Connect with us

ECONOMIA

A reforma tributária, a defesa do meio ambiente e a valorização do catadores

Os princípios e mandamentos constitucionais da defesa ao meio ambiente e ao incentivo à reciclagem e, necessariamente, aos catadores

A reforma tributária não apenas estabeleceu um sistema de tributação sob valor agregado, ela também elevou a proteção ao meio ambiente como um princípio constitucional do Sistema Tributário Nacional, bem como da simplicidade; transparência, cooperação e justiça tributária. (art.145, §3º).

Um dos principais desafios do Brasil para avançar na construção de um país ambientalmente mais sustentável é o fomento à reciclagem. Reaproveitar os materiais e resíduos descartados, por meio da reciclagem, reduzir o volume de matéria virgem extraída da natureza e, portanto, na sustentabilidade da exploração de recursos naturais e na diminuição dos materiais depositados em aterros e lixões.

Para que o país avance no assunto, é fundamental que as políticas públicas sejam orientadas no sentido de promover a reciclagem dos diversos materiais aptos a esse tratamento. A reforma tributária é uma das principais medidas para tanto, devendo tratar adequadamente a reciclagem de materiais e o trabalho dos maiores responsáveis para ela acontecer: os catadores. Estes, segundo estimativas, são responsáveis pela coleta de 90% de tudo reciclado no país1.

A reforma tributária, que está em curso no país, estabeleceu a proteção ao meio ambiente como um de seus princípios e determinou incentivos para atividades econômicas mais sustentáveis, de forma a alinhar a política tributária com as previsões constitucionais de proteção e preservação ambiental. Contudo, há pontos na sua regulamentação para serem aprimorados, para aprofundar o fomento à reciclagem e a valorização do trabalho dos catadores de materiais recicláveis, em consonância com o que prevê a Constituição Federal e a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A primeira etapa da reforma tributária foi concluída com a aprovação da Emenda Constitucional (EC) nº 132. Resumidamente, o novo sistema visa simplificar as regras tributárias com a substituição do ICMS, ISS, PIS, Cofins e IPI pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Além de aglutinar e harmonizar os tributos incidentes sobre o consumo, a EC nº 132 reconheceu a necessidade de estimular a reciclagem e autorizou a concessão de crédito aos contribuintes que adquirem resíduos comercializados por pessoas físicas, cooperativas ou outras formas de organização popular. Como esse crédito pode ser usufruído foi detalhada na proposta de regulamentação da reforma tributária, sendo o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 68, atualmente em tramitação no Senado Federal.

O texto atual do PLP nº 68 prevê um crédito presumido a quem adquirir materiais recicláveis de “coletores incentivados”, no montante de 20% (vinte por cento), sendo 13% de IBS e 7% de CBS. Na prática, de forma resumida, isso significa que o adquirente do material poderá descontar, em suas obrigações tributárias futuras, o valor gerado pelo crédito da compra do material de coletores incentivados. Também consta na proposta uma definição do que são os “coletores incentivados”, sendo as pessoas físicas que executam a coleta ou triagem de resíduos, ou cooperativas/associações que reúnem essas pessoas exclusivamente para essa finalidade.

O primeiro ponto a ser aprimorado do PLP nº 68 é garantir que não haverá aumento da atual carga tributária incidente sobre as operações envolvendo a aquisição de materiais recicláveis. Há um risco alto de que ocorra uma ampliação da carga tributária incidente sobre as operações de materiais recicláveis, especialmente realizadas pelas cooperativas. Atualmente, incidem nessas operações ICMS, PIS e Cofins, sendo que a carga tributária somada dos três tributos pode variar entre 0% – em razão das possibilidades de isenções que existem – e chegar até 22,75%2. A reforma tributária substituirá esses tributos pelo IBS e CBS e, ainda que não haja uma definição do valor de suas alíquotas, a previsão do governo é que a alíquota do IBS seja de 17,7% e do CBS de 8,8%, o que resultaria em uma carga tributária de 26,5%. Se for adiante esse aumento de carga tributária, haverá uma sobrecarga nas cooperativas/associações e uma redução de sua capacidade de competição contra outros ofertantes de matérias virgens extraídas da natureza que são substitutos próximos aos reciclados, de maneira a eliminar a atratividade da indústria para adquirir materiais oriundos da reciclagem.

Tal aumento da carga tributária é completamente contrário à Constituição devido a sua proteção às atividades ambientalmente sustentáveis e socialmente eficientes, conforme entendimento do próprio Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito do Recurso Extraordinário 607.109/Paraná (RE 607.109/PR) a partir do voto-vista do Ministro Gilmar Mendes. A decisão do STF é clara ao reconhecer o comando constitucional de tratamento tributário diferenciado para incentivar a indústria de reciclagem, em detrimento da extração de matéria virgem, o que não deve se limitar apenas em incentivos para indústria que adquire os materiais recicláveis, mas também às cooperativas que reúnem os catadores que ofertam esses materiais.

Outra sugestão de melhoria no PLP nº 68 é a ampliação das operações envolvendo materiais recicláveis e catadores que poderão usufruir do crédito presumido. Atualmente, apenas as aquisições estão abarcadas, sendo ignorada a sistemática dessas operações, nas quais o material destinado à reciclagem pode percorrer um caminho complexo do catador até cooperativa, podendo ser objeto de uma relação de compra e venda ou da prestação de diferentes serviços, e somente após esse processo, o material é adquirido pela indústria para fins de reciclagem. A expansão das operações que podem utilizar o crédito presumido visa corrigir uma distorção da proposta atual, em que a indústria da reciclagem recebe um tratamento tributário diferenciado ao poder usufruir do crédito gerado na aquisição do material, enquanto a cooperativa/associação de catadores sofre incidência ordinária da IBS e CBS, sem previsão de tratamento específico e, portanto, exposta ao pagamento da alíquota cheia dos tributos.

A restrição prevista no PLP nº 68 de que as cooperativas e/ou associações, para poderem gerar o crédito, devem atuar exclusivamente na coleta e/ou triagem de materiais destinados à reciclagem também é um ponto de preocupação. Na realidade, as cooperativas e associações de catadores prestam uma série de serviços para terceiros (públicos e privados) que as contratam para fins de treinamento, conscientização, preparação e desenvolvimento de ações com relação à reciclagem, reutilização e/ou a logística reversa de materiais, bem como podem ser contratadas para executar serviços públicos de limpeza urbana e outras atividades inerentes de manejo de resíduos sólidos. Impor a restrição de atuar somente na coleta e/ou triagem de materiais recicláveis é não só limitar a possibilidade das associações e cooperativas gerarem o crédito, como desestimular que esses atores realizem trabalhos que também são essenciais para a alavancagem da reciclagem no país.

Uma quarta sugestão de aperfeiçoamento do PLP nº 68 é incluir a previsão expressa de não incidência dos novos tributos, IBS e CBS, nas operações envolvendo coletores incentivados realizadas no âmbito e/ou em decorrência de ato de cooperação, acordos setoriais, planos de gerenciamento de resíduos e/ou no fornecimento ou prestação de serviços ao titular do serviço público de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos.

Por último, sugere-se que o PLP n.º 68 seja alterado para prever claramente a possibilidade de estados, Distrito Federal e municípios fixarem alíquota zero de IBS nas operações incentivadas envolvendo catadores e a coleta de resíduos e materiais recicláveis, como atualmente em vigor pelo Convênio n.: 61/2024, para preservar a atribuição dos entes subnacionais de incentivar a destinação ambientalmente adequada no âmbito de seu território, em razão de sua competência tributária.

O incentivo à reciclagem de materiais e o fortalecimento do trabalho realizado por catadores estão inteiramente alinhados com os objetivos da reforma tributária, que além de buscar a simplificação das regras, pretende tornar o sistema tributário mais justo e fazer a economia brasileira crescer de forma sustentável. Com a reforma tributária, temos uma oportunidade ímpar de avançar na reciclagem e de promover um país social e ambientalmente mais justo e sustentável, não podemos desperdiçar essa chance.

_____________________________________________________________________

1 Para o cáIculo foi considerada a alíquota máxima de PIS de 0,65%, de Cofins de 3% e de ICMS de 19,1%. No caso deste último tributo, por ser um imposto estadual com alíquotas distintas em cada estado, foi realizada uma conta da média da alíquota geral dos estados, ainda que existam estados com alíquotas específicas menores para comercialização de materiais recicláveis.

2 GALLON, T.; MARZIALE, M. H. P. Condições de trabalho e saúde de catadores de materiais recicláveis na América latina: uma revisão de escopo. In: PEREIRA, Bruna Cristina Jaquetto; GOES, Fernanda Lira (Org.). Catadores de materiais recicláveis. Um encontro nacional. Rio de Janeiro: Ipea, 2016.

Continue Reading

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE20 horas ago

O Jogo político em Santa Rita: Poder, nepotismo e eleições no horizonte

ECONOMIA22 horas ago

Confira o que muda com o aumento no preço máximo dos medicamentos

Educação & Cultura22 horas ago

Fundeb: estados e municípios partilham R$ 3,4 bi referentes à 3ª parcela de 2025

Educação & Cultura22 horas ago

Pé-de-Meia: pagamentos para nascidos em maio e junho inicia nesta hoje (2/3)

Segurança Pública22 horas ago

 ICL afirma que nova medida do Inmetro garante combate ao “golpe do chip” ou “bomba fraudada”

Politíca22 horas ago

Projeto de Jutay proíbe reconhecimento facial ou biométrico para garantir o bem-estar de deficientes e neurodivergentes

Nacional22 horas ago

Projeto que estabelece medidas contra tarifas de outros países será votado nesta semana na Câmara, diz Motta

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

Soja começa a quarta-feira (2) com queda no preço

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

Preço do boi gordo continua em alta, nesta quarta-feira (2)

Nacional23 horas ago

Piso da enfermagem: estados e municípios começam abril com recebimento de R$ 763 milhões

CIDADE23 horas ago

Confep 2025 inicia nesta quarta com programação externa às mulheres e palestra de Zico

CIDADE23 horas ago

Durante entrega de novas moradias na Capital, Cícero Lucena obtém reconhecimento do ministro das Cidades por isento de ITBI

CIDADE23 horas ago

Vereador destaca importância da inclusão de pessoas com autismo na sociedade

Politíca24 horas ago

CMJP aprova ampliação de incentivo fiscal do programa Viva o Centro

Politíca24 horas ago

Presidente da CMJP solicita desapropriação do Hotel Tambaú

CIDADE24 horas ago

Cabedelo vai realizar diversas atividades e ações sobre conscientização e inclusão de pessoas autistas

CONCURSO E EMPREGO24 horas ago

IPM-JP dá posse aos novos servidores aprovados em concurso no auditório do Centro Administrativo Municipal

CIDADE24 horas ago

Bruno destaca crescimento econômico e social do São João de Campina e projeta edição ‘histórica’ do evento em 2025

ESTADO24 horas ago

Fapesq inscreve para o edital do Programa Pesquisa para o SUS até o próximo 10

ESTADO24 horas ago

Paraíba avança na desospitalização e beneficia pacientes com o serviço de Assistência Domiciliar

Saúde1 dia ago

Reamcav promove encontro sobre violência obstétrica na segunda-feira (7)

ENTRETENIMENTO1 dia ago

8º Festival de Música da Paraíba divulga as 30 composições específicas para as eliminatórias

Saúde1 dia ago

Agevisa identifica irregularidades e interdita fábrica de gelo no Distrito Industrial de Guarabira

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo e ministro Jader Filho entregam unidades habitacionais e autorizam construção de novas moradias em municípios da Paraíba

ESTADO1 dia ago

Governo da Paraíba recebe Menção de Reconhecimento Nacional pela execução do Programa Família Acolhedora

Educação & Cultura1 dia ago

Preservação de acervo: inscrições do processo seletivo de estudantes para atuar na FCJA termina nesta 5ª-feira

Saúde1 dia ago

Central de Transplantes registra a primeira doação de órgãos múltiplos no Hospital Edson Ramalho

ECONOMIA1 dia ago

Porto de Cabedelo movimenta mais de 172 mil toneladas em março

ESTADO1 dia ago

Paraíba realiza Seminário Estadual sobre Regulação para a Garantia do Direito à Saúde

Educação & Cultura1 dia ago

Dia Internacional do Livro Infantil: 10 obras indispensáveis que toda criança deveria ler

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário4 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional9 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário11 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte10 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional9 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ECONOMIA9 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO5 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública5 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde4 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE10 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura5 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional5 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde5 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde4 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde5 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Nacional9 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura5 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 dias ago

O QUE A SÉRIE ADOLESCÊNCIA RETRATA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

QUAL DOS TIPOS DE ENERGIA ABAIXO NÃO É ENERGIA RENOVÁVEL?

ECONOMIA2 dias ago

PARA QUANDO DEVE SER PAGO O 13º SALÁRIO EM 2025?

Saúde2 dias ago

QUANDO COMEÇOU A PANDEMIA DE COVID-19?

ECONOMIA2 dias ago

O QUE A BIOECONOMIA PROMOVE?

Internacional2 semanas ago

QUAL CONTINENTE É CHAVE PARA A ROTA DA SEDA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE AS PLANTAS DE SOL POSSUEM?

Saúde2 semanas ago

QUAL DOENÇA O MARCAPASSO TRATA?

Saúde2 semanas ago

QUEM DEVE EVITAR O GLÚTEN?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

QUAL CARACTERÍSTICA DESSAS AVES FANTASMAS?

Segurança Pública3 semanas ago

POR QUE O BRASIL NÃO TEM BOMBA ATÔMICA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE A COMPUTAÇÃO QUÂNTICA PODE REVOLUCIONAR?

Saúde3 semanas ago

O QUE A INSULINA SEMANAL SUBSTITUI?

Educação & Cultura3 semanas ago

QUANTO TEMPO PODE DEMORAR PARA O ALINHAMENTO SE REPETIR?

Saúde4 semanas ago

O QUE O PROGRAMA EXPLICA SOBRE FIBROMIALGIA?

Educação & Cultura4 semanas ago

QUEM INVENTOU O PARAQUEDAS E QUE CAUSOU SUA PRÓPRIA MORTE?

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

ONDE O SANHAÇO-CINZENTO É ENCONTRADO?

Educação & Cultura4 semanas ago

O QUE MOSTRAM AS FERRAMENTAS ANTIGAS USADAS PELOS HOMINÍDEOS?

Educação & Cultura4 semanas ago

A história NÃO CONTADA de EUNICE PAIVA de “AINDA ESTOU AQUI”

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

O QUE O DETOX DIGITAL PROPÕE?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUAL POMBA TEM VOCALIZAÇÃO ESTRANHA?

Saúde1 mês ago

O QUE AS FRUTAS OFERECEM ALÉM DE REFRESCAR?

Educação & Cultura1 mês ago

HÁ QUANTOS ANOS VIVEU ARISTÓTELES?

Saúde1 mês ago

QUAL ORGANIZAÇÃO AFIRMA QUE NÃO HÁ DOSE SEGURA DE ÁLCOOL?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

O QUE OS MACACOS DE MINAS GERAIS ALCANÇARAM RECENTEMENTE?

Segurança Pública1 mês ago

QUAL FOI O PREJUÍZO CAUSADO PELA PIRATARIA NO BRASIL EM 2024?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUAL É O TEMA PRINCIPAL DO VÍDEO SOBRE PLANTAS?

Saúde1 mês ago

O QUE O MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIOU SOBRE OS MEDICAMENTOS DA FARMÁCIA POPULAR?

Saúde1 mês ago

QUAL HÁBITO PODE AUMENTAR A LONGEVIDADE?

Educação & Cultura2 meses ago

QUAL FOI O PRINCIPAL OBJETIVO DA EXPEDIÇÃO BRASILEIRA NA ANTÁRTIDA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br