Putin, têm se aproximado cada vez mais

Em troca, explicou, a Coreia do Norte quer dinheiro. “Um soldado raso do Exército russo recebe 2 mil dólares por mês, mais um bônus de alistamento que pode chegar a 20 mil dólares”, diz ele. “Se Pyongyang receber metade disso por soldado, já ficará muito feliz.”

O segundo motivo para a disposição de Pyongyang em fornecer tropas é a oferta da Rússia de pagar parte da conta na forma de tecnologia, o que implica que a Coreia do Norte negociou muito nesse ponto. “Só dinheiro não é suficiente”, diz Lankov. “Parte dele terá que vir como a tecnologia avançada que a Coreia do Norte deseja, mas não consegue obter. Normalmente, a Rússia nunca concordaria em fornecer esse tipo de tecnologia a um país tão instável, mas no momento não tem escolha.”

Outro motivo para a Coreia do Norte enviar tropas à linha de frente na Ucrânia são as habilidades e a experiência que podem ser adquiridas, diz Lankov. “Trata-se de um conflito moderno entre duas potências militares avançadas por um longo período de tempo”, diz ele. “O mundo não via um conflito como esse há 80 anos, e a Coreia do Norte quer ganhar experiência em combater esse tipo de guerra.”

A ministra do Exterior da Coreia do Norte, Choe Son Hui, chegou nesta terça-feira à Rússia para uma visita oficial de dois dias, aparentemente para negociar o que o seu país ganharia em troca do envio de soldados, segundo análise do NIS.

Acordo de defesa mútua

A Coreia do Norte e a Rússia têm se aproximado cada vez mais diante das sanções impostas por países ocidentais à Rússia após a invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022. No início deste ano, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, firmou um acordo com Putin no qual ambos se comprometem a ajudar um ao outro em caso de “agressão”.

O NIS afirmou na semana passada que a Coreia do Norte já havia enviado mais de 13 mil contêineres de artilharia, mísseis e outras armas convencionais para a Rússia desde agosto de 2023 para reabastecer os estoques de armas russos, cada vez menores.

Embora o envio de milhares de tropas norte-coreanas sugira um novo nível de cooperação militar entre os dois aliados, Lankov espera que as trocas não durem muito tempo. “Assim que as hostilidades na Ucrânia terminarem, tudo voltará ao que era antes. Esses dois países são muito diferentes e, em grande parte, incompatíveis, portanto haverá muito pouco que a Coreia do Norte produza que a Rússia queira.”

Coreia do Norte já enviou tropas ao exterior

A Coreia do Norte já enviou tropas para o exterior antes. Angola, por exemplo, aceitou cerca de 3 mil “conselheiros” militares nas décadas de 1970 e 1980. Essas tropas foram encarregadas de treinar as tropas locais, mas também lutaram contra as forças sul-africanas.

A Coreia do Norte também enviou tropas para Uganda, Chade e Moçambique, além de treinar guerrilheiros do Exército Popular de Libertação da Namíbia para realizar uma longa insurgência contra o governo sul-africano até o fim do apartheid.

Em geral, a Coreia do Norte tende a enviar treinadores, diz o analista Fyodor Tertitsky, baseado na Coreia do Sul, explicando que os soldados norte-coreanos raramente participam de operações militares fora de seu país.

Outra exceção, segundo ele, foi o envio de pilotos para apoiar os vietnamitas do norte durante a Guerra do Vietnã.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA1 hora ago

Reforma Tributária: veja o que muda e as datas chave para entrarem em vigor

Politíca4 horas ago

União Brasil espera confirmação do PT para formalizar apoio a Hugo Motta na presidência da Câmara

Esporte5 horas ago

Palmeiras: presidente da Mancha tem prisão pedida pelo MP

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Bolinho de Queijo Parmesão

Judiciário5 horas ago

Desigualdades e direitos humanos

Judiciário5 horas ago

Projeto prevê notificação compulsória de casos de violência e de acidentes de trânsito

Esporte5 horas ago

Adiada audiência sobre benefícios do esporte para pessoas com autismo

Saúde6 horas ago

Homens e mulheres processam a dor de forma diferente

Saúde6 horas ago

Covid na gravidez afeta bebês mais do que exames mostram

Saúde6 horas ago

Excesso de consumo de energéticos pode levar a transtornos psíquicos

Saúde6 horas ago

Pressão alta também causa enrijecimento dos pulmões

Internacional6 horas ago

Presença norte-coreana leva guerra na Ucrânia a novo patamar

Internacional6 horas ago

Milhares protestam na Geórgia contra resultado de eleição

Internacional6 horas ago

Alemanha expressa repúdio após execução de dissidente no Irã

Internacional6 horas ago

Israel bane agência da ONU de auxílio a palestinos. E agora?

Internacional6 horas ago

Conselho de Segurança faz reunião sobre paz e segurança na Ucrânia

Internacional6 horas ago

Coordenador da ONU no Líbano diz que é hora de acabar com a violência

Internacional6 horas ago

ONU investe em diplomacia para convencer Israel a reverter decisão sobre Unrwa

Internacional6 horas ago

FAO alarmada com níveis altos e persistentes de fome na RD Congo

Internacional6 horas ago

ONU horrorizada com ataque mortal em prédio que abrigava palestinos em Gaza

Saúde8 horas ago

Programa Mais Acesso a Especialistas alcança 100% de adesão na Paraíba

Segurança Pública10 horas ago

Em nota, Clube dos Oficiais repudia fala de advogado: “Polícia Militar é um dos principais violadores dos direitos humanos”

Segurança Pública10 horas ago

Operação cumpre 35 mandados de prisão na Grande JP e mira integrantes de organização criminosa com sede no RJ

Politíca10 horas ago

Candidatura de Hugo Motta à Presidência da Câmara: deputados do PL apresentam pautas e defendem anistia aos condenados de 8 de janeiro

Politíca10 horas ago

Novo PTB Paraíba participa de encontro regional na Bahia e reforça acolhimento de assinaturas para legalização do partido

ESTADO10 horas ago

PB Saúde divulga resultado de Concurso Cultural de Desenho e Redação em comemoração ao Mês das Crianças

ESTADO10 horas ago

Fique em Dia: Cagepa inicia quinta edição da campanha de negociação nesta sexta-feira (1º)

Educação & Cultura10 horas ago

Comissão de Educação aprova projeto que proíbe celulares nas escolas públicas e privadas

CIDADE10 horas ago

Cícero diz que espera apoio de Marcos Henriques em novo mandato

Politíca11 horas ago

Professores estão sendo humilhados devido a decisão do governo Lula, afirma Eliza

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte5 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional7 meses ago

China

ENTRETENIMENTO2 meses ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Saúde2 dias ago

GUIA ALIMENTAR PARA VEGETARIANOS

Saúde2 dias ago

COMO O CÉREBRO HUMANO SE RECONFIGURA AOS 40 ANOS

Educação & Cultura2 dias ago

CEARÁ: O SEGREDO DA MELHOR EDUCAÇÃO DO BRASIL

Saúde2 dias ago

NOVAS REGRAS PARA SOLICITAÇÃO JUDICIAL DE MEDICAMENTOS ENTRAM EM VIGOR

ENTRETENIMENTO2 dias ago

MUDAS GRANDES COM ALPORQUIA

Educação & Cultura5 dias ago

3 PARADOXOS GREGOS CURIOSOS

Saúde5 dias ago

COMO CUIDAR DE FERIDAS E LESÕES?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

IMAGENS INÉDITAS DO POLO SUL DE MARTE ENVIADAS POR SONDA

ECONOMIA5 dias ago

EMPRESA DE LIMPEZA VERDE ABRE FÁBRICA NO BRASIL

Nacional5 dias ago

Eleições: 51 municípios terão segundo turno neste domingo

ENTRETENIMENTO7 dias ago

O MESTRE DOS DISFARCES: O POLVO QUE SE TRANSFORMOU DIANTE DOS MEUS OLHOS

ECONOMIA7 dias ago

BRICS EQUIVALE A 31,5% DO PIB DO MUNDO

Saúde7 dias ago

COMO MANTER O CORPO HIDRATADO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

NOVA BATERIA PARA CARROS ELÉTRICOS PROMETE 300 KM COM CARGA DE 5 MINUTOS

Internacional7 dias ago

FLUXO DE ÁGUA DA TERRA ENTRA EM COLAPSO

Nacional2 semanas ago

Senado Aprova: porte de arma para agentes de segurança socioeducativos

Judiciário3 semanas ago

Em série de vídeos, ativistas explicam conceitos ligados à luta por direitos

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

FLORES COMESTÍVEIS

Internacional3 semanas ago

REINO UNIDO PARA DE PRODUZIR ENERGIA COM CARVÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

ECONOMIA3 semanas ago

GOVERNO SANCIONA LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Educação & Cultura3 semanas ago

A CARTA QUe EINSTEIN CHAMOU DE ‘GRANDE ERRO’

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PESQUISADORES ESTUDAM CAROÇO DE AÇAÍ PARA CRIAR CARVÃO VEGETAL

Saúde4 semanas ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura4 semanas ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional4 semanas ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde1 mês ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br