Connect with us

Internacional

Combatentes belarussos pró-Kiev buscam refúgio na UE

Eles lutaram ao lado dos ucranianos na guerra contra a Rússia e por isso correm risco de punição no seu país natal. E após deixarem a frente de batalha, enfrentam entraves para permanecer na Ucrânia

Viktor (nome alterado) se apresentou como voluntário para lutar contra a Rússia em 2022 e passou um ano no Exército ucraniano. Em seguida, foi para a Polônia, onde teve um ferimento tratado e pediu asilo, pois sua participação na guerra na Ucrânia poderia o submeter a um processo em seu país natal, Belarus.

Ex-gerente de uma empresa belarussa, ele pensava que encontraria rapidamente um emprego em uma empresa ucraniana na Polônia devido ao seu envolvimento na Ucrânia. No entanto, as agências de recrutamento o recusaram com o argumento de que ele é cidadão de Belarus. Elas também temiam que Viktor pudesse desenvolver transtorno de estresse pós-traumático ou provocar sentimentos de vergonha em seus colegas.

“Eles disseram que havia ucranianos na empresa que não tinham lutado e que, se me contratassem, eles se sentiriam envergonhados ou desconfortáveis na minha frente – em resumo, eles estavam preocupados com o ambiente na equipe”, diz o ex-combatente.

Como Viktor ficou sem economias depois de apenas alguns meses, ele arrumou um emprego em uma oficina mecânica. Dois meses depois, recebeu uma oferta de emprego de sua antiga empresa belarussa para continuar trabalhando para ela na Polônia.

Segundo ele, nem todos os ex-combatentes conseguem se reintegrar à vida civil. Isso é particularmente difícil para os jovens veteranos que foram para a guerra sem nenhuma formação profissional.

“Eles pensam em trabalhar como entregadores de aplicativo ou operários da construção civil. Depois se perguntam desesperadamente pelo que lutaram: ficar sentado em uma bicicleta por 12 horas? É assim que a visão de mundo deles começa a mudar”, diz Viktor. Ele conhece casos em que problemas psicológicos levaram à falta de moradia e até mesmo ao suicídio.

Insignia militar de um voluntário belarusso de um regimento ucraniano

Sem direito de permanência na Ucrânia?

Anton (nome modificado) também já trabalhou em Belarus, como gerente. Ele se alistou nas Forças Armadas ucranianas no primeiro mês da guerra e passou dois anos na frente de batalha, onde sofreu ferimentos na cabeça, entre outros. Hoje, o jovem de 29 anos vive em Varsóvia e está esperando há nove meses por uma resposta para sua solicitação de asilo.

Ele deixou o Exército ucraniano porque perdeu a motivação, diz. Inicialmente, queria ficar na Ucrânia, mas não havia perspectiva de obter uma autorização de residência no país.

“Ouvi muitas histórias de meus amigos e percebi que não era realista conseguir um status legal. Até mesmo homens que têm esposas ucranianas foram recusados. Se funciona, provavelmente só funciona com corrupção. A guerra não é o melhor momento para a vida e o desenvolvimento. Mas ainda sou jovem”, diz Anton, que ainda não encontrou um emprego fixo na Polônia.

Questão militar ou humanitária?

De acordo com Andrey Kushnyerov, da Associação de Voluntários Belarussos, a maioria dos belarussos não pôde permanecer na Ucrânia depois de deixar o Exército ucraniano, principalmente porque não atendiam aos requisitos para obter uma autorização de residência. Alguns deles tinham passaportes belarussos vencidos, mas não puderam solicitar novos passaportes. E a Ucrânia não emitiu nenhum documento para eles, explica Kushnyerov.

Por isso, muitos dos veteranos se mudam para um país da UE – geralmente para a Polônia, já que, segundo o Acordo de Dublin, esse é o primeiro país de entrada na União Europeia onde eles devem solicitar refúgio. A maioria dos que vão para a Lituânia são aqueles que viviam lá antes da guerra da Rússia contra a Ucrânia, explica o ativista e ex-voluntário belarusso Aleksandr Klotshko.

Ele acha que os veteranos deveriam receber mais apoio da sociedade civil belarussa. “Se um caso tem algo a ver com o Exército, muitas vezes há reservas quanto a lidar com ele”, diz Klotshko e lamenta que essa atitude também afete os familiares de ex-combatentes. “Como pode a família de um voluntário belarusso morto ser vista como uma questão militar?”, questiona o ativista, enfatizando que esse é um problema humanitário.

Falta de apoio financeiro

Os ex-voluntários belarussos na Ucrânia estão sendo ajudados pelo Centro de Reabilitação Lanka, fundado pela ativista belarussa Tatyana Gazuro-Yavorskaya. Não há nenhuma iniciativa comparável na UE, segundo Andrei Kushnyerov. “Precisamos de um programa sistemático de criação de empregos para centenas de pessoas, mas falta financiamento”, lamenta.

Sua organização de veteranos foi criada por voluntários belarussos em 2023. De acordo com Kushnyerov, ela abrange até 200 combatentes, tanto antigos quanto ativos. A Associação de Voluntários Belarussos está registrada na Polônia, mas ainda não conseguiu obter apoio financeiro de outras organizações de veteranos na UE.

Entretanto, os ativistas encontraram psicólogos que trabalham como voluntários para cuidar dos veteranos belarussos e de suas famílias. Eles ajudam com aconselhamento e busca por emprego. Kushnyerov estima que cerca de 30% dos veteranos têm problemas para se integrar à vida civil. Na maioria dos casos, eles não conseguem encontrar trabalho porque não podem exercer sua antiga profissão devido às consequências da guerra e precisam fazer cursos profissionalizantes.

Homenagem em Kiev a combatentes belarussos mortos na guerra contra a Rússia

Responsabilidade da diáspora

Vadim Kabanshuk, opositor declarado do regime de Lukashenko e responsável por defesa e segurança nacional no gabinete exilado da líder da oposição belarussa Svetlana Tikhanovskaya, que vive na Lituânia, também vê a necessidade de ajudar os afetados. “Se dissermos que esses são nossos veteranos belarussos, então a diáspora também deve assumir a responsabilidade por eles, porque hoje eles estão defendendo a honra do povo belarusso aos olhos dos ucranianos”, diz Kabanshuk.

De acordo com ele, há centenas de belarussos envolvidos. “Tivemos muitas reuniões com parlamentares, ativistas de direitos humanos e autoridades ucranianas. Foram aprovadas leis para facilitar a legalização, a obtenção de documentos e cidadania, assim como a obtenção de patentes de oficial para o serviço militar”, diz Kabanshuk. Ele está se referindo a uma lei que entrou em vigor na Ucrânia em 24 de novembro “sobre a situação legal de estrangeiros e apátridas que participam da defesa da integridade territorial e da inviolabilidade da Ucrânia”.

De acordo com essa lei, os não ucranianos que lutarem pela Ucrânia poderão obter uma autorização de residência, mesmo que seus passaportes estejam vencidos. Os russos e belarussos que obtiverem um passaporte ucraniano por esse caminho teriam que renunciar à sua cidadania original no prazo de um ano após o fim da lei marcial.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO7 horas ago

João Azevêdo apresenta balanço das ações de governo em 2024 e reforça compromisso com o desenvolvimento da Paraíba

ENTRETENIMENTO8 horas ago

Festival Forró Verão lota Busto de Tamandaré e faz o público dançar

ESTADO9 horas ago

Imprensa nacional ressalta que projeção do PIB da Paraíba e do Nordeste puxam para cima o Brasil

Esporte9 horas ago

“Desperta Verão” oferece ginástica aeróbica e avaliação nutricional para a população

CIDADE10 horas ago

Os amigos de Barrinha: uma confraternização que celebra a amizade e a união

CIDADE16 horas ago

Semob-JP alerta proprietários de veículos escolares para início das vistorias

Judiciário16 horas ago

Saiba quais devem ser os julgamentos relevantes no STF em 2025

Nacional16 horas ago

Gleisi Defende IBGE e Responde a Crítica de Bolsonaro Sobre Desemprego: A Realidade Não Mente

Nacional17 horas ago

Nepotismo, auxílio e silêncio: o jogo sujo das famílias no poder

Nacional18 horas ago

Do sonho à realidade: dois anos de Lula e o balanço de uma gestão que tropeça em promessas

Judiciário18 horas ago

A questão constitucional e a função do Supremo Tribunal Federal no constitucionalismo contemporâneo

AGRICULTURA & PECUÁRIA18 horas ago

Crise e confiança no agro

Judiciário18 horas ago

Lei Maria da Penha: aprimoramento necessário

Internacional18 horas ago

Scholz critica comentários “erráticos” de Musk e apoio à AfD

ENTRETENIMENTO18 horas ago

Meninas, vocês precisam experimentar essa grande tradição irlandesa na Epifania

Internacional18 horas ago

Agências no sudeste da Ásia usam inteligência artificial para proteger mulheres e meninas

Internacional18 horas ago

Chanceler da Áustria renuncia por falta de apoio parlamentar

Internacional18 horas ago

Em Gaza, 945 mil deslocados precisam de assistência para se abrigar no inverno

Internacional19 horas ago

Desinformação ameaça atirar a Síria de volta à guerra civil

ENTRETENIMENTO19 horas ago

Bombom Lollo Caseiro

Educação & Cultura19 horas ago

Júlio Verne, o escritor que inspirou a exploração espacial

Judiciário19 horas ago

Habitação de interesse social e de mercado popular e o limbo jurídico do comprador (des)avisado

Judiciário19 horas ago

Dino suspende repasses de emendas a ONGs que não cumpriram critérios de transparência

Nacional19 horas ago

LDO é sancionada com veto a trecho que impediria bloqueio de emendas

Nacional19 horas ago

Reforma tributária: segunda parte da regulamentação será votada em 2025

Saúde19 horas ago

Estudar neurociência em cobaias não revela complexidades do cérebro humano

Saúde19 horas ago

Por que algumas pessoas parecem imunes a contrair a covid-19?

Saúde19 horas ago

Diversidade biológica não é resultado apenas dos genes

Saúde19 horas ago

Secretaria Municipal de Saúde alerta para os cuidados na estação mais quente do ano

Segurança Pública19 horas ago

Central de Videomonitoramento reforça segurança nas unidades de saúde

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Judiciário1 mês ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional12 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte7 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE7 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional1 semana ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde1 semana ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional1 semana ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura1 semana ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura2 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde2 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional2 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional2 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional2 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA2 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública2 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 semanas ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional4 semanas ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 semanas ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

SOJA: PROTOCOLO DE SEMENTES PRETENDE GARANTIR EXCELÊNCIA DO SETOR

Educação & Cultura1 mês ago

CURSOS GRATUITOS ONLINE DO SEBRAE COM CERTIFICADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ESTUDO COMPROVA VIABILIDADE ECONÔMICA DE BIOFÁBRICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

TURBINA EÓLICA INTELIGENTE CAPTURA ENERGIA EM AMBIENTES URBANOS

Internacional1 mês ago

MERCOSUL E UE SELAM ACORDO APÓS 25 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

ENTRETENIMENTO1 mês ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

OS SEGREDOS DOS CABOCLINHOS QUE MIGRAM

Saúde1 mês ago

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE HIV E AIDS?

Saúde1 mês ago

BEBER ÁGUA NA MEDIDA CERTA AJUDA A CONTROLAR PESO, PRESSÃO ARTERIAL E DIABETES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

CACHORRO ROBÔ TOMARÁ CONTA DAS FAZENDAS NO FUTURO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br