CIDADE
Prefeitura de Cabedelo promove dia de “Praia Acessível” para iniciar Semana de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência
Evento faz parte das comemorações do Dia Municipal da Inclusão – 8 de novembro
A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SPcD), iniciou as atividades da Semana de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, em alusão ao dia 8 de novembro – dia Municipal da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência (Lei n° 1.628/2013).
A primeira atividade foi a realização de mais uma edição do projeto “Praia Acessível”, que aconteceu na Praia de Miramar. Para a realização da ação, a SPcD contou com parceria da ONG Assessoria e Consultoria pela Inclusão Social (AC Social) – fundadora do projeto Acesso Cidadão na Paraíba – e do Centro Universitário Maurício de Nassau.
“Me sinto honrado por este momento. As pessoas com deficiência contam com a sensibilidade da atual gestão, que trata a inclusão social no município com muita responsabilidade em todas as suas ações e serviços. Essa semana é de suma importância para que nós possamos, de fato, valorizar todas as pessoas, sem exceção. São eventos como este que demonstram que estamos no caminho certo”, comentou o prefeito em exercício, Edvaldo Neto.
Durante as atividades, os participantes tiveram à disposição interpretaçã em Libras, instalação de passarelas móveis, a utilização de bóias, cadeiras anfíbias e caiaques no acesso ao mar. O evento também contou com aulão de dança promovido pelos professores Aline Sodré, Diego Dance e Jerônimo Luciano; sessões de massagens e fisioterapias com a equipe da faculdade de Fisioterapia da Uninassau; e ainda participaram de uma partida de vôlei sentado com a equipe da faculdade de Educação Física da Uninassau.
O dia de Praia Acessível ainda contou com a participação de autoridades, paratletas, representantes de associações, pais, mães e responsáveis por PCDs e muitos voluntários que, ao final, também partilharam lanches e uma mesa de frutas.
“Essa é uma semana extremamente importante para nós que estamos envolvidos na causa há tantos anos. É sempre um momento de celebrações das conquistas, mas também um período de reflexão por tudo que ainda podemos alcançar. Seguimos na luta fazendo políticas públicas para as pessoas com deficiência em Cabedelo. Sabemos o quanto é difícil, mas reconhecemos o quanto essa gestão nos abraçou. Hoje somos uma Secretaria referência no estado, Nordeste e quiçá no país e só temos um ano e meio de atuação. E vamos cada vez mais fortalecer e estar presentes no planejamento e organização de projetos”, ressaltou Gabriele Soares, secretária da Pessoa com Deficiência de Cabedelo.
A Semana da Pessoa com Deficiência do Município de Cabedelo foi criada por da Lei 1.628/2013, estabelecendo o dia 08 de novembro como data oportuna para consolidar o pioneirismo de Cabedelo às causas de inclusão social, mediante à promoção da dignidade e do respeito.
Em 2023, foi criada a Secretaria da Pessoa com Deficiência, tornando Cabedelo a 1ª cidade da Paraíba e a 2ª do Nordeste a ter uma representatividade desse porte. Entre os serviços e ações desenvolvidas, a Secretaria disponibiliza acessos, por exemplo, à confecção da carteirinha de passe livre, entrada ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), projeto Artes Inclusivas, projeto Pintando o 7, gerenciamento do transporte para os centros de reabilitação e aulas de Para Jiu-jitsu.
O parasurfista Sérgio Aguiar participou do evento e destacou a potencialidade do município de Cabedelo como cidade acessível.
“Agradeço a Deus pela vida de todos que fazem a gestão municipal de Cabedelo e isso por transformarem nossa cidade em cidade acessível. Este evento na praia é de grande valor para as pessoas que precisam de acessibilidade. Vejo que tem estagiários, coletes salva-vidas, caiaques, cadeiras anfíbias para nos levarem ao mar. De repente são pessoas que não desfrutavam de algo assim na natureza há um bom tempo. É muito bom “, pontuou Sérgio.
A estudante de Direito, Natalia Santos, é cadeirante e sempre participa das atividades da SPcD. Na praia acessível ela dançou, recebeu uma massagem e foi tomar um belo banho de mar. “Essa ideia é maravilhosa. E graças a Deus a atual gestão tem implementado esse dia, né? É muito importante, até porque a gente ganha mais visibilidade. Quanto mais a gente é visto, mais somos lembrados e isso é muito bom para todos nós”, concluiu a estudante.
Programação – Na segunda-feira (04), acontece evento público na Praça do Marinheiro, com a participação das escolas municipais Silvana Pontes e Maria Pessoa Cavalcanti, a partir das 8h.
Já na quinta-feira (07), um pit stop chama a atenção da sociedade para a causa PCD. O evento acontece a partir das 9h nas proximidades da Secretaria de Educação e contará com a participação especial de alunos das escolas municipais Centro Integrado Imaculada Conceição, Escola M. Paulino Siqueira & Escola M. João Roberto Borges.
A programação será encerrada na sexta-feira (08), às 9h, com palestra voltada a representantes das Secretarias e escolas da rede municipal, no Auditório Gabinete do Prefeito (Casa do Alemão). A palestra será ministrada pelo vice-presidente do Conselho Estadual de Direito das Pessoas com Deficiência (CEDPD), Hellosman de Oliveira.