ENTRETENIMENTO
O significado por trás das letras gregas nos ícones
Essas letras são essencialmente atalhos que ancoram o observador na história divina que cada ícone apresenta. Aqui estão algumas das mais comuns
Na iconografia oriental , as letras são integrais à narrativa teológica do próprio ícone. Os ícones ortodoxos gregos e russos frequentemente apresentam letras ou abreviações , em grego ou eslavo eclesiástico, que servem como sinalizadores espirituais e revelam camadas de significado – para aqueles que entendem seu contexto.
Para aqueles menos familiarizados com essas linguagens ou convenções, aqui está uma visão geral das letras e abreviações mais comuns em ícones e como interpretá-las.
Jesus
Uma das inscrições mais significativas frequentemente vistas em ícones de Cristo é IC XC (ΙϹ ΧϹ), que é grego para Ἰησοῦς Χριστός – Jesus Cristo. Estas são, na verdade, abreviações , uma prática comum em textos gregos antigos e eslavos eclesiásticos, e são frequentemente colocadas em ambos os lados da cabeça de Cristo.
Junto com IC XC, outra inscrição comum é Ὁ ὬΝ (HO ON), que significa “aquele que é”, referindo-se à autorrevelação de Deus no Êxodo como “EU SOU”. Esta frase, frequentemente em uma auréola ou acima da cabeça de Cristo, enfatiza a natureza divina de Cristo como eterna e autoexistente – como lido no Credo, “gerado, não criado, consubstancial ao Pai”.
Mary
Ícones representando a Virgem Maria frequentemente têm duas inscrições : ΜΡ ΘΥ (Μήτηρ Θεοῦ), a abreviação grega para Mãe de Deus. Esta abreviação, também em grego ou eslavo eclesiástico, é uma explicação do papel de Maria na história da salvação como a Theotokos, ou “portadora de Deus”.
Às vezes, as palavras Παναγία ( Panagia ), que significa “Toda Santa”, acompanham imagens de Maria, enfatizando sua pureza única e seu papel na teologia cristã.
Santos
Em cenas de santos, anjos ou figuras bíblicas, os nomes são frequentemente abreviados ou escritos por extenso como uma marca de honra e identificação. Por exemplo, São Jorge pode ser chamado de ΟἉΓΙΟC ΓΕΩΡΓΙΟC (Hagios Georgios), ou simplesmente ΓΓ como uma forma abreviada, com “Hagios” significando “Santo”. Essa prática permite que o espectador reconheça imediatamente as figuras e sua herança espiritual – mesmo através das barreiras linguísticas.
Eventos
Essas inscrições também se estendem a cenas narrativas . No ícone da Ressurreição, as letras gregas Ἡ ἈΝΑΣΤΑΣΙΣ (He Anastasis) estão frequentemente presentes, significando “A Ressurreição”, enfatizando o evento retratado, em vez de apenas uma figura. (Veja a imagem abaixo, que diz A Ressurreição de Cristo.)
Da mesma forma, nos ícones da Natividade ou do Batismo de Cristo, as inscrições rotulam o evento – lembrando o observador do mistério sagrado geral que está sendo retratado, em vez de focar apenas nas pessoas envolvidas nele.
Catecismo da Igreja Católica
1162 … a contemplação dos ícones sagrados, unida à meditação da Palavra de Deus e ao canto dos hinos litúrgicos, entra na harmonia dos sinais da celebração, de modo que o mistério celebrado fica impresso na memória do coração e se expressa na vida nova dos fiéis.
Essas letras são essencialmente atalhos que ancoram o observador na história divina que cada ícone apresenta. Os ícones são feitos não apenas para representar, mas para comunicar o mistério da Encarnação, da Ressurreição e das vidas dos santos, e essas letras aparentemente simples contêm elementos-chave que ajudam a decifrar essas verdades teológicas.
Ao aprender a reconhecê-los, os fiéis são convidados a uma contemplação mais profunda, vivenciando os ícones, não como imagens estáticas, mas como uma linguagem compartilhada e reveladora.