Segurança Pública
Marinha surpreende negativamente com baixíssima pontuação no Reclame Aqui: com 113 reclamações, algumas graves, força tem nota 3,7 em escala de 0 a 10
Site Reclame Aqui repercute denúncias e reclamações contra a Marinha do Brasil
Entre as reclamações direcionadas à Marinha do Brasil no site Reclame Aqui, destacam-se queixas sobre atendimento ao público que participa de processos seletivos, problemas relacionados a inscrições para concursos, dificuldades na regularização de embarcações, relatos de visitantes deixados na chuva em eventos de visitação pública a navios e até denúncias de desleixo com pacientes em situação de risco de morte.
A força naval, atualmente comandada pelo Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, recentemente divulgou vídeo onde comparava o quotidiano dos militares com cenas de civis em atividades de recreação, o repercutiu negativamente na mídia.
As reclamações contra a Marinha no Reclame Aqui recebem uma resposta padrão
Diante do grande volume de reclamações e avaliações negativas recebidas no portal, a força optou por adotar uma resposta padrão para todas as queixas registradas. Embora essa medida demonstre certa preocupação com a preservação da imagem institucional, ela revela pouca atenção à resolução efetiva dos problemas apontados. A resposta, de forma genérica, apenas orienta os cidadãos a buscar esclarecimentos em outros canais, como a Controladoria-Geral da União (CGU).
“Resposta da empresa 10/01/2025 às 13:56 Prezado (a) cidadão(ã),
Inicialmente, agradecemos o seu contato e informamos que a Ouvidoria da Marinha do Brasil é o canal competente para recebimento e tratamento de reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios, com vistas à participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos, conforme Decreto n. 9.492/18. Dessa forma, sugerimos que a presente manifestação seja registrada no canal Fala.BR, pelo seguinte endereço eletrônico: https://falabr.cgu.gov.br
Este é o canal oficial para atender as demandas de ouvidoria dos Órgãos do Poder Executivo Federal.
Nesse canal, é possível localizar o Órgão CMAR (Comando da Marinha) para fazer o registro da sua solicitação e, assim, acompanhar o andamento da resposta, cujo o prazo é de até 30 dias, prorrogáveis por mais 30. Esclarecemos, ainda, que o site Reclame Aqui destina-se à solução de conflitos em relações de consumo (empresa x consumidor), que não é o mesmo tipo de relacionamento que a Marinha do Brasil possui com os cidadãos. Atenciosamente, Ouvidoria da Marinha do Brasil.”
A Marinha está melhor pontuada que o Exército Brasileiro no Reclame Aqui
Embora a abordagem usada não solucione de fato os problemas apontados, o fato de fornecer uma resposta padrão para todas as reclamações acabou contribuindo para que a Marinha obtivesse uma pontuação ligeiramente superior à do Exército Brasileiro, que registra 398 reclamações no site e nenhuma resposta direcionada aos cidadãos.