Connect with us

Judiciário

Lei Maria da Penha: aprimoramento necessário

Regras atuais têm acarretado interpretação e aplicação equivocadas

A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006) tem muita valia e é indispensável na proteção das mulheres, que, em inúmeros lares, ainda são as pessoas mais vulneráveis.

Mas essa lei tem acarretado interpretação e aplicação equivocadas por causa dos abusos que algumas pessoas do gênero feminino praticam ao mal se utilizarem das suas tutelas protetivas, com o intuito de retaliar os pais de seus filhos, afastando-os da prole, por meio de falsas acusações de violência doméstica.

Seja por falsa acusação de abuso sexual contra o pai da criança, seja por acusação caluniosa de maus-tratos físicos ou morais, a denúncia feita pela mulher pode levar a um afastamento injusto e, ainda pior, prolongado do filho em relação ao seu pai.

E esse prolongamento é ainda mais comum nas classes menos favorecidas, porque os genitores não têm condições financeiras de contratar advogado especialista na área. Com isso, muitas vezes não conseguem obter as medidas processuais cabíveis, inclusive em grau recursal, por meio de pedido de tutelas antecipadas para revogar a medida protetiva de afastamento, indevidamente concedida porque a palavra da mulher foi contundente e convincente.

Os danos aos filhos, por vezes irreparáveis, ocorrem, já que o afastamento, tanto de um pai como de uma mãe, pode provocar alienação parental, de difícil reparação. Pior ainda, há um movimento engendrado, por maldade ou, quero crer, por falta de conhecimento da realidade dos fatos e dos processos judiciais, para fazer acreditar que mulheres que acusam os pais de abuso sexual ficam sempre sujeitas à perda da guarda dos filhos, por aplicação da Lei da Alienação Parental (Lei nº 12.318, de 26 de agosto de 2010).

Propugna-se, com projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional, pela revogação totalda relevante Lei da Alienação Parental, sem que estatísticas seguras existam nos tribunais brasileiros a respeito do argumento equivocado de que as mulheres ficaram de “mãos amarradas” pelo advento dessa lei.

A Lei da Alienação Parental prevêsanções a quem realiza acusação caluniosa de abuso sexual, ou outras denúncias falsas, mas os tribunais não modificam a guarda imediatamente, muito ao contrário, somente o fazem após a comprovação da acusação caluniosa. Ou seja, se a denúncia é feita com a intenção de prejudicar o genitor, alguma sanção é aplicada, indo da advertência à mulher, passando pela aplicação da pena de multa e chegando à perda da guarda, em casos em que se demonstra a atitude dolosa da mulher que queria efetivamente mentir para causar prejuízos ao genitor, afastando-o do próprio filho. Não foi um mero engano que a levou à acusação falsa, foi com vontade ou animus doloso que ela acusou falsamente o pai de seu filho.

Essa é a realidade dos tribunais brasileiros e, se algum erro judicial ocorreu, isso não pode justificar a revogação da Lei da Alienação Parental.

Quanto à lei Maria da Penha, que se interliga à Lei da Alienação Parental, deveria haver maior segurança jurídica em sua aplicação. Já que vem sendo utilizada para acobertar abusos, com graves prejuízos às crianças e aos adolescentes e obviamente aos seus pais. Portanto, há necessidade de seu aperfeiçoamento, com norma que preveja expressamente a prova, ou, ao menos, indício grave de violência doméstica, seja de abuso sexual, seja de maus tratos físicos ou morais.

É de evidência solar que se ocorreu abuso sexual contra uma criança, haverá prova desse crime. Se um homem maltrata fisicamente uma mulher, deixará marcas, ou haverá testemunhas, ou vídeos, enfim, provas existirão. O mesmo se diga sobre maus tratos psíquicos ou morais.

Abusos do direito à proteção da Lei Maria da Penha têm de ser evitados, sob pena de sua banalização e a perda de sua natureza protetiva. O descrédito em relação à Lei Maria da Penha tem de ser evitado, em razão de sua relevância no cenário social brasileiro.

A acusação hoje feita de que a Lei da Alienação Parental é misógina, entre outros erros, tem sido largamente divulgada em nível nacional, ultrapassando as fronteiras pátrias para se alojar em uma “audiência pública” perante o comité Interamericano de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (CIDH/OEA), sem que fossem tomadas as providências necessárias para a demonstração dos fatos alegados nesse comité, como a indispensável oitiva de profissionais do sistema de justiça familiarista.

Seja ou não a Lei da Alienação Parental baseada na doutrina de Richard Gardner, segundo a qual uma criança afastada de seu pai ficará alienada e passará a sofrer de síndrome irreparável, haja ou não essa síndrome, é óbvio que um filho afastado de seu pai, porque a mãe introduziu nele ideias falsas sobre a conduta paterna, a criança demorará a recuperar a relação com o genitor pelos traumas decorrentes da alienação parental.

Assim, a Associação de Direito de Família e das Sucessões (ADFAS), em grupo de trabalhos e estudos composto por Kátia Boulos, Eduardo de Oliveira Leite, Verônica Cézar Ferreira e Denise Perissini, preocupa-se com os abusos praticados em utilização indevida da Lei Maria da Penha e defende a Lei da Alienação Parental, oferecendo seus trabalhos ao Congresso Nacional para que possa aperfeiçoar a legislação brasileira ao patamar de efetiva e justa tutela a quem dela necessita.

A ADFAS tem sugestões legislativas baseadas na realidade, entre as quais se destaca o aperfeiçoamento dos textos legais, com esclarecimento e ampla divulgação à sociedade, inclusive mediante a inclusão na Lei Maria da Penha de dispositivo legal que estabeleça norma indispensável à segurança jurídica para a concessão da medida protetiva de distanciamento, de modo que uma acusação que convença somente pela contundência das palavras, sem provas ou, pelo menos,  indícios da violência doméstica,não venha a causar graves danos a uma criança que é afastada indevidamente de seu próprio pai.

Recentemente, houve audiência pública no Congresso Nacional, requerida pelo senador Eduardo Girão, em que se debateu a Lei Maria da Penha e os aprimoramentos necessários para sua correta aplicação. A ADFAS participou da audiência representada por alguns de seus dirigentes, inclusive por Mabel Portela, e permanecerá disponível para todos os debates sobre o indispensável aperfeiçoamento da legislação brasileira.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário1 hora ago

A prisão civil avoenga como consequência da imposição de pagamento de dívida alheia

Educação & Cultura1 hora ago

Internacionalismo na educação é caminho para formar cidadãos globais

Saúde2 horas ago

Por que duvidamos de nossas habilidades mesmo quando somos bons em algo?

Saúde2 horas ago

Realidade virtual faz diagnóstico automatizado do autismo

Saúde2 horas ago

Dor lombar? Meditação e terapia cognitivo-comportamental são melhores que opioides

Saúde2 horas ago

Sensor inspirado em estrelas-do-mar monitora coração com precisão

Judiciário2 horas ago

Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito na Paraíba por abuso de poder político e econômico e determina novas eleições

Judiciário2 horas ago

Caetano Neto bota quente na OAB e pede punição pra advogado da Paraíba por “captação ilegal” e acusa cabra de “estelionato” em Vilhena-RO

ESTADO4 horas ago

João Campos confirma presença em Congresso do PSB que conduzirá João Azevêdo à presidência do partido na Paraíba

Esporte1 dia ago

Ator mais bem pago de Hollywood revela motivo para interpretar lenda do UFC em novo filme

Esporte1 dia ago

Fórmula 1: Domenicali quer mais polêmicas para agitar a categoria

Esporte1 dia ago

Surian quer reação do Treze na partida contra o América-RN

Esporte1 dia ago

João Fonseca despacha jovem dinamarquês rumo à segunda rodada em Madrid

Saúde1 dia ago

Lentes asféricas controlam miopia em crianças

ECONOMIA1 dia ago

Como a inteligência artificial pode auxiliar na sua vida financeira

ECONOMIA1 dia ago

Choques econômicos positivos podem contribuir para o aumento da criminalidade, aponta estudo

ECONOMIA1 dia ago

Demanda fraca e juros altos elevam preocupação da indústria no início de 2025

Nacional1 dia ago

Nordeste tem maior número de municípios sem Planos Diretores de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais

Nacional1 dia ago

Intimar acusado em UTI, como no caso Bolsonaro, é caso único no mundo

Nacional1 dia ago

Deputado do Parlamento Europeu propõe sanções contra Alexandre de Moraes por intimação a Bolsonaro na UTI

Nacional1 dia ago

Bolsonaro intimado em UTI: Lei proíbe citação de doentes

Nacional1 dia ago

Escândalo no INSS põe Lupi em situação de desconforto no governo

Nacional1 dia ago

The Times noticia intimação de Bolsonaro em plena UTI e choca o mundo

Esporte1 dia ago

Agenda de jogos internacional para hoje (25)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional1 dia ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde1 dia ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde1 dia ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

CIDADE1 dia ago

Diretor do Instituto Alpargatas celebra renovação de parcerias com a PMCG e destaca: “Temos na gestão de Bruno a efetividade de uma educação de qualidade”

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO5 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura5 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional5 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde5 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde5 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde5 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura5 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional1 dia ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde1 dia ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde1 dia ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura3 dias ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA3 dias ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde3 dias ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional7 dias ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde1 semana ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde1 semana ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Educação & Cultura1 semana ago

O QUE O NOVO ESTUDO SUGERE SOBRE DINOSSAUROS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde2 semanas ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL COMBUSTÍVEL USA O ROBÔ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A GESTÃO ENERGÉTICA MELHORA?

Internacional2 semanas ago

HÁ QUANTO TEMPO PUTIN ESTÁ NO PODER?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE É NATIVA A PLANTA TAPETE-DE-RAINHA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE CARACTERIZA O FENÔMENO LA NIÑA?

Internacional2 semanas ago

POR QUE O CAFÉ AUMENTOU 72%?

Internacional2 semanas ago

QUAL META BRASILEIRA PARA 2030?

ECONOMIA2 semanas ago

QUANDO CHEGA O PIX PARCELADO?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL TAXA DE RETALIAÇÃO A CHINA IMPÔS AOS EUA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A IA TRANSFORMA EM VOZ?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br