Connect with us

ECONOMIA

A reforma tributária, a defesa do meio ambiente e a valorização do catadores

Os princípios e mandamentos constitucionais da defesa ao meio ambiente e ao incentivo à reciclagem e, necessariamente, aos catadores

A reforma tributária não apenas estabeleceu um sistema de tributação sob valor agregado, ela também elevou a proteção ao meio ambiente como um princípio constitucional do Sistema Tributário Nacional, bem como da simplicidade; transparência, cooperação e justiça tributária. (art.145, §3º).

Um dos principais desafios do Brasil para avançar na construção de um país ambientalmente mais sustentável é o fomento à reciclagem. Reaproveitar os materiais e resíduos descartados, por meio da reciclagem, reduzir o volume de matéria virgem extraída da natureza e, portanto, na sustentabilidade da exploração de recursos naturais e na diminuição dos materiais depositados em aterros e lixões.

Para que o país avance no assunto, é fundamental que as políticas públicas sejam orientadas no sentido de promover a reciclagem dos diversos materiais aptos a esse tratamento. A reforma tributária é uma das principais medidas para tanto, devendo tratar adequadamente a reciclagem de materiais e o trabalho dos maiores responsáveis para ela acontecer: os catadores. Estes, segundo estimativas, são responsáveis pela coleta de 90% de tudo reciclado no país1.

A reforma tributária, que está em curso no país, estabeleceu a proteção ao meio ambiente como um de seus princípios e determinou incentivos para atividades econômicas mais sustentáveis, de forma a alinhar a política tributária com as previsões constitucionais de proteção e preservação ambiental. Contudo, há pontos na sua regulamentação para serem aprimorados, para aprofundar o fomento à reciclagem e a valorização do trabalho dos catadores de materiais recicláveis, em consonância com o que prevê a Constituição Federal e a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A primeira etapa da reforma tributária foi concluída com a aprovação da Emenda Constitucional (EC) nº 132. Resumidamente, o novo sistema visa simplificar as regras tributárias com a substituição do ICMS, ISS, PIS, Cofins e IPI pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Além de aglutinar e harmonizar os tributos incidentes sobre o consumo, a EC nº 132 reconheceu a necessidade de estimular a reciclagem e autorizou a concessão de crédito aos contribuintes que adquirem resíduos comercializados por pessoas físicas, cooperativas ou outras formas de organização popular. Como esse crédito pode ser usufruído foi detalhada na proposta de regulamentação da reforma tributária, sendo o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 68, atualmente em tramitação no Senado Federal.

O texto atual do PLP nº 68 prevê um crédito presumido a quem adquirir materiais recicláveis de “coletores incentivados”, no montante de 20% (vinte por cento), sendo 13% de IBS e 7% de CBS. Na prática, de forma resumida, isso significa que o adquirente do material poderá descontar, em suas obrigações tributárias futuras, o valor gerado pelo crédito da compra do material de coletores incentivados. Também consta na proposta uma definição do que são os “coletores incentivados”, sendo as pessoas físicas que executam a coleta ou triagem de resíduos, ou cooperativas/associações que reúnem essas pessoas exclusivamente para essa finalidade.

O primeiro ponto a ser aprimorado do PLP nº 68 é garantir que não haverá aumento da atual carga tributária incidente sobre as operações envolvendo a aquisição de materiais recicláveis. Há um risco alto de que ocorra uma ampliação da carga tributária incidente sobre as operações de materiais recicláveis, especialmente realizadas pelas cooperativas. Atualmente, incidem nessas operações ICMS, PIS e Cofins, sendo que a carga tributária somada dos três tributos pode variar entre 0% – em razão das possibilidades de isenções que existem – e chegar até 22,75%2. A reforma tributária substituirá esses tributos pelo IBS e CBS e, ainda que não haja uma definição do valor de suas alíquotas, a previsão do governo é que a alíquota do IBS seja de 17,7% e do CBS de 8,8%, o que resultaria em uma carga tributária de 26,5%. Se for adiante esse aumento de carga tributária, haverá uma sobrecarga nas cooperativas/associações e uma redução de sua capacidade de competição contra outros ofertantes de matérias virgens extraídas da natureza que são substitutos próximos aos reciclados, de maneira a eliminar a atratividade da indústria para adquirir materiais oriundos da reciclagem.

Tal aumento da carga tributária é completamente contrário à Constituição devido a sua proteção às atividades ambientalmente sustentáveis e socialmente eficientes, conforme entendimento do próprio Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito do Recurso Extraordinário 607.109/Paraná (RE 607.109/PR) a partir do voto-vista do Ministro Gilmar Mendes. A decisão do STF é clara ao reconhecer o comando constitucional de tratamento tributário diferenciado para incentivar a indústria de reciclagem, em detrimento da extração de matéria virgem, o que não deve se limitar apenas em incentivos para indústria que adquire os materiais recicláveis, mas também às cooperativas que reúnem os catadores que ofertam esses materiais.

Outra sugestão de melhoria no PLP nº 68 é a ampliação das operações envolvendo materiais recicláveis e catadores que poderão usufruir do crédito presumido. Atualmente, apenas as aquisições estão abarcadas, sendo ignorada a sistemática dessas operações, nas quais o material destinado à reciclagem pode percorrer um caminho complexo do catador até cooperativa, podendo ser objeto de uma relação de compra e venda ou da prestação de diferentes serviços, e somente após esse processo, o material é adquirido pela indústria para fins de reciclagem. A expansão das operações que podem utilizar o crédito presumido visa corrigir uma distorção da proposta atual, em que a indústria da reciclagem recebe um tratamento tributário diferenciado ao poder usufruir do crédito gerado na aquisição do material, enquanto a cooperativa/associação de catadores sofre incidência ordinária da IBS e CBS, sem previsão de tratamento específico e, portanto, exposta ao pagamento da alíquota cheia dos tributos.

A restrição prevista no PLP nº 68 de que as cooperativas e/ou associações, para poderem gerar o crédito, devem atuar exclusivamente na coleta e/ou triagem de materiais destinados à reciclagem também é um ponto de preocupação. Na realidade, as cooperativas e associações de catadores prestam uma série de serviços para terceiros (públicos e privados) que as contratam para fins de treinamento, conscientização, preparação e desenvolvimento de ações com relação à reciclagem, reutilização e/ou a logística reversa de materiais, bem como podem ser contratadas para executar serviços públicos de limpeza urbana e outras atividades inerentes de manejo de resíduos sólidos. Impor a restrição de atuar somente na coleta e/ou triagem de materiais recicláveis é não só limitar a possibilidade das associações e cooperativas gerarem o crédito, como desestimular que esses atores realizem trabalhos que também são essenciais para a alavancagem da reciclagem no país.

Uma quarta sugestão de aperfeiçoamento do PLP nº 68 é incluir a previsão expressa de não incidência dos novos tributos, IBS e CBS, nas operações envolvendo coletores incentivados realizadas no âmbito e/ou em decorrência de ato de cooperação, acordos setoriais, planos de gerenciamento de resíduos e/ou no fornecimento ou prestação de serviços ao titular do serviço público de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos.

Por último, sugere-se que o PLP n.º 68 seja alterado para prever claramente a possibilidade de estados, Distrito Federal e municípios fixarem alíquota zero de IBS nas operações incentivadas envolvendo catadores e a coleta de resíduos e materiais recicláveis, como atualmente em vigor pelo Convênio n.: 61/2024, para preservar a atribuição dos entes subnacionais de incentivar a destinação ambientalmente adequada no âmbito de seu território, em razão de sua competência tributária.

O incentivo à reciclagem de materiais e o fortalecimento do trabalho realizado por catadores estão inteiramente alinhados com os objetivos da reforma tributária, que além de buscar a simplificação das regras, pretende tornar o sistema tributário mais justo e fazer a economia brasileira crescer de forma sustentável. Com a reforma tributária, temos uma oportunidade ímpar de avançar na reciclagem e de promover um país social e ambientalmente mais justo e sustentável, não podemos desperdiçar essa chance.

_____________________________________________________________________

1 Para o cáIculo foi considerada a alíquota máxima de PIS de 0,65%, de Cofins de 3% e de ICMS de 19,1%. No caso deste último tributo, por ser um imposto estadual com alíquotas distintas em cada estado, foi realizada uma conta da média da alíquota geral dos estados, ainda que existam estados com alíquotas específicas menores para comercialização de materiais recicláveis.

2 GALLON, T.; MARZIALE, M. H. P. Condições de trabalho e saúde de catadores de materiais recicláveis na América latina: uma revisão de escopo. In: PEREIRA, Bruna Cristina Jaquetto; GOES, Fernanda Lira (Org.). Catadores de materiais recicláveis. Um encontro nacional. Rio de Janeiro: Ipea, 2016.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional46 segundos ago

Entenda por que as relações comerciais entre China e Brasil estão cada vez mais prósperas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 minutos ago

Qual será o impacto se o Google for forçado a vender o navegador Chrome?

ECONOMIA6 minutos ago

Primeira parcela do 13º salário deve ser paga até esta semana; entenda regras

CIDADE10 minutos ago

Prefeitura de Cabedelo divulga calendário de pagamentos dos meses de novembro, dezembro e 13º

Nacional15 minutos ago

Planalto vai chamar líderes para apresentar pacote de corte de gastos

Nacional22 minutos ago

Enquanto governo quer cortar gastos, Congresso amplia renúncia fiscal

CIDADE36 minutos ago

CFO é favorável a realocação e crédito especial que somam R$ 1,29 milhão

Segurança Pública2 horas ago

Ex-padre Egídio tem mandado de busca e apreensão de carro e ações judiciais cobrando condomínio de imóveis de luxo

Nacional2 horas ago

Governo prepara novo bloqueio de emendas parlamentares para ajustar as contas públicas

Politíca2 horas ago

Deputado Luciano Cartaxo destina R$ 130 mil para Aspan, Associação permanente de idosos no Cristo Redentor

CIDADE2 horas ago

TJPB, por unanimidade, rejeita embargos e mantém condenação do prefeito a 5 meses de detenção e suspensão dos direitos políticos

Judiciário2 horas ago

STF sob críticas: New York Times expõe desmonte da Lava Jato

Saúde3 horas ago

58 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 descartadas: prejuízo bilionário expõe falhas graves na gestão da saúde pública

Nacional3 horas ago

PEC do aborto é prioridade da CCJ da Câmara nesta semana

Judiciário4 horas ago

STF começa a discutir regulação das redes sociais e Marco Civil da Internet

CONCURSO E EMPREGO4 horas ago

Sedest realiza no Bairro das Indústrias última edição de 2024 do Feirão da Empregabilidade

ENTRETENIMENTO4 horas ago

Bolo de Rapadura

Esporte4 horas ago

Olheiro Lance!: cinco nomes livres no mercado para substituir Rafael Paiva no Vasco

Judiciário4 horas ago

Crimes contra ordem econômica

Judiciário4 horas ago

A revolução silenciosa nas garantias: como a Lei nº 14.711/2023 transformou o papel do tabelião de notas

Internacional4 horas ago

Portugal acolhe o Fórum da Aliança das Civilizações da ONU

ECONOMIA4 horas ago

A reforma tributária, a defesa do meio ambiente e a valorização do catadores

ECONOMIA4 horas ago

Avaliação quinquenal dos benefícios tributários: medida de responsabilidade fiscal ou controle de preços?

Judiciário4 horas ago

Riscos e cuidados na utilização das câmaras virtuais de arbitragem

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

As energias renováveis podem substituir o petróleo?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 horas ago

Como a tecnologia está reformulando o comportamento global do consumidor?

Esporte5 horas ago

Paraíba conquista mais uma medalha de ouro e outra de prata nos Jogos da Juventude 2024

Politíca5 horas ago

Murilo renova compromisso com lideranças durante atendimentos em João Pessoa e Campina

Esporte14 horas ago

Com golpes potentes, Nikolas Motta supera diferença de altura e vence no UFC Macau

Esporte14 horas ago

Botafogo-PB contrata mais um zagueiro às vésperas do início da pré-temporada

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura6 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br