Connect with us

Educação & Cultura

Quem foi José do Patrocínio, proclamador civil da República

Precursor do movimento negro, o intelectual e ativista destacou-se como um dos mais importantes personagens do abolicionismo brasileiro

José do Patrocínio ajudava a organizar fuga de escravizados, coordenava comícios para difundir a causa e fazia campanhas para arrecadar dinheiro a fim de comprar alforrias

“Senhores representantes do Exército e da Armada Nacional, o povo, reunido em massa na Câmara Municipal, fez proclamar, na forma da lei ainda vigente […] o governo republicano.”

Por volta das 18h do 15 de novembro de 1889, a declaração histórica foi lida por um homem negro, então o vereador mais jovem daquela composição, José do Patrocínio (1853-1905). Ele tinha 36 anos. 

Apenas horas mais tarde, o chamado governo provisório comandado pelo marechal Deodoro da Fonseca (1827-1892) publicou um manifesto, assinado pelo próprio, anunciando que o Exército e a Marinha tinham decretado o fim da monarquia, com a deposição da família imperial. 

Por isso, alguns pesquisadores ressaltam que foi Patrocínio, e não Deodoro da Fonseca, quem primeiro proclamou a república. “Essa proclamação o fez ser considerado o ‘proclamador civil’ da república”, comenta o jornalista, escritor e biógrafo Tom Farias, autor do livro José do Patrocínio: A Pena da Abolição

Curiosamente, Patrocínio era monarquista até pouquíssimo antes do histórico dia. 

“Até as vésperas de 15 de novembro, declarava-se um fiel súdito e aliado da princesa Isabel. Atribui-se a ele o título de ‘A Redentora’ dado à princesa após a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. Entusiasmado com a abolição, que tanto defendera, Patrocínio também ajudou a criar uma “guarda negra”, composta de escravos libertos, mulatos e capoeiras, com o objetivo de defender os direitos da princesa e assegurar o Terceiro Reinado após a morte do imperador Pedro II”, enumera o jornalista Laurentino Gomes no livro 1889: Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da Monarquia e a Proclamação da República no Brasil

“Essas convicções monarquistas, porém, desapareceram todas na tarde de 15 de novembro, quando Patrocínio decidiu assumir a glória efêmera que Deodoro parecia recusar. Seria ele um dos muitos republicanos de última hora que o Brasil haveria de conhecer naqueles tumultuados dias”, conclui Gomes. 

José do Patrocínio durante Proclamação da República, em ilustração do jornal O Mequetrefe, de 1889. Político foi considerado “republicano de última hora” devido à sua proximidade com a monarquia

Abolicionista e monarquista

Filho bastardo de um padre com uma jovem escravizada de 15 anos, Patrocínio nasceu em Campos dos Goytacazes. Seu pai jamais o reconheceu oficialmente, mas garantiu que o garoto não fosse escravizado e que tivesse acesso à educação. 

“O menino Zeca, como era conhecido na região, não fora reconhecido em cartório pelo pai, o cônego João Carlos Monteiro. Entretanto, tinha um tratamento como tal”, diz o jornalista e ativista Orlando Guilhom, no livro A Vida dos Grandes Brasileiros – José do Patrocínio. “Era criado com regalias, de filho, chegando mesmo a sentar-se à mesa para as refeições.”

Aos 14 anos, Patrocínio mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como servente de pedreiro na Santa Casa de Misericórdia. Encantado com aquele universo, decidiu cursar farmácia — graduou-se pela Faculdade de Medicina, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1874. 

Desde muito jovem, como lembra o biógrafo Farias, ele “transitou bem […] entre a elite branca da época. 

Pouco tempo após a formatura, passou a atuar como jornalista. Publicou um quinzenário satírico, chamado Os Ferrões e foi contratado como redator do jornal Gazeta de Notícias. Neste jornal iniciou sua militância abolicionista — logo, integrava ele também a Associação Central Emancipadora, um grupo que defendia o fim da escravidão no Brasil

Patrocínio não se limitava à militância pelas letras. Também ajudava a organizar fuga de escravizados, coordenava comícios para difundir a causa e fazia campanhas para arrecadar dinheiro a fim de comprar alforrias. 

Em 1880 foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira Contra a Escravidão. Três anos mais tarde, criou a Confederação Abolicionista, uma articulação que congregou os principais clubes abolicionistas do país. 

“A essa altura Patrocínio já era considerado em todo o Brasil o verdadeiro comandante da monumental campanha abolicionista que estava em curso […]”, diz Guilhom, citando que, em viagem a Fortaleza, no Ceará, ele foi chamado de “o Marechal Negro”. 

Tornou-se político em 1886, quando foi eleito vereador. No ano seguinte, fundou um novo jornal, ‘A Cidade do Rio’. 

Quando em 1888 a Lei Áurea foi assinada pela princesa Isabel (1846-1921), Patrocínio, assim como outros abolicionistas, se tornou apoiador da então herdeira do trono imperial brasileiro — foi então rotulado de “isabelista”. “[Ele] se aproximou e defendeu em laudatórios e verborrágicos artigos em seu jornal a princesa Isabel, a quem cunhou [o epíteto] de ‘A Redentora'”, aponta o biógrafo Farias. Para Guilhom, Isabel foi a “musa” de Patrocínio “no curto período entre a abolição e a Proclamação da República”.  

Ele é apontado como um dos idealizadores da Guarda Negra, um grupo de ex-escravizados que passou a combater republicanos, inclusive interrompendo comícios que pediam o fim da monarquia. 

“O papel de Patrocínio, no caso da Guarda Negra, foi de suporte, de colocar o escritório da redação do seu jornal à disposição do movimento, divulgando suas ideias e propagando-o por todo o país, como acabou acontecendo. Nesse sentido, a Guarda Negra vai ser um movimento, no pós-abolição, que vai se disseminar por todo o império”, contextualiza Farias. 

Por isso, no episódio da Proclamação da República, ele foi um dos chamados “republicanos de última hora”. “Esse namoro [com o isabelismo e a monarquia] durou até o dia da Proclamação da República, que ele acompanhou bem de perto, como algo sem volta”, confirma o biógrafo. “Então, capitulou com o movimento republicano, de última hora.”

Em 1892, ele entrou em conflito com o governo de marechal Floriano Peixoto (1839-1895) e acabou detido e deportado para o Amazonas. Retornaria à então capital do país apenas no ano seguinte.

Primeiro carro

E então passou a ter uma participação política irrelevante. Mas não deixou de estar em evidência social. Em 1894, depois de uma temporada em Paris, voltou ao Rio com aquele que seria o primeiro automóvel a circular pela cidade: um triciclo Serpollet, com motor a vapor — o primeiro carro a ser importado pelo Brasil foi trazido pela família Santos Dumont a São Paulo em 1891, um Peugeot Type 3.

Poucos dias depois, quando a novidade era conduzida pelo amigo de Patrocínio, o poeta Olavo Bilac (1865-1918), foi registrado o primeiro acidente automobilístico em solo nacional. Ele e outros amigos estavam a bordo. 

“O primeiro [carro do Rio], de Patrocínio, foi motivo de escandalosa atenção. Gente de guarda-chuva debaixo do braço parava estarrecida, como se tivesse visto um bicho de Marte ou um aparelho de morte imediata”, escreveu, anos mais tarde, o jornalista João do Rio (1881-1921). “Oito dias depois, o jornalista [José do Patrocínio] e alguns amigos, acreditando voar com três quilômetros por hora, rebentavam a máquina de encontro às árvores da rua da Passagem [em Botafogo].”

Patrocínio foi um dos membros-fundadores da Academia Brasileira de Letras (ABL), criada em 1897. Morreu de tuberculose aos 51 anos. 

Vanguarda do movimento negro

Muitos avaliam que sua trajetória é a de um precursor do movimento negro no Brasil. “De alguma forma, podemos dizer que é um movimento do negro, no sentido de que você tem um homem negro, à frente do processo”, afirma Farias.

“José do Patrocínio era um empresário, sobretudo da comunicação […], um homem da elite, chegou a ser muito rico, mas depois empobreceu. Sua vida é bastante polêmica, em todos os aspectos, profissional e pessoal. Mas é o grande nome do movimento abolicionista, articulador e polêmico. Gastou fortunas pelo movimento, endividou-se, foi ameaçado, processo. Sua vida, sua participação no movimento, por tudo o que fez e escreveu, faz dele uma das pessoas mais importantes para o 13 de maio de 1888”, argumenta.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca5 minutos ago

Durante posse do novo superintendente do HULW, autoridades agradecem a Veneziano projeto que garantiu mais recursos para HUs de todo o Brasil

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 minutos ago

Com abelhas no cafezal, receita do arábica pode crescer R$ 22 bi por ano no Brasil

AGRICULTURA & PECUÁRIA13 minutos ago

Edição gênica melhora a digestibilidade do feijão

AGRICULTURA & PECUÁRIA18 minutos ago

Inteligência artificial analisa temperatura das folhas para identificar necessidade de água

AGRICULTURA & PECUÁRIA22 minutos ago

Mel da florada do açaí possui altos teores de compostos antioxidantes

AGRICULTURA & PECUÁRIA26 minutos ago

Indústria lança primeiro arroz rastreado com tecnologia da Embrapa

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

A agropecuária é aliada ao combate a incêndios em áreas rurais e periurbanas

Segurança Pública1 hora ago

O Brasil tem um bom exército? Solidez no território, falhas na modernização, e outras observações sobre o Exército Brasileiro

CONCURSO E EMPREGO1 hora ago

Edital EEAR: o que você precisa estudar para ser aprovado no concurso da Aeronáutica com 194 vagas para nível médio?

Segurança Pública1 hora ago

Debandada das Forças Armadas não para e terá reflexos nas Forças Estaduais de Segurança

Segurança Pública1 hora ago

Brasil tem mais oficiais do que o necessário nas Forças Especiais do Exército, diz pesquisador do meio militar há mais de 50 anos: “Deve haver no máximo duas ou três”

Segurança Pública1 hora ago

Com 7 navios, 2 submarinos, 10 aeronaves e mais de 2.200 militares, Marinha dá início à Operação Aspirantex 2025

Segurança Pública1 hora ago

Marinha surpreende negativamente com baixíssima pontuação no Reclame Aqui: com 113 reclamações, algumas graves, força tem nota 3,7 em escala de 0 a 10

ESTADO2 horas ago

Paraíba avança em infraestrutura com investimentos milionários anunciados pelo governador João Azevêdo

ESTADO3 horas ago

Em diálogo com o ministro Wellington Dias, Pollyanna garante mais investimentos para o desenvolvimento humano da PB

CIDADE5 horas ago

Justiça Eleitoral DÁ PRAZO PARA PREFEITA DE BAYEUX SE DEFENDER EM AÇÃO QUE PODE RESULTAR NA SUA CASSAÇÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Educação que transforma: Santa Rita e a revolução silenciosa da Escola Cívico-Militar

Educação & Cultura7 horas ago

Núcleo de Arte e Cultura de Santa Rita abre inscrições para 2025 com ampla oferta de cursos

Politíca7 horas ago

Vereador Guga PET celebra anúncio do prefeito Cícero Lucena sobre criação da Secretaria Executiva da Causa Animal

Politíca7 horas ago

Estreante na CMJP, Fábio Lopes pretende fazer uma oposição propositiva

Politíca7 horas ago

Parlamentar comemora pavimentação de ruas na Zona Sul de João Pessoa

Politíca7 horas ago

Governador João Azevêdo atende pleitos de Jutay e vai pavimentar estradas em Marizópolis e Aroeiras

Politíca7 horas ago

Júnior Araújo celebra investimentos históricos para o Sertão no programa “Paraíba 2025-2026”

Nacional1 dia ago

Os ladrões da Seguridade Social

Nacional1 dia ago

O Governo Lula e o jogo sujo da verdade mentirosa: a guerra das informações no Brasil

Saúde1 dia ago

Demanda por vacinas foi 100% atendida na Paraíba

Politíca1 dia ago

Turismo, Saúde e defesa da criança e do adolescente são principais bandeiras do vereador Fábio Carneiro

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O raro “desfile” de planetas que poderá ser visto em 2025

Educação & Cultura1 dia ago

Quem foi José do Patrocínio, proclamador civil da República

Internacional1 dia ago

Alemanha defende alívio “inteligente” das sanções à Síria

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO7 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde7 dias ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA1 semana ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde1 semana ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA1 semana ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional4 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional4 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA4 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública4 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional1 mês ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br