Connect with us

Internacional

Desinformação ameaça atirar a Síria de volta à guerra civil

Uma avalanche de informações falsas ou enganosas tem tomado as redes sociais desde a queda do regime de Assad – para especialistas, um sinal da batalha pelo poder travada nos bastidores por atores locais e estrangeiros

De árvores de Natal derrubadas pelo governo de transição, passando pela venda de mulheres como escravas por terroristas “decapitadores” até relatos sobre o “judaísmo secreto” de um líder rebelde: a desinformação sobre a Síria que circula desde a queda do regime autoritário de Bashar al-Assad variou do absurdo ao horrível, e só tem crescido.

O aumento “considerável” da desinformação é confirmado por Zouhir Al-Shimale, pesquisador e gerente de comunicação da Verify-Sy, uma organização síria de checagem de fatos.

“Anos de revolução e guerra civil deixaram mágoas profundamente enraizadas, e várias facções — tanto locais quanto internacionais — estão agora usando desinformação para fortalecer suas posições, deslegitimar rivais e promover suas próprias agendas”, relata à DW.

No início de dezembro, uma ofensiva liderada pelo grupo rebelde sírio Organização pela Libertação do Levante (Hayat Tahrir al-Sham, também conhecida pela sigla HTS) pôs fim a uma brutal dinastia que durou 54 anos.

No passado, o HTS manteve elos com organizações extremistas como a Al-Qaeda e o “Estado Islâmico” (EI), mas tem tentado se afastar dessas conexões nos últimos anos.

Mesmo assim, muitos sírios se preocupam com a nova liderança síria por temerem retaliações ou a imposição de uma política islamista rígida aos que compartilham de outros valores e crenças. O medo da vingança assombra principalmente grupos associados ao antigo regime, como os alauitas, minoria religiosa da qual a família Assad faz parte.

Mas mesmo com a segurança sendo uma preocupação significativa para civis, até agora parece ter havido poucos casos de justiçamento ou perseguição religiosa por parte dos novos governantes.

Em contrapartida, pululam na internet relatos não verificados de supostos abusos – a maioria enganosos ou simplesmente falsos, segundo organizações de checagem de fatos.

Dois exemplos, segundo o site de checagem Misbar: a remoção em 2023 de árvores de Natal na cidade iraquiana de Karbala, que nada tem a ver com a Síria e seus novos governantes; e denúncias feitas em 2013 sobre mercados de escravas na Síria, mais de dez anos antes da queda de Assad.

O papel dos próprios cidadãos sírios

Postagens falsas nas redes sociais provavelmente têm origens diversas. Há tantos interesses em jogo na Síria e uma quantidade tão grande de desinformação em circulação que atribuir qualquer coisa a um único ator seria extremamente difícil. Isso se deve também a interesses sobrepostos e a atores mal-intencionados que ajudam a amplificar essas informações.

É provável que cidadãos comuns na Síria estejam publicando informações falsas nas redes sociais sem ter consciência disso e por não saber como checar se a autenticidade de um conteúdo na rede. Outros podem fazer isso intencionalmente para promover suas agendas pessoais.

Al-Shimale, da Verify-Sy, afirma que o regime de Assad “implantou algo semelhante a um ‘iron dome’ informacional” – uma alusão ao domo de ferro que protege Israel de ataques aéreos e, nesta analogia, impedia o acesso de cidadãos a informações que contrariavam os interesses do ditador.

“[Esse iron dome] dominava o cenário informativo na Síria e alimentou os sírios com propaganda e notícias falsas sobre a oposição desde o início [da guerra civil], em 2011”, explica Al-Shimale.

Com o fim do regime de Assad, ele diz que os que estavam habituados a se informar pelos meios controlados pelo ditador de repente se viram num vácuo informacional.

Outro fator determinante é a incerteza e o medo existentes no país, escreveu a pesquisadora Rana Ali Adeeb, da Universidade Concordia em Montreal, Canadá, que estuda como as emoções moldam a percepção de notícias falsas. “O contágio emocional das notícias falsas é especialmente perigoso em tempos frágeis como este”, disse em um artigo de opinião publicado em dezembro no jornal The Gazette.

Tudo isso torna as pessoas comuns “muito mais vulneráveis à desinformação, algo que os apoiadores de Assad, o Irã e a Rússia sabem e estão explorando”, argumenta Al-Shimale.

Durante a guerra civil síria, a Rússia tentou abalar a credibilidade dos socorristas da organização síria Capacetes Brancos com campanhas de desinformação

O papel de atores estrangeiros

Ao longo dos quase 14 anos de guerra civil na Síria, diversos países se posicionaram a favor ou contra o regime de Assad. Pesquisadores já dão como certo que os aliados mais fervorosos de Assad, Rússia e Irã, conduziram ou apoiaram campanhas de desinformação contra a oposição síria. Agora, a suspeita é que esses atores internacionais estejam novamente desempenhando um papel semelhante.

“O aparato de manipulação de informações da Rússia e do Irã tem operado a plena capacidade”, escreveu Marcos Sebares Jimenez-Blanco, pesquisador do German Marshall Fund, em meados de dezembro. “[Eles estão] buscando moldar a narrativa em torno dos acontecimentos na Síria para compensar suas derrotas militares, estratégicas e geopolíticas.”

Al-Shimale, do Verify-Sy, afirma que diversas páginas falsas foram criadas no Facebook em dezembro, com nomes que imitam grupos de monitoramento de direitos humanos, mas que focam principalmente na comunidade alauita. Usando desinformação e contas falsas ou automatizadas e robôs, essas páginas fakes espalham medo entre os alauitas e os incitam a aderir à resistência armada, segundo ele.

Grupos distintos com interesses convergentes também alimentam caldo de desinformação

O que torna o atual fluxo de desinformação sobre a Síria ainda mais preocupante é a convergência de diferentes agendas e opiniões.

Aqueles que apoiam os grupos curdos sírios no norte do país e defendem sua independência tendem a ver o grupo rebelde HTS com desconfiança e medo. O mesmo vale para civis que apoiam o Estado laico ou pertencem a minorias.

Enquanto isso, grupos islamofóbicos, anti-imigração e de direita nos EUA e na Europa amplificam conteúdos na internet que se referem à Síria como “Jihadistão” e associam grosseiramente o HTS a “decapitadores”. Outros especulam — incorretamente — que o HTS seria um fantoche dos governos dos EUA ou de Israel.

Outros, como os nacionalistas turcos, investem contra os curdos sírios. Mas esses são minoria, já que o grosso das opiniões que acompanham notícias falsas nas redes sociais tendem a criticar os rebeldes sírios que atualmente lideram o governo de transição.

Impacto na paz

A desinformação já teve impacto dentro da Síria. Por exemplo, na semana passada, um vídeo mostrando um suposto ato de vingança — a profanação de um santuário alauita — levou milhares de pessoas em áreas de maioria alauita a protestarem. Posteriormente, checagens mostraram que o vídeo era enganoso.

A desinformação também pode influenciar a visão e o apoio da comunidade internacional à Síria, segundo Al-Shimale, sedimentando sua imagem no exterior como a de “uma nação incapaz de se estabilizar após o regime de Assad”.”Este é um momento frágil para a Síria e para todos nós que testemunhamos o desenrolar de sua história”, argumentou Ali Adeeb em seu artigo de opinião. “À medida que a situação na Síria evolui, cada informação tem o potencial de moldar opiniões, influenciar decisões e desencadear ações.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional41 segundos ago

Congressistas somem no ato de Lula: ausências que falam alto

ESTADO47 minutos ago

Alerta de chuvas intensas no Sertão da Paraíba: população deve redobrar atenção

CIDADE1 hora ago

Defesa Civil vai instalar placas de advertência na Barreira do Cabo Branco

Esporte1 hora ago

Secretaria de Habitação inicia colônia de férias com oficina de vôlei para jovens dos residenciais

Saúde1 hora ago

Janeiro Branco: Juliano Moreira promove programação com os usuários 

ESTADO1 hora ago

Sefaz-PB libera emissão do boleto de IPVA 2025 da placa com final 1

ESTADO1 hora ago

Vice-governador participa de solenidade de promoção de oficiais da Polícia Militar e destaca investimentos na Segurança 

CIDADE1 hora ago

Mutirão da Saúde em Guarabira pretende zerar fila de espera por consultas, exames e cirurgias

ECONOMIA1 hora ago

Procon Paraíba realiza pesquisa de itens da cesta básica na grande João Pessoa 

CIDADE2 horas ago

Booking.com registra aumento de 64% nas buscas de brasileiros pela capital paraibana 

Segurança Pública2 horas ago

Paraíba registra mais de 600 colisões de veículos em postes em 2024

Saúde2 horas ago

Hemocentro da Paraíba registra redução no estoque e apela para população doar sangue

ESTADO2 horas ago

39ª edição do Salão do Artesanato Paraibano homenageia sete artesãos e a criatividade que transforma papel em obra de arte

Saúde2 horas ago

Ministério da Saúde monitora surto de vírus respiratório na China

Judiciário2 horas ago

Concessionária de energia deve indenizar cliente por queima de geladeira

Educação & Cultura2 horas ago

Secretaria de Educação de João Pessoa inicia Colônia de Férias para 17 mil crianças

ESTADO2 horas ago

Retomada de obras na Paraíba: prazo de adesão à repactuação está prorrogado até 17 de janeiro

CIDADE2 horas ago

Prefeito Cícero Lucena entrega regularizações fundiárias e compras assistidas pelo Programa João Pessoa Sustentável

Nacional2 horas ago

Esposas de ministros de Lula ganham até R$ 100 mil por mês em TCEs

CIDADE3 horas ago

CMJP constitui Comissão de Recesso

Esporte3 horas ago

Inscrições para 16ª edição da Copa João Pessoa terminam nesta sexta-feira

Judiciário3 horas ago

STF e STJ iniciam ano julgando revista íntima, anistia e honorários

Segurança Pública3 horas ago

A corrida pela reserva: o que antes parecia ser um ideal inabalável de serviço à pátria, hoje se esbarra nas necessidades financeiras e no medo da perda de direitos

Segurança Pública3 horas ago

Jornal chinês traz revelação surpreendente: o maior temor dos militares pode estar muito perto de se concretizar

Segurança Pública3 horas ago

Programa militar das Forças Armadas nas fronteiras é desviado para um festival de obras e máquinas, se transformando em um jogo político de emendas parlamentares

Segurança Pública3 horas ago

Embraer revoluciona combate aéreo e marítimo com caça super tucano A-29 equipado com novos sensores eletro ópticos e sistemas de guerra anti-submarino

Segurança Pública3 horas ago

Militares inquietos por “ficar de fora” de Medida Provisória dos reajustes: Forças Armadas não foram mencionadas na MP 1.286 de 2024, que traz as listas de reajuste para 2025

ECONOMIA3 horas ago

Arrecadação de impostos chega a R$ 209,2 bi em novembro

ECONOMIA3 horas ago

Câmbio: Dólar perde força e fecha em queda, com Haddad e EUA

ECONOMIA3 horas ago

Seguro desemprego – pagamento de R$ 2.313,74 para quem já trabalhou de carteira assinada durante 6 meses

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Judiciário1 mês ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional12 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO8 horas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde8 horas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA8 horas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO8 horas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 horas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde1 dia ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA1 dia ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO1 dia ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional1 semana ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde1 semana ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional1 semana ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura1 semana ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura2 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde2 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional2 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional3 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional3 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA3 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública3 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional1 mês ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br