Connect with us

Judiciário

Saiba quais devem ser os julgamentos relevantes no STF em 2025

Supremo deve analisar ações sobre responsabilização das redes sociais por conteúdo publicado, mudando Marco Civil da Internet; outros casos são a Lei das Bets e a uberização

Outro caso que deve estar na mira dos ministros neste ano é o que envolve o suposto plano de golpe de Estado tramado, segundo investigações da PF (Polícia Federal), em 2022

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma seus julgamentos em fevereiro deste ano, depois de um recesso que se iniciou em 20 de dezembro de 2024. Apesar de a pauta completa ainda não ter sido definida, a expectativa é de que alguns casos a serem julgados ao longo do ano na principal Corte do país envolvam ações sobre responsabilização das redes sociais, Lei das Bets e a chamada “uberização”, que trata do vínculo empregatício de motoristas com aplicativos.

Alguns deles foram iniciados ainda no ano passado. É o caso da responsabilização de big techs por conteúdo publicado por terceiros. Esse foi o último tema a ser discutido pelo colegiado antes do recesso. 

Depois do 3º voto, do presidente da Corte, Roberto Barroso, a análise foi travada por um pedido de vista (mais tempo para análise) do ministro André Mendonça. Pelo regimento, ele tem até 90 dias para devolver o processo, mas Barroso sugeriu ao colega que não segurasse o caso por muito tempo. 

“Gostaria de o mais rápido o possível avançar em uma solução. É uma questão aflitiva neste momento, para a gente estabelecer limites e quais são os limites. O que pode e o que não pode”, afirmou.

Outro assunto que pode compor a pauta dos ministros é a Lei das Bets, questionada em 3 ações no STF — uma da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), uma do partido Solidariedade e outra da PGR (Procuradoria Geral da República). 

No ano passado, foi realizada uma audiência pública para discutir os impactos das apostas online no Brasil e o relator das ações, ministro Luiz Fux, afirmou que a análise de pelo menos 1 dos casos deve ser feita no 1º semestre deste ano. Ele também defendeu que a norma precisaria de um “ajuste bastante imediato”.

Da mesma forma, outro tema tratado durante audiência pública na Corte e pode ser levado a plenário em 2025 é a “uberização”, que consiste na flexibilização dos modelos tradicionais de trabalho. O processo discute se há ou não um vínculo de emprego entre motoristas e plataformas.

De relatoria do vice-presidente do Supremo, Edson Fachin, o caso tem repercussão geral reconhecida. Portanto, os ministros terão que aprovar uma tese que servirá de baliza para casos similares em outras instâncias da Justiça. Isso poderia resolver milhares de processos que tramitam atualmente sobre o tema.

Outro caso que deve estar na mira dos ministros neste ano é o suposto plano de golpe de Estado tramado em 2022, segundo investigações da PF (Polícia Federal). A corporação indiciou 40 pessoas, alguns dos quais estão presos preventivamente-como o ex-ministro da defesa Walter Braga Netto.

A investigação tramita no STF sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes. O próximo passo é uma manifestação da PGR, que pode apresentar uma denúncia contra os indiciados. Caso isso seja feito, as denúncias serão analisadas pelo Supremo, a quem caberá decidir se as aceita ou não.

PAUTA EM FEVEREIRO

Como tem sido praxe, a Corte divulga com antecedência julgamentos marcados para o mês seguinte. Até agora, a pauta de fevereiro inclui , dentre outros casos, a “ADPF das Favelas” e um processo sobre a validade da revista íntima vexatória em presídios-ambos para a 1ª sessão de julgamento depois do recesso, em 5 de fevereiro.

A “ADPF das Favelas”, como ficou conhecida a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 635, é de relatoria do ministro Edson Fachin, e trata da violência policial no Rio de Janeiro. Ganhou projeção por solicitar que policiais utilizem câmeras em seus uniformes.

Protocolada em 2019, a ação surgiu de um esforço de movimentos sociais visando reduzir casos de violações cometidos pelas forças policiais em ações nas favelas. A análise do tema em plenário começou em 13 de novembro do ano passado–mesmo dia do ataque a bombas no STF–, mas foi suspenso para retomada em data posterior.

Já no caso que trata sobre revistas íntimas, os ministros formaram maioria para proibir a prática no plenário virtual (modalidade em que não há debate entre os ministros), mas um pedido de destaque do ministro Alexandre de Moraes levou a discussão a julgamento presencial e a votação deve ser reiniciada.

Mais para o final do mês, em 19 de fevereiro, os ministros devem voltar a julgar um recurso proposto para ajustar a tese de repercussão geral definida pelo próprio Supremo sobre a responsabilização de jornais por falas de entrevistados.

O relator do caso, Fachin, votou pelo reajuste da tese e sugeriu um novo texto, incluindo um 3º item sobre entrevistas ao vivo, que veio a ser um dos pontos criticados na tese anterior. O caso, no entanto, foi travado por pedido de vista de Flávio Dino.

OUTROS CASOS QUE PODEM REVERBERAR

Dois temas que estão sob relatoria do ministro Flávio Dino devem continuar reverberando ao longo de 2025: emendas de congressistas e questões ambientais ligadas às queimadas no país.

Em ambas as situações, os julgamentos já foram concluídos pelo plenário. No entanto, Dino segue impondo a outros Poderes uma série de determinações e demandando informações sobre o cumprimento das decisões colegiadas.

Na área da saúde, o colegiado pode julgar um processo de relatoria do ministro Cristiano Zanin, que trata da competência da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para regulamentar a propaganda de alimentos nocivos à saúde.

Zanin já votou para reconhecer a competência do órgão, mas o julgamento foi interrompido por pedido de vista da ministra Cármen Lúcia.

Um pedido de vista de André Mendonça também travou outro julgamento que pode ser retomado neste ano –desta vez, em um caso que trata sobre quebra de sigilo de um grupo indeterminado de pessoas.

ÁREA TRIBUTÁRIA NO RADAR

Alguns processos para análise virtual também já estão programados para o próximo mês. Nesse formato, os relatores podem levar o processo a julgamento sem precisar passar pelo presidente da Corte, que é quem define as pautas presenciais. 

Um deles, marcado de 7 a 14 de fevereiro, é a discussão sobre a possibilidade de cobrança do IRPJ (Imposto de Renda de Pessoas Jurídicas) e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) sobre empresas nacionais a partir dos lucros auferidos por controladoras no exterior.

Também na área tributária, o STF pode retomar um julgamento sobre a incidência do ISS (Imposto Sobre Serviços) na base de cálculo do PIS/Cofins (Programa de Integração Social/Contribuição para financiamento da Seguridade Social).

Segundo a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2024, o desfecho do caso pode ter um impacto para os cofres públicos em R$ 35,4 bilhões em 5 anos.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional19 minutos ago

Congressistas somem no ato de Lula: ausências que falam alto

ESTADO1 hora ago

Alerta de chuvas intensas no Sertão da Paraíba: população deve redobrar atenção

CIDADE1 hora ago

Defesa Civil vai instalar placas de advertência na Barreira do Cabo Branco

Esporte2 horas ago

Secretaria de Habitação inicia colônia de férias com oficina de vôlei para jovens dos residenciais

Saúde2 horas ago

Janeiro Branco: Juliano Moreira promove programação com os usuários 

ESTADO2 horas ago

Sefaz-PB libera emissão do boleto de IPVA 2025 da placa com final 1

ESTADO2 horas ago

Vice-governador participa de solenidade de promoção de oficiais da Polícia Militar e destaca investimentos na Segurança 

CIDADE2 horas ago

Mutirão da Saúde em Guarabira pretende zerar fila de espera por consultas, exames e cirurgias

ECONOMIA2 horas ago

Procon Paraíba realiza pesquisa de itens da cesta básica na grande João Pessoa 

CIDADE2 horas ago

Booking.com registra aumento de 64% nas buscas de brasileiros pela capital paraibana 

Segurança Pública2 horas ago

Paraíba registra mais de 600 colisões de veículos em postes em 2024

Saúde2 horas ago

Hemocentro da Paraíba registra redução no estoque e apela para população doar sangue

ESTADO2 horas ago

39ª edição do Salão do Artesanato Paraibano homenageia sete artesãos e a criatividade que transforma papel em obra de arte

Saúde2 horas ago

Ministério da Saúde monitora surto de vírus respiratório na China

Judiciário2 horas ago

Concessionária de energia deve indenizar cliente por queima de geladeira

Educação & Cultura2 horas ago

Secretaria de Educação de João Pessoa inicia Colônia de Férias para 17 mil crianças

ESTADO2 horas ago

Retomada de obras na Paraíba: prazo de adesão à repactuação está prorrogado até 17 de janeiro

CIDADE3 horas ago

Prefeito Cícero Lucena entrega regularizações fundiárias e compras assistidas pelo Programa João Pessoa Sustentável

Nacional3 horas ago

Esposas de ministros de Lula ganham até R$ 100 mil por mês em TCEs

CIDADE3 horas ago

CMJP constitui Comissão de Recesso

Esporte3 horas ago

Inscrições para 16ª edição da Copa João Pessoa terminam nesta sexta-feira

Judiciário3 horas ago

STF e STJ iniciam ano julgando revista íntima, anistia e honorários

Segurança Pública3 horas ago

A corrida pela reserva: o que antes parecia ser um ideal inabalável de serviço à pátria, hoje se esbarra nas necessidades financeiras e no medo da perda de direitos

Segurança Pública3 horas ago

Jornal chinês traz revelação surpreendente: o maior temor dos militares pode estar muito perto de se concretizar

Segurança Pública3 horas ago

Programa militar das Forças Armadas nas fronteiras é desviado para um festival de obras e máquinas, se transformando em um jogo político de emendas parlamentares

Segurança Pública3 horas ago

Embraer revoluciona combate aéreo e marítimo com caça super tucano A-29 equipado com novos sensores eletro ópticos e sistemas de guerra anti-submarino

Segurança Pública3 horas ago

Militares inquietos por “ficar de fora” de Medida Provisória dos reajustes: Forças Armadas não foram mencionadas na MP 1.286 de 2024, que traz as listas de reajuste para 2025

ECONOMIA4 horas ago

Arrecadação de impostos chega a R$ 209,2 bi em novembro

ECONOMIA4 horas ago

Câmbio: Dólar perde força e fecha em queda, com Haddad e EUA

ECONOMIA4 horas ago

Seguro desemprego – pagamento de R$ 2.313,74 para quem já trabalhou de carteira assinada durante 6 meses

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Judiciário1 mês ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional12 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO9 horas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde9 horas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA9 horas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO9 horas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 horas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde1 dia ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA1 dia ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO1 dia ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional1 semana ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde1 semana ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional1 semana ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura1 semana ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura2 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde2 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional2 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional3 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional3 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA3 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública3 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional1 mês ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br