Politíca
Conheça o vereador: Carlão Pelo Bem tem igreja Cristã, esporte e justiça social como principais pautas
Parlamentar tem matérias que se tornaram Lei na Capital que versam sobre o turismo religioso, esporte e combate à violência sexual e ao uso de drogas
Reeleito em 2024 para a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) com 4.067 votos, o vereador Carlão Pelo Bem (PL) luta por pautas relacionadas à igreja Cristã, esportes e justiça social. Cristão, advogado e atleta de jiu-jitsu, o parlamentar defende valores da sociedade conservadora, como não ensinar ideologia de gênero nas escolas.
Em seu primeiro mandato na Casa Napoleão Laureano, enquanto suplente, nos anos de 2017 a 2020, Carlão apresentou projetos voltados ao fortalecimento das obras de caridade; à proteção da criança e do adolescente por meio das artes marciais; ao fortalecimento do setor produtivo e à promoção humana. Em 2020, foi eleito para seu primeiro mandato como vereador titular, com 2.332 votos, em 2020.
O parlamentar atuou principalmente nas comissões de Políticas Públicas (CPP) e Finanças, Orçamento, Obras e Administração Pública (CFO), na qual foi o relator da Lei Orçamentária Anual (LOA) dos anos de 2020, 2022 e 2025. Carlão também foi relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano de 2022.
“A gente teve apoio do povo da cidade e é esse reconhecimento que eu preciso representar. Foi uma alegria muito grande ter sido visto como um representante da fé cristã, da Igreja Católica, na Câmara Municipal de João Pessoa. Isso é importante, porque foram os valores que embasaram e sustentaram as minhas posições políticas conservadoras, em defesa da vida, da família, da cidade. Então, neste retorno venho cheio de vontade de trabalhar mais pelo povo de João Pessoa”, declarou Carlão na sessão solene de posse dos eleitos para a 19ª Legislatura.
Produção Legislativa
O parlamentar foi o autor da Resolução 213/2024, que criou a Medalha de São Bento como forma de homenagear autoridades religiosas cristãs que tenham demonstrado excelência, dedicação e relevância na fé, caridade e oração. O movimento eclesial Renovação Carismática Católica (RCC) da Arquidiocese da Paraíba já teve aprovada a matéria de concessão da Medalha.
Dentre as iniciativas de sua autoria que se tornaram lei na Capital, destacam-se: a Lei 14.714/2023, que dispõe sobre a proibição de incentivos fiscais a empresas que tenham envolvimento em corrupção de qualquer espécie ou ato de improbidade administrativa por agente público; e a Lei 2.009/2024, que dispõe sobre a exigência para que a rede hospitalar implante programas de acompanhamento, orientação e informação sobre as consequências do aborto a gestantes que estejam autorizadas legalmente à prática.
Sobre esporte e educação, ainda se destaca a Lei 14.857/2023, que dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia, discalculia, transtorno do deficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem; a Lei 15.026/2023, que institui a semana da Segurança Digital nas Escolas; a Lei 14.414/2022, que reconhece as artes marciais como patrimônio esportivo e cultural de natureza imaterial do Município; e a Lei 14.939/2023, que institui ações de prevenção e combate ao assédio sexual e moral no esporte.
Já sobre o combate à violência e ao uso de drogas, a Lei 14.789/2023, que institui a Política Municipal de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes; e a Lei 14.440/2022, que institui a campanha permanente de combate às drogas ilícitas, tabagismo e alcoolismo juvenil na rede pública de ensino do Município.
O parlamentar tem ainda matérias em vigor que incentivam a visitação de locais ligados à religião, como a Lei 14.389/2022, que dispõe sobre o incentivo ao turismo religioso no município; e a Lei 14.285/2021, que institui a caminhada das 7 igrejas como uma das rotas do turismo religioso de João Pessoa.
Conheça o vereador
Ao longo do mês de janeiro, a Diretoria de Comunicação da CMJP vai produzir conteúdos que apresentam o perfil dos parlamentares eleitos para compor a 19ª Legislatura (2025-2028). O material será divulgado no portal da Casa Napoleão Laureano e nas redes sociais.