Connect with us

ECONOMIA

Avaliação quinquenal dos benefícios tributários: medida de responsabilidade fiscal ou controle de preços?

Verificar se os gastos tributários foram repassados aos preços dos bens e serviços não caracteriza controle ou tabelamento de preços ou de lucros

A despeito de a ideia inicial da reforma ter sido fundada na criação de um imposto sobre valor agregado (IVA), com alíquota única incidente sobre todos os bens e serviços, sem qualquer distinção, prevaleceu outra versão do rearranjo constitucional proposto.

A promulgação da Emenda Constitucional (EC) 132/2023 encerrou a discussão em torno da possibilidade jurídica de adoção de uma alíquota única de IVA, visto que elegeu um modelo em que a tributação se dará em quatro faixas de alíquotas, quais sejam: alíquota padrão; alíquota reduzida em 30%; alíquota reduzida em 60%; e alíquota com redução de 100% – ou alíquota zero, nos termos em que dispõe o art. 9º da EC 132.

Nesse contexto se situa o tema deste artigo: a EC 132 previu, nos §§ 10 e 11 de seu art. 9º o dever de o Poder Público realizar a avaliação custo-benefício para os regimes favorecidos de tributação, devendo tal análise também examinar o impacto dos benefícios na promoção da igualdade entre homens e mulheres, critério este incluído na EC por meio da atuação do Grupo de Pesquisa Tributação e Gênero da FGV Direito SP[1].

A avaliação e controle de benefícios tributários são mecanismos necessários e não se trata de novidade no regime nacional. Além do art. 165, § 6º da Constituição, que trata do demonstrativo de gastos tributários, que deve acompanhar o projeto de lei orçamentária anual, desde 2019, as leis de diretrizes orçamentárias prescrevem a necessidade de que a concessão e a ampliação de benefícios e incentivos tributários sejam acompanhados da indicação do órgão responsável pela supervisão, acompanhamento e avaliação da política pública fomentada[2]. Trata-se de controle justificado sobre os impactos financeiros de benefícios e incentivos, na medida em que estamos diante da figura dos gastos tributários. Sobre o tema, uma breve reflexão de uma das autoras deste artigo[3]:

O Sistema Tributário destina-se a fornecer receitas necessárias para financiar o Estado. Entre as ações estatais, encontra-se a implementação das mais diversas políticas públicas, financiadas por gastos diretos e indiretos. Neste último caso, o Estado deixa de arrecadar tributos ou parcelas de tributos para induzir determinado comportamento privado

Voltando-se os olhos para a EC 132, não há dúvidas de que os benefícios aqui referidos são gastos tributários: trata-se de desvios da norma padrão de incidência do IBS e da CBS, justificados tanto pela essencialidade[4] do bem ou serviço objeto da benesse tributária quanto pelos impactos positivos que podem causar no acesso de bens e serviços essenciais e, ainda, na mitigação das desigualdades entre homens e mulheres.

A caracterização desses regimes favorecidos como gasto tributário é corroborada pelo § 2º do art. 130 do ADCT, ao prescrever que, na fixação das alíquotas de referência da CBS e do IBS, deverão ser considerados os efeitos sobre a arrecadação dos regimes favorecidos e de qualquer outro regime que resulte em arrecadação menor do que a que seria obtida com a aplicação da alíquota padrão. Ou seja, a Constituição determinou a compensação dos gastos tributários via aumento da alíquota de referência.

Na mesma direção é a redação dos incisos I e II do § 9º do art. 156-A da CF e do próprio § 10 do artigo 9º da EC 132, o qual prevê o retorno à alíquota padrão caso reste demonstrado, na avaliação quinquenal, que não há justificativa, à luz do custo-benefício, para a manutenção do benefício.

Ao regulamentar tais dispositivos, o PLP 68 determinou, no art. 467, que o Poder Executivo da União e o Comitê Gestor do IBS realizem a mencionada avaliação quinquenal, considerando a eficiência, eficácia e efetividade, no que se refere a políticas sociais, ambientais e de desenvolvimento econômico de vários gastos tributários, inclusive os enumerados no art. 9º da EC 132. Tais determinações são relevantes, mas lhes falta robustez para dar concretude aos objetivos constitucionais e à avaliação adequada do destino das verbas públicas.

Nessa toada, elaboramos, pelo Grupo de Pesquisa Tributação e Gênero da FGV Direito SP, sugestões para aprimorar o PLP 68, apresentadas pela senadora Zenaide Maia nas Emendas 457-U[5] e 458-U[6]. Destaca-se a proposta de estabelecer que os entes federativos implementem mecanismos de fiscalização periódica para assegurar a correta aplicação das reduções de alíquotas previstas, que deverá incluir auditorias anuais e a criação de um portal de transparência onde os resultados sejam disponibilizados a toda sociedade.

Outra sugestão é a regulamentação, pelo Comitê Gestor do IBS, em conjunto com o Ministério da Fazenda, de metodologia para aferir a eficiência das reduções de alíquotas previstas, incluindo, para esse fim, a coleta de dados junto aos contribuintes beneficiados. Além disso, é essencial incorporar medidas de participação social. Propõe-se que os órgãos de defesa do consumidor criem canais específicos para o recebimento de denúncias por parte dos consumidores.

Acerca da participação popular nesse controle, o caso da redução de tributação sobre produtos de higiene menstrual é exemplar. Estudo comparativo recente analisou diversos países que reduziram a tributação sobre absorventes, verificando o impacto que tiveram preço final[7]. A análise revelou que o repasse do benefício tributário aos consumidores ocorreu principalmente em países que adotaram medidas robustas de fiscalização e promoveram mecanismos de participação social.

Um dos exemplos é a Alemanha, onde a redução do IVA foi permanente e complementarmente repassada no preço, decorrente não apenas da mudança de legislação, mas da cobertura midiática e mobilização da sociedade civil, visto que “a maior atenção a determinados preços de produtos pode intensificar a competição de preços nesses itens específicos”.[8]

É justamente nesse contexto que se insere o argumento de que a avaliação quinquenal conduziria a controle de preços, em ofensa ao livre mercado. A afirmação não poderia estar mais equivocada. Considerando-se que grande parte dos gastos tributários autorizados na EC 132 e regulamentados no PLP 68 justificam-se à luz da essencialidade dos bens e serviços, é evidente que o objetivo central de se estabelecer alíquotas reduzidas ou zeradas está em facilitar o acesso a eles, pela redução no preço. Caso tal avaliação não seja possível, abriremos mão, como cidadãos, de todo e qualquer controle desse tipo de política pública. Exatamente por isso, é fundamental que se estabeleçam mecanismos legais que permitam o controle social sobre os gastos tributários previstos na reforma tributária do consumo.

Reitere-se: verificar se os gastos tributários foram repassados aos preços dos bens e serviços não caracteriza controle ou tabelamento de preços, ou de lucros. O raciocínio não se sustenta, pois, embora os benefícios tributários sejam processados à margem do orçamento, tal figura se assemelha às despesas públicas, constituindo uma das formas estatais de financiamento de políticas públicas. A demanda de controle do destino de verbas públicas decorre do texto constitucional e da Lei de Responsabilidade Fiscal; trata-se de investimento indireto do Estado que deve possuir contrapartida de impacto público.

Recorde-se, inclusive, o art. 2°, IV da Lei n.º 8.137/1990, que tipifica como crime contra a ordem tributária “deixar de aplicar, ou aplicar em desacordo com o estatuído, incentivo fiscal ou parcelas de imposto liberadas por órgão, ou entidade de desenvolvimento”.

Assim, obrigar que os gastos tributários sejam considerados na formação dos preços dos bens e serviços beneficiados com isenção, reduções de alíquotas, créditos presumidos, em nenhuma hipótese possível configura controle de preços. A única interpretação que levaria a tal conclusão despropositada seria entender que os recursos que o Estado deixará de arrecadar com alíquotas padrão de CBS e IBS não são recursos públicos – um evidente disparate.


[1] Menezes, Luiza Machado de O. (2024). Memória, Afeto e Esperança: nossa História de Luta pela Inclusão da Perspectiva de Gênero na Reforma Tributária (Emenda Constitucional n. 132/2023). Revista Direito Tributário Atual, (56), 731–751. Disponível em:https://revista.ibdt.org.br/index.php/RDTA/article/view/2535. Acesso em: 21 nov. 2024.

[2] Nesse sentido, confira-se o art. 142 da LDO 2024, Lei nº 14.791/2023.

[3] Castilhos, Núbia Nette Alves Oliveira de. A Lei de Responsabilidade Fiscal e as Renúncias de Receitas Tributárias: uma abordagem conceitual do art. 14 da LRF, Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2024, pp. 12-13

[4] Cf. Piscitelli, Tathiane. A reforma tributária abandonou a essencialidade? Valor Econômico, 31 out. 2024. Disponível em: https://valor.globo.com/legislacao/fio-da-meada/post/2024/10/a-reforma-tributaria-abandonou-a-essencialidade.ghtml. Acesso em: 21 nov. 2024.

[5] Disponível em: https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=9782062&ts=1732208026454&disposition=inline&ts=1732208026454. Acesso em: 21 nov. 2024.

[6] Disponível em: https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=9782066&ts=1732208026461&disposition=inline&ts=1732208026461. Acesso em: 21 nov. 2024.

[7] Jurga, I., Yates, M. & Bagel, S. What Impact Does A VAT/GST Reduction Or Removal Have On The Price Of Menstrual Products? https://periodtax.org/documents/periodtax-research-report_a.pdf (WASH United, 2020). Acesso em: 21 nov. 2024.

[8] Frey, A., Haucap, J. VAT pass-through: the case of a large and permanent reduction in the market for menstrual hygiene products. Int Tax Public Finance 31, 160–202 (2024).https://doi.org/10.1007/s10797-023-09813-w. Acesso em: 21 nov. 2024.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional5 minutos ago

Entenda por que as relações comerciais entre China e Brasil estão cada vez mais prósperas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 minutos ago

Qual será o impacto se o Google for forçado a vender o navegador Chrome?

ECONOMIA10 minutos ago

Primeira parcela do 13º salário deve ser paga até esta semana; entenda regras

CIDADE14 minutos ago

Prefeitura de Cabedelo divulga calendário de pagamentos dos meses de novembro, dezembro e 13º

Nacional19 minutos ago

Planalto vai chamar líderes para apresentar pacote de corte de gastos

Nacional26 minutos ago

Enquanto governo quer cortar gastos, Congresso amplia renúncia fiscal

CIDADE40 minutos ago

CFO é favorável a realocação e crédito especial que somam R$ 1,29 milhão

Segurança Pública2 horas ago

Ex-padre Egídio tem mandado de busca e apreensão de carro e ações judiciais cobrando condomínio de imóveis de luxo

Nacional2 horas ago

Governo prepara novo bloqueio de emendas parlamentares para ajustar as contas públicas

Politíca2 horas ago

Deputado Luciano Cartaxo destina R$ 130 mil para Aspan, Associação permanente de idosos no Cristo Redentor

CIDADE2 horas ago

TJPB, por unanimidade, rejeita embargos e mantém condenação do prefeito a 5 meses de detenção e suspensão dos direitos políticos

Judiciário2 horas ago

STF sob críticas: New York Times expõe desmonte da Lava Jato

Saúde3 horas ago

58 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 descartadas: prejuízo bilionário expõe falhas graves na gestão da saúde pública

Nacional3 horas ago

PEC do aborto é prioridade da CCJ da Câmara nesta semana

Judiciário4 horas ago

STF começa a discutir regulação das redes sociais e Marco Civil da Internet

CONCURSO E EMPREGO4 horas ago

Sedest realiza no Bairro das Indústrias última edição de 2024 do Feirão da Empregabilidade

ENTRETENIMENTO4 horas ago

Bolo de Rapadura

Esporte4 horas ago

Olheiro Lance!: cinco nomes livres no mercado para substituir Rafael Paiva no Vasco

Judiciário4 horas ago

Crimes contra ordem econômica

Judiciário4 horas ago

A revolução silenciosa nas garantias: como a Lei nº 14.711/2023 transformou o papel do tabelião de notas

Internacional4 horas ago

Portugal acolhe o Fórum da Aliança das Civilizações da ONU

ECONOMIA4 horas ago

A reforma tributária, a defesa do meio ambiente e a valorização do catadores

ECONOMIA4 horas ago

Avaliação quinquenal dos benefícios tributários: medida de responsabilidade fiscal ou controle de preços?

Judiciário5 horas ago

Riscos e cuidados na utilização das câmaras virtuais de arbitragem

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 horas ago

As energias renováveis podem substituir o petróleo?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 horas ago

Como a tecnologia está reformulando o comportamento global do consumidor?

Esporte5 horas ago

Paraíba conquista mais uma medalha de ouro e outra de prata nos Jogos da Juventude 2024

Politíca5 horas ago

Murilo renova compromisso com lideranças durante atendimentos em João Pessoa e Campina

Esporte14 horas ago

Com golpes potentes, Nikolas Motta supera diferença de altura e vence no UFC Macau

Esporte14 horas ago

Botafogo-PB contrata mais um zagueiro às vésperas do início da pré-temporada

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura6 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br