Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Crise e confiança no agro

O papel dos títulos de crédito e da responsabilidade contratual

Em 2024, o agronegócio brasileiro enfrentou um cenário desafiador com grandes empresas ingressando com pedidos de recuperação judicial, com destaque para aquelas de insumos agrícolas que abastecem a ponta da cadeia produtiva. Este movimento trouxe repercussões significativas ao evidenciar os riscos de instrumentos financeiros e de crédito amplamente utilizados.

Prova disso foi o cenário de tensão na liquidez e (in)adimplência de títulos tradicionais, como notas promissórias, LCAs, CRAs e CRIs. Além das operações de crédito mais conhecidas, a entrada dos Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (FI-AGROS) e outras formas de securitização de direitos creditórios – definidas na Lei nº 14.430/22 e na Resolução CVM 60 – demandam um refinamento da estabilidade contratual do setor e a atenção do Judiciário e da regulação financeira.

A potencial crise expõe não apenas a vulnerabilidade de produtores rurais ou o grau de alavancagem praticado nessa cadeia, mas também a complexidade das operações financeiras e jurídicas que a sustenta.

Por exemplo, em casos de recuperação judicial, já se observam empresas utilizando FI-AGROS como instrumentos para blindar seus ativos, repassando títulos sem liquidez ao mercado financeiro, em detrimento do adimplemento contratual originário e da segurança dos investidores – o que deve ser combatido.

Uma das práticas comuns na cadeia do agro é a circulação de crédito por meio da celebração de compra e venda de insumos com expedição de títulos com vencimento para o tempo da colheita. Notas promissórias com vencimento para maio do ano subsequente à contratação ou a emissão de Cédulas de Produto Rural (CPR), estabelecida pela Lei nº 8.929/94, são alternativas frequentes.

A problemática se instaura quando etapas da cadeia correm risco de iliquidez ou default. O risco do inadimplemento total ou mora na entrega de insumos compromete todo o setor: a safra, o adimplemento de contratos menores e regionais, operações a termo, pequenos e médios fornecedores locais, entre outros.

A compreensão da obrigação de entregar coisa certa e os limites da responsabilidade contratual (artigos 389, 395, 402 e 403 do Código Civil) são decisivos na solução dessas questões.

Nesse cenário, entendimentos consolidados do STJ voltam à tona e podem tomar destaque nos próximos meses.

Um dos debates centrais, que é tendência em meio a essa instabilidade, vem de julgados da Terceira Turma.

A prejudicialidade e vinculação de notas promissórias aos negócios jurídicos originais são definidas pelo STJ desde o início dos anos 2000 pela Súmula nº 258 definida pela 2ª Seção, ora influenciada pelo AgRg no REsp n. 275.058/RS, Rel. Min. Nancy Andrighi.

Destaca-se também o entendimento geral de perda da autonomia da nota promissória vinculada a um contrato em casos não tão distantes, como o AgRg no REsp n. 1.477.400/ES, de Relatoria do Min. Moura Ribeiro, no ano de 2015, e o AgRg no Ag n. 1.311.514/TO, Relatoria do Ministro Villas Bôas Cueva, segundo os quais a nota promissória vinculada ao negócio jurídico que a originou deixa de ser autônoma e abstrata.

O ponto central desses julgados é aplicável às relações comerciais que circulam títulos de crédito baseados na compra e venda de insumos (fertilizantes, sementes, corretivos, defensivos). A vinculação de notas promissórias a pedidos desses insumos requer segurança na exigibilidade da obrigação de pagar, mas o rigor no cumprimento das obrigações de entrega deve ser garantido com firmeza pelo Judiciário e pela regulação.

A falta de conhecimento técnico ou familiaridade com regras de plantio, cultivo ou criação, por parte dos agentes públicos, demandará uma maior sensibilidade na apreciação da responsabilidade contratual nesses casos, o que vai além dos dispositivos do Código Civil aqui já citados ou dos preceitos clássicos do exceptio non adimpleti contractus ou pacta sun servanda aplicáveis em tese.

O dimensionamento dos danos, das características reais da pactuação e da vulnerabilidade contratual in concreto são diretrizes essenciais à leitura da intervenção nos casos de responsabilidade contratual nessas hipóteses do agronegócio.

Sobre o assunto, em linhas gerais, o Código Civil alemão (BGB) é influenciado pelo princípio da utilidade (Utilitätsprinzip)[i], ainda pouco praticado na rotina brasileira. Por esse parâmetro, a parte mais favorecida, de acordo com as circunstâncias do contrato, sujeitar-se-á a maiores obrigações para a responsabilidade em eventual inadimplemento.

O entendimento do utilitätsprinzip pode ser uma solução alternativa ao tratamento geral dos conflitos aqui discutidos. Mais do que perdas e danos, a exigibilidade e executoriedade dos contratos e compromissos financeiros assumidos alertam maior preocupação à entrega dos bens inicialmente adquiridos.

Em retorno aos casos dos títulos de crédito, os seus vencimentos a termo, o comprometimento das safras baseadas nos respectivos contratos de insumos (entregues a destempo ou sequer entregues) que lastrearam aqueles títulos e a circularidade desses no mercado financeiro aquecem uma combustão jurídica e financeira.

De tal modo, a responsabilidade contratual exigirá mais que perdas e danos, mas medidas urgentes e imediatas à contenção da exigibilidade e executoriedade daquelas relações contratuais e financeiras ameaçadas.

A permissividade à execução e cessão de títulos e créditos, por mera cartularidade e circularidade, em prejuízo aos contratantes originários da cadeia comercial é incompatível com um sistema contratual pautado na boa-fé integrativa (artigo 422 do Código Civil) e na vedação ao abuso de direito.

Nesses casos, como relembra Ricardo Negrão, “há de se atentar que o título acompanhará a mesma sorte do contrato ao qual se encontra vinculado desde o nascedouro. Tornando-se ilíquido o contrato, o título também o será” [ii], implicando necessariamente na perda da exigibilidade pela via executiva.

Fato é que a ligação à causa do título sujeita a cartula à disciplina própria do negócio jurídico que deu origem ao título. Logo, as defesas causais nessa situação poderão ser opostas a qualquer credor do título, tendo em vista a boa-fé objetiva que deve pautar essas relações[iii].

A despeito do instrumento cambial utilizado, a intervenção judicial ou regulatória deverá se atentar à boa-fé do beneficiário em prejuízo da parte vulnerável da relação originária, para que a cadeia guarde sua validade, uma vez que o ato de circulação é acessório, unilateral e facultativo[iv].

Assim, a compreensão da boa-fé, do equilíbrio contratual, da proteção confiança e da utilidade das relações in concreto serão vetores essenciais à leitura e solução de eventuais conflitos associados ao cenário desafiador do agronegócio brasileiro nos últimos meses. Tudo isso servirá para superar visões restritivas à mera circularidade de títulos e créditos, em proteção de todo um setor produtivo.

______________________________________________

[i]OLIVEIRA, C. E. D.; COSTA-NETO, J.Direito Civil. 1. ed. São Paulo: Forense, 2022, p. 654-655.

[ii]NEGRÃO, Ricardo.Curso de direito comercial e de empresa: títulos de crédito e contratos empresariais. São Paulo: Saraiva, 2020, Vol. 2, p. 120.

[iii]Cf.: TOMAZZETE, Marlon.Curso de direito empresarial – Títulos de Crédito. São Paulo: Saraiva, 2020, Vol. 2, p.260.

[iv]Cf.: SANTOS, Theóphilo de Azeredo.Do endosso. Rio de Janeiro: Forense, 1962, p. 24; TOMAZZETE, Marlon. Op. Cit., p. 142.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional4 minutos ago

Congressistas somem no ato de Lula: ausências que falam alto

ESTADO50 minutos ago

Alerta de chuvas intensas no Sertão da Paraíba: população deve redobrar atenção

CIDADE1 hora ago

Defesa Civil vai instalar placas de advertência na Barreira do Cabo Branco

Esporte1 hora ago

Secretaria de Habitação inicia colônia de férias com oficina de vôlei para jovens dos residenciais

Saúde1 hora ago

Janeiro Branco: Juliano Moreira promove programação com os usuários 

ESTADO1 hora ago

Sefaz-PB libera emissão do boleto de IPVA 2025 da placa com final 1

ESTADO1 hora ago

Vice-governador participa de solenidade de promoção de oficiais da Polícia Militar e destaca investimentos na Segurança 

CIDADE1 hora ago

Mutirão da Saúde em Guarabira pretende zerar fila de espera por consultas, exames e cirurgias

ECONOMIA2 horas ago

Procon Paraíba realiza pesquisa de itens da cesta básica na grande João Pessoa 

CIDADE2 horas ago

Booking.com registra aumento de 64% nas buscas de brasileiros pela capital paraibana 

Segurança Pública2 horas ago

Paraíba registra mais de 600 colisões de veículos em postes em 2024

Saúde2 horas ago

Hemocentro da Paraíba registra redução no estoque e apela para população doar sangue

ESTADO2 horas ago

39ª edição do Salão do Artesanato Paraibano homenageia sete artesãos e a criatividade que transforma papel em obra de arte

Saúde2 horas ago

Ministério da Saúde monitora surto de vírus respiratório na China

Judiciário2 horas ago

Concessionária de energia deve indenizar cliente por queima de geladeira

Educação & Cultura2 horas ago

Secretaria de Educação de João Pessoa inicia Colônia de Férias para 17 mil crianças

ESTADO2 horas ago

Retomada de obras na Paraíba: prazo de adesão à repactuação está prorrogado até 17 de janeiro

CIDADE2 horas ago

Prefeito Cícero Lucena entrega regularizações fundiárias e compras assistidas pelo Programa João Pessoa Sustentável

Nacional2 horas ago

Esposas de ministros de Lula ganham até R$ 100 mil por mês em TCEs

CIDADE3 horas ago

CMJP constitui Comissão de Recesso

Esporte3 horas ago

Inscrições para 16ª edição da Copa João Pessoa terminam nesta sexta-feira

Judiciário3 horas ago

STF e STJ iniciam ano julgando revista íntima, anistia e honorários

Segurança Pública3 horas ago

A corrida pela reserva: o que antes parecia ser um ideal inabalável de serviço à pátria, hoje se esbarra nas necessidades financeiras e no medo da perda de direitos

Segurança Pública3 horas ago

Jornal chinês traz revelação surpreendente: o maior temor dos militares pode estar muito perto de se concretizar

Segurança Pública3 horas ago

Programa militar das Forças Armadas nas fronteiras é desviado para um festival de obras e máquinas, se transformando em um jogo político de emendas parlamentares

Segurança Pública3 horas ago

Embraer revoluciona combate aéreo e marítimo com caça super tucano A-29 equipado com novos sensores eletro ópticos e sistemas de guerra anti-submarino

Segurança Pública3 horas ago

Militares inquietos por “ficar de fora” de Medida Provisória dos reajustes: Forças Armadas não foram mencionadas na MP 1.286 de 2024, que traz as listas de reajuste para 2025

ECONOMIA3 horas ago

Arrecadação de impostos chega a R$ 209,2 bi em novembro

ECONOMIA3 horas ago

Câmbio: Dólar perde força e fecha em queda, com Haddad e EUA

ECONOMIA3 horas ago

Seguro desemprego – pagamento de R$ 2.313,74 para quem já trabalhou de carteira assinada durante 6 meses

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Judiciário1 mês ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional12 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO8 horas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde8 horas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA8 horas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO8 horas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 horas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde1 dia ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA1 dia ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO1 dia ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional1 semana ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde1 semana ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional1 semana ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura1 semana ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura2 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde2 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional2 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional3 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional3 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA3 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública3 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional1 mês ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br